Início do inverno registra oscilações de temperatura 

Da Redação 

O inverno sempre foi conhecido como a estação mais fria do ano. Temperaturas baixas, geadas, nevascas e alteração da paisagem regional. Todas essas características estão no imaginário popular quando se pensa nesta época do ano. Porém, em 2024, algumas mudanças significativas — começaram em 2023, têm sido percebidas pela população, que nota uma temperatura mais alta do que o normal. 

A estação teve início no Brasil, oficialmente, no último dia 20. Desde lá, o que mais tem chamado a atenção são as alterações drásticas de temperatura durante o dia. O início do dia é marcado por frio, mas com o passar das horas, o calor predomina.

A expectativa é que essa oscilação entre as temperaturas continue nas próximas semanas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além das grandes variações de temperatura, o clima seco e as chuvas abaixo da média são características da estação para a região Sudeste. É comum que a umidade relativa do ar (URA)  no inverno fique baixa, em torno de 20% e 30%.

É comum que em toda mudança de estação o sistema imunológico seja afetado, o que provoca o aumento de resfriados, por exemplo. Porém, neste ano, essa oscilação tem causado consequências mais fortes em grande parte da população e tem afetado, principalmente, o sistema respiratório e a pele.

Alergias 

Variações na temperatura e na umidade do ar impactam significativamente pessoas com alergias e outros problemas respiratórios. Durante períodos de transição de estações e de oscilação entre calor e frio, é comum que os sinais alérgicos, como nariz escorrendo, entupimento nasal, espirros e coceiras nos olhos e nariz,  por exemplo, se agrave – o que torna as vias respiratórias mais vulneráveis e propensas a infecções.

Alergias na pele também se mostram constantes nesse período. As chamadas alergias cutâneas acontecem durante todo o ano, mas alguns pacientes podem perceber uma intensidade maior neste período. A dermatite atópica, por exemplo, doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele e leva ao aparecimento de lesões e coceira, piora com as mudanças de temperatura. Ela pode piorar nos dias frios por causa dos tecidos sintéticos que são usados. Além disso, pode piorar com o suor, o que pode causar irritação na pele.

Doenças respiratórias

É natural que no período de frio, pessoas com problemas respiratórios apresentem mais dificuldades, porém, toda a população está mais vulnerável à doença. 

— Em primeiro lugar, o clima frio leva as pessoas a passarem mais tempo em ambientes fechados e mal ventilados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam infecções respiratórias. Essa maior proximidade entre as pessoas aumenta a chance de transmissão de patógenos. Além disso, o ar frio e seco, comum no inverno, pode irritar as vias respiratórias e enfraquecer as defesas naturais do corpo — explica a pneumologista e broncoscopista, Bianca Fidelix.

As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19, que ainda não está totalmente controlada. Além dessas, doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente.

Além deste aumento natural de casos durante o período, causado por estes motivos citados,  a oscilação faz com que os problemas sejam intensificados neste ano. A chuva inferior à média também amplia as dificuldades, já que a qualidade do ar é afetada durante períodos sem chuva e aumenta a concentração de poluentes prejudiciais à saúde pulmonar e cardiovascular.

— A diminuição da umidade no ar também pode ressecar as mucosas, tornando-as mais suscetíveis a infecções — completou a médica. 

Outro motivo que causa a crescente dos casos é que, no cenário atual, de maior variação de temperatura, pode não existir tempo o suficiente para que a mucosa respiratória consiga se adaptar de forma adequada. 

Divinópolis

Temperaturas máximas próximas aos 30°C e mínimas de 12°C, essa é a previsão de Divinópolis para esta semana. Ou seja, temperaturas mais altas do que o normal para um inverno. 

Para esta quinta-feira, por exemplo, a cidade poderá registrar 29°C durante o dia. Pela manhã, período que o frio é mais intenso, a temperatura prevista é de 12°C. Sobre a umidade do ar, a tendência é que este dado aumente consideravelmente na semana e possa chegar a 90%.

Related posts

Metade da população brasileira apoia retorno do horário de verão 

Lei busca combater golpes contra idosos em Minas

Incêndio atinge MG-050 e concessionária cita riscos