Início » Para secretário de Segurança de Minas, descriminalização favorece o narcotráfico

Para secretário de Segurança de Minas, descriminalização favorece o narcotráfico

Em reunião do Assembleia Fiscaliza para prestação de contas, Rogério Greco comentou possíveis efeitos da recente decisão do STF na segurança pública.

by JORNAL AGORA
Foto: Luiz Santana

Da ALMG

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, foi à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na quinta-feira, 27 apresentar as ações desenvolvidas pela pasta, em reunião de Prestação de Contas do Governo, no âmbito do Assembleia Fiscaliza. No entanto, deputados e o próprio secretário não se limitaram a um olhar sobre o que já foi feito, preocupados com o que está por vir com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal.

O STF definiu a quantidade máxima de 40 gramas de maconha para diferenciar o usuário de traficantes. Para parlamentares e o secretário Rogério Greco, a medida vai contribuir com a criminalidade, que teria terreno livre para agir.

— O STF legalizou o tráfico de drogas — sentenciou o deputado Sargento Rodrigues (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG.

O secretário alertou que, cientes da quantidade permitida, traficantes vão portar as 40 gramas, o equivalente a cerca de 40 cigarros de maconha, para comercializá-las pelas ruas, enquanto mantêm longe do alcance das autoridades quantidades muito maiores da droga, para serem desovadas em levas que não infrinjam a legislação.

O deputado Bosco (Cidadania) ponderou o possível aumento do consumo da maconha, inclusive por jovens dentro de suas próprias casas. Não sendo mais crime, crianças e idosos seriam expostos a essa situação, de mãos atadas.

Também o deputado Antonio Carlos Arantes (PL) tratou como absurdo o entendimento do STF.

Outra decisão da Suprema Corte também foi repercutida pelos participantes da reunião, a de não permitir operações policiais nas comunidades cariocas durante a pandemia.

Segundo o secretário, o serviço de inteligência da polícia já identificou a presença de líderes do tráfico da Capital nas favelas do Rio de Janeiro, talvez pela “proteção” que teriam em relação às ações da polícia. Estaria em curso até mesmo uma parceria entre as facções dos dois estados.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00