Desburocratização para abrir novos negócios avança em Minas Gerais

Da Redação  

Os pequenos negócios enfrentam frequentemente desafios significativos devido ao excesso de burocracia. Essa questão não apenas dificulta a formalização e o licenciamento de empresas, especialmente aquelas de baixo e médio riscos, mas também impõe barreiras à geração de empregos e ao surgimento de novas oportunidades para os empreendedores. Consciente desses obstáculos, o Sebrae Minas tem articulado, junto  aos municípios, medidas para simplificar o processo de abertura de novos negócios.

Desenvolvimento

A iniciativa visa não apenas reduzir a carga burocrática, mas também promover um ambiente mais favorável para o desenvolvimento empresarial. 

— Dessa forma, não apenas se fomenta a economia local, mas também se fortalece o ecossistema empreendedor, proporcionando mais oportunidades de emprego e contribuindo para o dinamismo econômico da região — avalia o economista Leandro Maia. 

A eliminação de barreiras burocráticas não apenas agiliza o processo de formalização de negócios, mas também  estimula a inovação e abre caminho para que novos empreendedores possam prosperar. 

— Este esforço conjunto entre o Sebrae e os municípios é essencial para criar um ambiente de negócios mais favorável, onde as ideias podem se transformar em realidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável e equitativo da economia local — pontua o especialista. 

Suporte e consultoria

A iniciativa faz parte do programa Territórios Mais Atrativos, na frente de Liberdade Econômica, e conta com o projeto RedeSim + Livre, parceria com a Jucemg e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Entre janeiro e junho deste ano, o Sebrae Minas ofertou suporte e consultoria especializada para 187 municípios, sendo que 159 prefeituras já iniciaram o processo de automatização de licenciamento e formalização de empresas; e 28 já estão totalmente automatizadas.

Municípios 

Os municípios que já finalizaram a automatização são Araguari, Bandeira, Cabo Verde, Catuji, Córrego Novo, Couto de Magalhães de Minas, Curvelo, Faria Lemos, Formiga, Franciscópolis, Guanhães, Ipatinga, Itacarambi, Januária, Japonvar, Josenópolis, Lagoa da Prata, Malacacheta, Maria da Fé, Minas Novas, Paracatu, Patos de Minas, Pedra Dourada, Pirapora, Pratápolis, Rio Vermelho, São Joaquim de Bicas e São Tiago.

O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Rogério Corgosinho, destaca a importância do RedeSim como uma ferramenta essencial para simplificar o ambiente de negócios e desburocratizar o processo de abertura de empresas.

— A iniciativa visa automatizar consultas de viabilidade e licenças municipais, buscando tornar mais ágeis e eficientes os procedimentos necessários para empreendedores darem início às suas atividades — disse. 

Corgosinho explica que o Sebrae Minas colabora ativamente com o poder público municipal, oferecendo consultorias especializadas para implementar o RedeSim. 

— Essa parceria visa transformar os processos municipais, tornando-os mais automáticos e menos morosos, o que não apenas facilita a vida dos empresários, mas também torna as cidades mais atraentes para o empreendedorismo — analisa. 

O objetivo é promover um ambiente de negócios mais dinâmico e acessível, onde as empresas possam se estabelecer com mais facilidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, complementa Corgosinho. 

Programa

O Sebrae Minas atua em três grandes frentes de negócios: Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico abrange trabalhos para apoiar os municípios mineiros na construção de ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, fortaleçam os pequenos negócios, alavanquem a inovação, a geração de emprego e renda nos diferentes territórios do estado.

O programa Territórios Mais Atrativos tem o objetivo de apoiar gestores públicos e lideranças locais em todos os processos para tornar os municípios mais atraentes e amigáveis aos negócios por meio da melhoria do ambiente para empreender. Em 2024, o Sebrae Minas atuará em quatro temas prioritários para estimular o dinamismo econômico: Liberdade Econômica, Regularização Fundiária, Inovação na Gestão Pública e Atração de Investimento.

Related posts

Diretoria do Divinópolis Clube prepara novas atrações para setor de esportes

Tenistas brasileiras são convocadas para disputa do Billie Jean King Cup

Campeonato Amador de 2024 terá a presença de 16 equipes