As pessoas e as organizações falam muito sobre o feedback, acreditam que fazem e, na verdade, não tem a verdadeira cultura do feedback.
Para que você consiga construir uma cultura sólida de feedback em você e em sua organização, é preciso sair do falar e trazer para a prática, de uma forma diferente, reenquadrando as situações assertivamente para que o feedback passe a ser algo natural e incorporado no dia a dia.
Infelizmente, o ser humano tende a duvidar de sua própria competência, sendo esta uma das causas para a sua infelicidade. Exatamente por isso é que as pessoas precisam ser incentivadas a perguntar mais sobre aquilo que não têm clareza e sair dos “achismos” para gerar informações assertivas e adequadas para o seu desenvolvimento e crescimento, como pessoa e profissional.
E é por meio do feedback que se terá mais clareza e, consequentemente, melhora sobre a própria performance, crescendo 1% todos os dias e potencializando os resultados.
Ninguém é perfeito naquilo que faz e todas as pessoas têm fortalezas e fraquezas. É preciso ter a coragem de saber quais são os gaps a serem trabalhados.
Um exercício fundamental, simples, de extrema importância e que muitas vezes é ignorado é o de alinhar as expectativas com as partes envolvidas, e trazer clareza sobre o momento atual e sobre onde se deseja chegar, qual objetivo atingir. Quanto mais clareza e entendimento se obtiver em uma conversa, mais preparado você se torna para lidar com as possíveis adversidades.
Quando você não tem clareza de quais são os seus pontos de melhoria e nem procura saber quais são os seus pontos cegos, é possível que enfrente dificuldade quando as lacunas forem reveladas. Nesse momento, cuidado para não levar para o lado pessoal e se sentir ofendido.
Como tudo tem dois lados, quando o assunto é feedback, não é fácil fornecê-lo às pessoas de alta performance. Elas tendem a ocupar posições de poder. Mesmo assim, é necessário que visualizem seu desempenho através de lentes abrangentes para que consigam melhorar ainda mais sua performance, fazendo mudanças positivas imediatas.
Quando você fornece feedback no tempo adequado, o comportamento observado e seu impacto são tangíveis porque é possível apontar para uma ação específica, suas consequências, e mostrar como a mudança de comportamento pode levar a melhorias.
Por exemplo, logo após a reunião você diz:
“Percebi que você dispensou as colocações de Joana muito rapidamente e, depois disso, ela hesitou em oferecer sugestões para o resto da reunião. Pensando que precisamos da experiência dela neste projeto, especificamente, seria interessante considerar as ideias dela, para que contribua mais. O que pensa sobre isso?”
Nesse exemplo, você está trazendo imediatamente a pessoa para a reflexão do seu comportamento. E isso aumenta o impacto nos resultados de forma positiva.
Agora, independentemente da visão que qualquer pessoa tenha sobre o seu desempenho, há sempre uma lacuna entre a própria percepção e a percepção do outro. Portanto, é importante trazer honestidade quando se dá um feedback. Quando tiver alguma notícia difícil, entregue-a com honestidade.
Coragem é o que separa aqueles que fornecem feedback útil e produtivo daqueles que fornecem feedback insosso. Prefiro acreditar que a grande maioria das pessoas deseja um feedback honesto e verdadeiro, mesmo que doa, pois querem aprimorar e fazer bem seu trabalho.