Início » Vice-governador garante entrega do Hospital Regional no próximo ano

Vice-governador garante entrega do Hospital Regional no próximo ano

Unidade é uma das mais adiantadas, afirmou Mateus Simões

by JORNAL AGORA
Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG - Trabalhadores atuam desde o ano passado no hospital

Ígor Borges

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões (Novo) cumpriu agenda em Divinópolis no último sábado e visitou as obras do Hospital Regional. Durante a vistoria, garantiu a entrega da unidade no próximo ano.

As obras foram retomadas em 2023, depois de quase oito anos paralisadas. Mateus se mostrou satisfeito com a evolução e expressou otimismo quanto ao funcionamento do hospital.

Depois de concluída, a unidade hospitalar funcionará como hospital universitário, em parceria com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Visita

O Hospital Regional está com várias intervenções em andamento. Devido ao tempo de paralisação, houve a necessidade de atualizar o projeto em relação às normas vigentes.

— Esta unidade em Divinópolis é, junto com a de Teófilo Otoni, o nosso hospital mais adiantado. É uma satisfação ver que aqui a depredação foi menor do que observamos em outros hospitais durante a retomada, e isso garante essa velocidade. As obras dos hospitais regionais são muito importantes para o Governo de Minas, pois vão mudar a Saúde em todo o estado — disse.

Desde a sua retomada, no ano passado, o telhado do hospital foi revisado, assim como as esquadrias, os revestimentos de parede e os elevadores. Atualmente, a equipe pavimenta a área externa e coloca piso intertravado na área de estacionamento e vias de acesso interno.

Ele destacou ainda que as obras, se continuarem no mesmo ritmo, serão concluídas antes do prazo previsto. 

— O hospital de Divinópolis vai segurar a demanda de Saúde que vem do eixo MG-050 e da BR-262. E isso muda a Saúde aqui em Divinópolis e em toda região metropolitana, já que será capaz de desafogar a demanda que vai para a capital. Por isso, é bom ver que a obra está um pouco adiantada, considerando o cronograma que a gente tinha estabelecido, e temos a expectativa de ela seja concluída em 2025, um pouco antes do previsto — ressaltou.

Estrutura

O Hospital Regional de Divinópolis ampliará o número de leitos, inclusive de UTI, e dará acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade na região Oeste de Minas. De acordo com o Governo de Minas, a unidade atenderá mais de 1,3 milhão de pessoas. 

— Com quase 17 mil metros quadrados de área construída, a unidade contará com uma estrutura de 118 leitos para internação; 20 leitos para UTI adulto; dez leitos para UTI pediátrica; dez leitos para UTI neonatal; além de dez leitos para UCI convencional e cinco leitos para UCI canguru. Haverá também um pronto atendimento com 20 leitos para observação e 12 consultórios — ressalta o Estado. 

A unidade ainda terá: 

  • um bloco cirúrgico com oito salas para cirurgia; 
  • maternidade com três quartos de pré-parto, parto e pós-parto; 
  • quatro salas para parto cirúrgico; 
  • ambulatório com oito consultórios;
  • duas salas de tomografia; 
  • uma sala de ressonância magnética; 
  • uma de hemodinâmica; 
  • duas salas de mamografia;
  • uma de sala de raio-x;
  • uma sala de ultrassom; 
  • três salas de densitometria.

Entre as especialidades e serviços a serem disponibilizados estão obstetrícia clínica e obstetrícia cirúrgica, além de centro de parto normal (CPN) tipo II e gestação de alto risco (GAR) tipo II. Haverá ainda clínicas cirúrgicas, para procedimentos nas áreas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia; cirurgia plástica, cirurgia vascular e endovascular, além de procedimentos cirúrgicos na área de urologia.

Hospital universitário

O Hospital Regional atuará como hospital universitário em parceria com a UFSJ. Em maio, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a gestão da unidade será feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

De acordo com o Ministério da Educação, os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. 

— A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) — explicou a pasta.

Investimentos

Segundo o Governo de Minas, a finalização do hospital é viabilizada com recursos do Acordo Judicial de Reparação, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale S.A., sendo destinados cerca de R$ 40 milhões para a conclusão.

O acordo prevê quase R$ 1 bilhão para investimentos destinados às obras dos hospitais regionais. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00