Início » Autoridades destacam desafios da nova gestão da UPA Divinópolis

Autoridades destacam desafios da nova gestão da UPA Divinópolis

CIS-URG Oeste, que já administra o Samu, assumiu ontem o controle da unidade

by JORNAL AGORA
Foto: Matheus Augusto - Após período de transição, CIS-URG Oeste está à frente da UPA Divinópolis

Bruno Bueno

A UPA Divinópolis tem, oficialmente, uma nova gestão. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), que também administra o Samu, tomou frente da unidade na manhã de ontem. Autoridades destacaram os desafios da nova administração da UPA.

Mudanças

O presidente do CIS-URG Oeste, Donizete Chumbinho (PSDB), falou sobre o novo momento da UPA.

— O desafio é fazer bem feito, atender a demanda. A função da gestão é atender aquilo que está à frente. Nossa grande expectativa é que os atendimentos da UPA se tornem referência nacional, assim como o Samu — explicou.

O representante também afirmou que há um interesse do Ministério da Saúde em acompanhar o trabalho da UPA.

— A saúde é sobre preservar a vida e nós temos que sempre trabalhar para o melhor atendimento das pessoas — completou.

Samu

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, ressaltou que os membros do consórcio estão há 40 dias na unidade para entender o funcionamento.

— Temos diversos planos, como melhorias na estrutura física, aquisição de novos equipamentos, implementação de novas tecnologias e mudanças em contratos de prestação de serviço — afirmou.

Novos funcionários devem chegar à unidade.

— Também vamos lançar um processo seletivo transparente para formar uma equipe qualificada e unida, como a do Samu— disse.

Acreditação

Há o interesse da nova gestão em conseguir a acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA), método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

— É algo alcançado por poucas UPAs no Brasil — esclareceu o diretor técnico da UPA, Marco Antônio Expedito.

Para ele, o maior desafio é ser a entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

— Precisamos adequar a assistência com foco na humanização, para que o usuário chegue com a sensação de acolhimento — comentou. 

Prefeitura

A secretária de Saúde, Sheilla Salvino, ressaltou que, embora a gestão da UPA seja transferida para o CIS-URG, o Município não se exime da responsabilidade.

— O CIS-URG foi escolhido por ser um consórcio vocacionado à urgência e emergência e por ser reconhecido nacionalmente pela excelência administrativa — pontuou.

Ela também falou sobre o novo momento da unidade.

— Esperamos que essa experiência elimine os problemas administrativos que afetaram a UPA anteriormente, mantendo o foco na assistência — salienta.

História

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins foi inaugurada no dia 28 de março de 2014. Na época, a unidade era administrada pela Santa Casa de Formiga em parceria com a Prefeitura de Divinópolis. 

Em 2019, a UPA passou a ser administrada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS). A Prefeitura rescindiu o contrato em 2021, alegando irregularidades na prestação de contas pertinentes ao contrato firmado entre o instituto e o Município. A ação foi deflagrada após uma denúncia sobre a falta de medicamentos para sedação de pacientes com covid-19 na unidade. 

Um ano depois, a gestão foi repassada ao Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp).

Caos em 2024

Divinópolis viveu, em abril de 2024, outro caos na Saúde. O Ibrapp anunciou que a taxa de ocupação de leitos infantis ultrapassou 300%. Além disso, 21 crianças aguardavam vaga hospitalar e outras cinco estavam em observação. 

A situação se tornou ainda mais caótica quando Thallya Beatriz, de apenas quatro anos, morreu na UPA. A Prefeitura informou que ela teve um quadro convulsivo. No entanto, a família da menina contesta a versão. 

Os desdobramentos levaram a Prefeitura a mais uma rescisão. Em maio, a Prefeitura fez a proposta para o CIS-URG Oeste, que aceitou o desafio durante assembleia.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00