A história na cultura do aniversário 

Na edição passada, abordei as diversas formas de se comemorar aniversário no Brasil. Para minha grata surpresa, o assunto repercutiu e algumas pessoas me perguntaram mais sobre as formas diferentes que se comemoram o aniversário. Sendo assim, pesquisei mais a fundo e trouxe um pouco sobre o assunto na história da humanidade. 

A tradição de comemorar aniversários evoluiu ao longo dos tempos e varia bastante entre diferentes civilizações e épocas.

Civilizações Antigas

Egito Antigo

No Egito Antigo, os aniversários eram inicialmente celebrados apenas para os faraós. Acreditava-se que, ao serem coroados, os faraós se tornavam deuses, e o dia da coroação era mais significativo do que o dia do nascimento.

Grécia Antiga

Os gregos antigos celebravam os aniversários de seus deuses e deusas. Uma prática comum era fazer bolos de mel redondos para Artemis, a deusa da lua, com velas acesas para imitar o brilho da lua.

Roma Antiga

Os romanos foram uma das primeiras civilizações a comemorar aniversários de pessoas comuns. Homens romanos celebravam seus aniversários com festas e banquetes. As mulheres, no entanto, só começaram a celebrar aniversários após os 12 anos.

Comemorações ao longo do tempo

Idade Média

Durante a Idade Média, a Igreja Católica considerava a celebração de aniversários um ritual pagão. No entanto, os aniversários de santos (conhecidos como “dias de nome”) eram celebrados.

Renascimento e Século XVIII

A tradição de celebrar aniversários voltou a ganhar popularidade na Europa, especialmente entre a nobreza e a realeza. Presentes e festas tornaram-se mais comuns.

Modernidade

Século XIX

A celebração de aniversários se popularizou entre todas as classes sociais. O conceito de festas infantis começou a se firmar, com o famoso “Parabéns para Você” sendo composto no início do século XX.

Século XX e XXI

As comemorações de aniversário se tornaram universais, com diversos costumes dependendo da cultura e da região. Festas, bolos, velas e presentes são práticas comuns em muitos países ao redor do mundo.

Cada cultura tem suas particularidades, mas a essência da comemoração de aniversários, como uma celebração da vida e do nascimento, é um tema comum em muitas tradições.

E você, como festeja seu aniversário? Conte-me. 

Tem pauta para sobre alguma cultura? Envie para welbertonha@gmail.com

Welber Tonhá e Silva 

Imortal da Academia Divinopolitana de Letras, cadeira nº 09

Imortal da Academia de Letras e Artes Luso-Suiça em Genebra, cadeira nº C186

Membro da Academia Mineira de Belas Artes

Historiador, escritor, pesquisador, fotógrafo e fazedor cultural.

Instagram: @welbertonha

Related posts

A Cultura da escravidão na era moderna

A escravidão na Idade Média, uma cultura crue

A cultura da escravidão na Antiguidade