Comerciantes focam nas datas comemorativas do 2° semestre

Foto: Jorge Guimarães  - Comércio já se prepara para as próximas datas comemorativas

Jorge Guimarães

As datas comemorativas são grandes oportunidades para o varejo. A expectativa é pelo aumento significativo no volume de vendas, com chance de fidelizar clientes. No entanto, quem se antecipa e se organiza, tem a chance de se destacar em meio à concorrência. É o que muitos empresários já estão fazendo, visando o segundo semestre.

Datas

A primeira data importante do segundo semestre é o Dia dos Pais, celebrado no próximo mês. Essa é uma das datas mais aguardadas, pois representa uma oportunidade para impulsionar as vendas com produtos que agradam aos pais, desde vestuário e eletrônicos até itens de uso pessoal.

Logo em seguida, os empresários começam a se preparar para o Dia das Crianças. Nesse período, a demanda por brinquedos, roupas infantis e produtos eletrônicos voltados para o público jovem aumenta significativamente.

Ainda com o foco no segundo semestre, as estratégias de vendas são voltadas para a Black Friday e o Natal. A primeira, que acontece em novembro, é uma das datas mais importantes do calendário varejista, oferecendo grandes descontos e promoções que atraem um vasto número de consumidores. Por fim, o Natal fecha o ano com chave de ouro, sendo a época em que os consumidores estão dispostos a gastar mais em presentes para amigos e familiares.

— Portanto, para se destacar nessas datas comemorativas, é essencial que os empresários planejem suas estratégias com antecedência, invistam em marketing e garantam um estoque adequado para atender à demanda. A organização e a antecipação são chaves para aproveitar ao máximo essas oportunidades e superar a concorrência — avalia o economista Lázaro Ribeiro.

Prestadores de serviços

Quem também lucra com as datas são os prestadores de serviços, especialmente os restaurantes. Nessas ocasiões, os estabelecimentos costumam preparar cardápios especiais, atraindo clientes que desejam celebrar de maneira diferenciada.

— Assim, as datas comemorativas representam uma excelente oportunidade de lucro não só para o varejo, mas também para os prestadores de serviços. O comércio espera por boas vendas nas datas comemorativas, que basicamente incluem quase todos os segmentos. Essas datas são aguardadas com grande expectativa, pois representam uma oportunidade de aumentar significativamente o volume de vendas e fortalecer a relação com os clientes — pontua o economista.

Estratégias de vendas

Para atrair os consumidores, os empresários têm se desdobrado para traçar estratégias de vendas. Eles investem em campanhas publicitárias criativas, promoções exclusivas e experiências de compra diferenciadas para se destacar no mercado e conquistar a preferência dos clientes.

— Para garantir boas vendas nas datas comemorativas, os empresários precisam ser criativos e estratégicos. Eles devem conhecer bem seu público, oferecer promoções atrativas e proporcionar uma experiência de compra memorável. Dessa forma, conseguem se destacar em meio à concorrência e aproveitar ao máximo as oportunidades que essas datas oferecem — define Lázaro.

Com tudo pronto, basta esperar agosto chegar para começarem as mudanças de vitrines e seguir em frente com as estratégias já traçadas. 

— Como em anos anteriores já estamos com tudo esquematizado. Já efetuamos nossas compras para a transição do segundo semestre. Agora é só aguardar e colocar nossos planos em ação. E nossas expectativas são de ótimas vendas para o segundo semestre e, em especial, nas datas comemorativas — definiu o empresário do ramo calçadista, Júlio Célio Silva. 

Pesquisa

Para 65% dos comerciantes de Minas Gerais, as vendas do 2º semestre de 2024 serão superiores ao que foi registrado entre janeiro e junho, sob impacto do Natal e da Black Friday. O percentual consta em uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). O setor está em alta, sendo um dos responsáveis pela elevação do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024.

Conforme o levantamento, 38,3% dos lojistas afirmaram ter observado o mesmo volume de vendas obtido no primeiro semestre do ano passado, enquanto 26,7% tiveram aumento nos negócios. O estudo ainda mostra que 54,5% dos comerciantes afirmaram que as vendas no primeiro semestre alcançaram as expectativas.

O entusiasmo com as vendas até o final do ano está relacionado às datas comemorativas como o Natal e o Dia das Crianças, segundo a pesquisa da Fecomércio. No caso do Natal, 58,9% dos empresários consideram a data como positiva para o crescimento das vendas. Dias das Crianças e dos Pais, além da Black Friday, também foram citadas como impulsionadoras dos negócios.

— O cenário de otimismo no comércio mineiro reflete uma expectativa de crescimento contínuo no setor, com os empresários se preparando para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas datas comemorativas. A preparação e o planejamento estratégico são fundamentais para que o comércio alcance os resultados esperados e contribua de forma significativa para a economia local —  finaliza o economista.

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