Início » Divinópolis em alerta de baixa umidade do ar 

Divinópolis em alerta de baixa umidade do ar 

Frio e tempo seco marcam a previsão para os próximos dias

by JORNAL AGORA

Ígor Borges

A previsão do tempo aponta que Divinópolis pode registrar a menor temperatura do ano nos próximos dias. A expectativa é que os termômetros cheguem à marca de 8ºC. 

A mudança de temperatura impacta diretamente os moradores de rua e outras pessoas necessitadas. Por isso, a campanha do agasalho segue a todo vapor na cidade.

Um alerta sobre o tempo seco também foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a população deve ficar atenta aos cuidados.

Alerta

O Inmet colocou 439 cidades de Minas Gerais em alerta para tempo seco. Esses municípios podem ter umidade relativa do ar entre 20% e 30%, bem abaixo dos 50% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Diversas cidades da região Centro-Oeste de Minas, inclusive Divinópolis, estão presentes nesta listagem.

Tempo seco

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, níveis inferiores a 60% são impróprios para a saúde humana. Com isso, o risco de incêndio aumenta, e ocorre o agravamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma, e provocar sintomas como dores de cabeça e ressecamento dos olhos.

Segundo a Climatempo, a baixa umidade no ar é comum no inverno. Entretanto, o fenômeno El Niño deixou a atmosfera ainda mais quente e o ar mais seco no interior do país.

Em dias dia de baixa umidade relativa do ar, o Inmet faz algumas recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Campanha do agasalho

Em meio ao frio e ao tempo seco, a população menos favorecida e em situação de rua necessita de ajuda, para se proteger das condições climáticas. A Campanha do Agasalho 2024 começou em maio em Divinópolis. O tema deste ano é “Roupa no guarda-roupa, não aquece quem tem frio!”. As doações podem ser entregues em diversos pontos da cidade.

O que doar?

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a campanha busca doações de luvas, toucas, meias e cobertores para ajudar famílias necessitadas e pessoas em situação de rua no inverno.

Pontos de coleta

Confira a localização dos nove pontos de coleta divulgados pela Prefeitura:

  • CAC (av. Getúlio Vargas, 121, Centro);
  • Prefeitura (av. Paraná, 2.601, São José);
  • Cadastro Único (av. 1 de Junho, 75, Centro);
  • Cras Sudeste (rua José Afonso, 151, N.S. Graças;
  • Cras Sudoeste (rua Castro Alves, 2020, São José);
  • Cras Sudoeste 2 (rua Goiabeiras, 761, Jardinópolis);
  • Cras Nordeste (rua Rubi, 284, Niterói);
  • Cras Noroeste (rua Pedro Ferreira, 30, Padre Libério);
  • Creas (rua Sergipe, 179, Vila Belo Horizonte).

— As pessoas que receberão as doações serão selecionadas pela Secretaria de Assistência Social (Semas) — explicou a Prefeitura em Divinópolis. 

Previsão 

A temperatura mínima já cai para 10º C hoje. Já a umidade varia entre 39% e 91%. 

A previsão aponta que a mínima para amanhã é de 9° C e a máxima de 26° C. A umidade varia entre 39% e 87%. 

No domingo, a mínima é de 8° C e a máxima de 25° C. Não chove .

Na segunda a mínima é de 10° C e a máxima de 26° C. Também não há previsão de chuvas. O que se repete na terça-feira.

Mudanças

O frio previsto traz um cenário bem distinto do último mês. Em 2024, foi registrado o mês junho mais quente da história. O observatório europeu Copernicus (C3S) destaca que, em consequência, “a temperatura média global dos últimos 12 meses (julho de 2023 a junho de 2024) é a maior já registrada”.

— Isto é mais do que uma raridade estatística e evidencia uma mudança importante e contínua em nosso clima — declarou o diretor do observatório, Carlo Buontempo.

Outras mudanças climáticas foram causadas pelo calor intenso, como as chuvas incessantes que provocaram grandes inundações no Brasil (região Sul), China, Quênia, Afeganistão, Rússia e França.

No início de julho, o furacão Beryl devastou várias ilhas do Caribe e se tornou o primeiro furacão de categoria cinco no Atlântico mais precoce já registrado. 

— Ainda que esta série particular de extremos acabe em algum momento, nós estamos preparados para observar novos recordes sendo batidos à medida que o clima continua esquentando — disse Buontempo.

Os recordes de temperatura consecutivos coincidiram com o ‘El Niño’, um fenômeno natural cíclico de aquecimento da água no centro e leste do Oceano Pacífico tropical, o que contribui elevar a média da temperatura mundial. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00