Suplente de Zé Braz assume dia 1º de agosto

Fotos: Divulgação - Zé Braz morreu aos 45 anos; Deusdete Campos assume vaga na CâmaraFotos: Divulgação - Zé Braz morreu aos 45 anos; Deusdete Campos assume vaga na Câmara

Bruno Bueno

O suplente do vereador Zé Braz, vítima fatal de um acidente de moto no último fim de semana, vai assumir no dia 1º de agosto. A informação é da Presidência da Câmara de Divinópolis.

Deusdete Campos (PV) deve ser o nome oficializado pela Justiça Eleitoral como substituto. Ele e outras autoridades políticas lamentaram a morte do parlamentar. 

Posse

A assessoria do presidente do Legislativo, Israel da Farmácia (PP), confirmou que não haverá convocação de reunião extraordinária para a posse do suplente e a eleição de um novo secretário.

— No dia 1º de agosto, primeira reunião depois do recesso, haverá a posse do suplente e a escolha de um novo membro da Mesa Diretora — explicou.

Quem assume?

Zé Braz estava no PL, mas foi eleito pelo PV em 2020 com 1.871 votos. Seu primeiro suplente é Washington Moreira, que teve 1.092 votos. No entanto, o parlamentar deixou o partido no meio deste ano rumo ao Solidariedade em busca de uma vaga na Câmara para 2025.

O presidente do PV Divinópolis, vereador Rodyson do Zé Milton, afirma que a vaga pertence ao partido.

— A lei eleitoral é muito clara. O partido é dono da legenda, do mandato. Se eu quiser sair, eu perco o mandato. O Zé Braz foi eleito pelo PV —  explica.

Sendo assim, a vaga deve ser repassada ao segundo suplente – Deusdete Campos, que teve 1.061 votos em 2020.

Reviravolta?

Apoiadores de Washington afirmam que o político saiu do PV na janela partidária e, portanto, teria direito a vaga herdada por Zé Braz. Questionado, o presidente da sigla disse que isso só seria possível se Washington estivesse em mandato.

— O Zé Braz, por exemplo, saiu do PV e foi para o PL na janela partidária. No entanto, ele foi eleito pelo PV. O caso de Washington é diferente —  comenta Rodyson.

Deusdete Campos e Washington Moreira foram questionados pela reportagem, mas não comentaram o caso. 

Pronunciamento

Em nota, a Câmara Municipal comentou o caso. 

— Sobre as questões eleitorais relacionadas à vacância do seu cargo, a Justiça Eleitoral foi acionada pela Câmara para determinar quem será o suplente — explicou.

As pendências de Zé Braz estão sendo resolvidas internamente.

— O administrativo já está dando as tratativas necessárias para resolver demandas que estavam relacionadas ao vereador, como projetos de lei e comissões temáticas. Assim que tivermos novas informações, iremos comunicar oficialmente — pontua.

O acidente

Zé Braz morreu em um acidente de moto na madrugada do último domingo na região Central de Divinópolis. Ele perdeu o controle da direção e bateu em um canteiro que fica no meio da rua Goiás, depois da rua Piauí.

Conforme o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando a equipe chegou, o parlamentar já estava inconsciente e em parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram as manobras de ressuscitação até a chegada da Unidade de Suporte Avançado (USA). Contudo, ele não resistiu.

A suspeita é que o vereador tenha sofrido um mal súbito em cima da moto. No entanto, apenas a autópsia e a perícia podem confirmar essa versão dos fatos.

Repercussão

Diversas autoridades políticas lamentaram a morte de Zé Braz. O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), fez uma publicação em suas redes sociais.

— Sem chão, sem palavras…Descanse em paz, Zé — escreveu.

A vice-prefeita Janete Aparecida (Avante) falou sobre a trajetória do vereador.

— Zé Braz cativou a todos com seu sorriso sincero, jeito simples e honesto. Hoje, retorna ao pai. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Obrigada, Zé, por tudo que fez por nossa cidade — resumiu.

Israel da Farmácia era amigo pessoal de Zé e relatou sua tristeza com a partida.

— Me faltam palavras para descrever a dor que estou sentindo com sua partida, meu amigo. Não entendemos o porque Deus te levou tão cedo, mas você fará a alegria do céu e muita falta pra nós — acrescentou.

Deputados

Deputados de Divinópolis também se manifestaram. Lohanna França (PV) lembrou da integridade do vereador.

— Durante os meses que compartilhamos na Câmara Municipal de Divinópolis, tive a honra e o privilégio de trabalhar ao lado de uma pessoa de caráter exemplar, dedicação ímpar e um coração generoso — afirmou.

Eduardo Azevedo (PL) também se pronunciou.

— Deixa um legado que jamais será esquecido. Minhas condolências a toda a família. Obrigado por tudo, Zé — disse.

O deputado federal Domingos Sávio (PL) disse que Zé Braz era um homem íntegro, justo e trabalhador. 

— Enfermeiro por vocação e paixão, foi um grande combatente na área da saúde e um representante ímpar do homem do campo. Deixa o seu legado de muito trabalho, amor e carinho na política de Divinópolis. Que Deus o receba de braços abertos, meu amigo — afirmou.

Partidos se pronunciam

O PL, sigla de Zé Braz, lamentou o ocorrido em nota de pesar.

— Consternados com a notícia, o PL Minas, através do seu presidente Domingos Sávio e demais correligionários do vereador, expressa seu profundo pesar e sentimentos aos amigos e família do vereador Zé Braz, que deixa um legado de muito trabalho e respeito em Divinópolis — pontuou.

O PV, partido em que Zé foi eleito, lamentou o ocorrido.

— Nossos pensamentos estão com a família e os amigos do vereador Zé Braz neste momento difícil. Ele deixa um legado de serviço à comunidade — salientou.

Câmara e Prefeitura

A Prefeitura de Divinópolis decretou luto oficial de três dias.

— Neste momento de profunda dor e pesar, a Administração Municipal manifesta, aos familiares e amigos do vereador Zé Braz, as mais sinceras condolências pela partida. Que Deus possa confortar o coração de todos. Que seja lembrado pelo seu compromisso com a população de Divinópolis —  consta.

O Legislativo decretou cinco dias de luto e alçou bandeiras a meio mastro. 

— Que seu legado de serviço público e comprometimento com a nossa comunidade permaneça como inspiração para todos nós —  diz trecho da nota de pesar emitida pela Câmara.

O adeus

O velório de Zé Braz aconteceu no domingo na Escola Municipal Benjamim Constant, na Comunidade Buritis. Amigos, parentes e autoridades do município participaram da comovente cerimônia.

O sepultamento aconteceu no cemitério da região.

Trajetória

Zé Braz, natural de Divinópolis, tinha 45 anos e foi chefe do Conselho de Desenvolvimento por cinco anos. Completou o curso técnico em enfermagem em 2006 e atuou na área até 2009, quando iniciou sua graduação em enfermagem, finalizada em 2012, seguida por uma pós-graduação em 2015.

Desde 2010, Zé Braz era servidor público concursado na Prefeitura de Divinópolis, onde trabalhou em diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), incluindo a clínica São Bento Menni e a chefia de Regulação da Semusa. Ele foi reconhecido pela Câmara Municipal com quatro títulos, incluindo o de Profissional da Saúde em 2015 e 2019, além de Servidor Destaque e Moção Congratulatória em 2016.

Na Câmara Municipal, Zé Braz ocupava o cargo de 1° Secretário da Mesa Diretora e presidia a Comissão Permanente de Saúde.

Related posts

Mesmo sem biometria, quase 10 mil eleitores podem votar em Divinópolis

TSE proíbe “Bets Eleitorais” durante disputa em 2024

Denúncias eleitorais chegam a quase 40 registros em Divinópolis