Início » Divinópolis tem cinco casos suspeitos de febre maculosa 

Divinópolis tem cinco casos suspeitos de febre maculosa 

Parque da Ilha é fechado para período de desinfecção; previsão é de que o local seja reaberto em outubro

by JORNAL AGORA

Da Redação 

Com a chegada do clima seco, surgem preocupações importantes nos serviços de saúde pública de todo o país. Crescem os números de doenças respiratórias e alergias, por exemplo, e alguns parasitas entram em período de maior transmissão de doenças.

Este é o caso do causador da febre maculosa. Durante o período de baixa umidade, o ciclo do carrapato estrela, transmissor da doença, atinge as fases de larva e ninfa, que aumenta a incidência e o risco da transmissão da febre maculosa. Por isso, medidas preventivas têm sido realizadas em diversas cidades para diminuir e erradicar os casos.

Parque da Ilha

Em Divinópolis, uma das medidas tomadas foi o fechamento do Parque da Ilha para desinfecção. O local é um dos espaços com maior risco de transmissão da doença, principalmente pela presença das capivaras, que é um dos hospedeiros do carrapato estrela. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida (Avante), anunciou a interdição, que aconteceu na última sexta-feira, 19. 

— Estamos em um período de seca e já foram achados alguns carrapatos, que foram mandados para análise. Mas por segurança, já vamos desinfetar toda a região do Parque da Ilha para reabrir com toda a segurança para as famílias— explicou a vice-prefeita.

A previsão inicial é de que o parque seja reaberto em meados do mês de outubro, porém, esta data pode variar de acordo com o andamento do processo de desinfecção. 

Desinfecção

O primeiro passo tomado foi o chamado “arrastão”, que consiste no recolhimento dos carrapatos e depois, o envio deles para análise. Este serviço foi feito e foram constatados alguns carrapatos contaminados. Por isso, o parque foi fechado para uma desinfecção completa. 

No momento, as equipes de limpeza da Prefeitura estão trabalhando no espaço para a retirada de folhas e correção dos aceiros –  faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo. Este processo busca eliminar os carrapatos e não deixar que aconteça o contato deles com a população.

Casos

De acordo com a Prefeitura, o município tem cinco casos suspeitos de febre maculosa, que estão em investigação. Em todo o ano, outros nove casos também foram investigados, mas descartados. Além disso, nenhum óbito foi registrado.

Em 2023, Divinópolis teve quatro casos confirmados e uma morte por febre maculosa. 

A doença 

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma, que são conhecidos popularmente como carrapato estrela ou micuim. 

De acordo com o Ministério da Saúde, todo caso de febre maculosa é de notificação obrigatória às autoridades locais de saúde. A investigação epidemiológica deve ser iniciada em até 48 horas para a notificação e avaliação da necessidade de adoção de medidas de controle. 

A picada não é dolorosa, o que dificulta a percepção imediata da pessoa infectada. Além disso, nos estágios iniciais, pode ser confundida com outras doenças, como leptospirose, dengue, hepatite viral, meningite, sarampo, lúpus e pneumonia.

Sintomas 

Alguns dos sintomas da febre maculosa são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, e inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

Em alguns casos pode acontecer também a paralisia dos membros, que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Tratamento

O tratamento da doença está disponível no SUS e é feito a partir de um antibiótico específico. A demora no tratamento pode levar a pessoa à morte, então, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde logo nos primeiros sintomas. Pode ser realizada a internação da pessoa em determinadas situações. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00