Início » Partidos têm até dia 5 para definir candidatos

Partidos têm até dia 5 para definir candidatos

Prazo para registro termina no dia 15; Divinópolis deve ter apenas dois postulantes ao Executivo

by JORNAL AGORA

Da Redação

Os bastidores da política seguem a todo vapor com o início das convenções partidárias. O prazo para os partidos escolherem seus candidatos a prefeito, vice e vereador termina na próxima segunda-feira, 5. Em Divinópolis, os anúncios da semana devem confirmar que o cenário deve ser mesmo de dualidade na briga pelo Executivo. 

Com a decisão de Galileu Machado (PRD) de tentar uma cadeira no Legislativo e da retirada da pré-candidatura de Cleitinho, apenas duas chapas estão formadas. Gleidson Azevedo (Novo) tentará sua reeleição ao lado de Janete (Avante), enquanto Laiz (PSD), terceira colocada no último pleito municipal, caminha com o pré-candidato a vice, o vereador Ademir Silva (MDB). Os demais partidos já sinalizaram apoio a uma das chapas ou não expressaram intenção de lançar candidaturas próprias. 

Nomes divulgados

A semana começou com a convenção da federação do PSDB e Cidadania. Na oportunidade, Ademir Silva teve sua indicação confirmada para pré-candidato a vice-prefeito. Já os pré-candidatos a vereador são: 

Fernanda Brandão 

Kadu Mussolini 

Claudiney 

Antônio Geraldo 

Silvio da Silva

Neivane Rocha

Amarildo Martins

Aparecida Sueli Silva Moura 

Divino Salvador Rodrigues 

Josafá Anderson de Oliveira  

José Antônio da Silva

José Reinaldo Guimarães

Jussara Aparecida Rodrigues  de Oliveira  

Pedro Henrique de Souza Breves

Robson José Maia

Soraya Augusta do Rosário  Marques

Confira as próximas convenções: 

Federação PT, PV e PC do B: 28 de julho, das 8h às 13h, na Câmara; 

Novo: 4 de agosto, às 10h, na avenida JK, 90 – Centro;

Avante: 4 de agosto, às 10h30, na avenida JK, 90 – Centro;

Progressistas: 4 de agosto, às 11h, na avenida JK, 90 – Centro; 

Republicanos: 4 de agosto, às 11h30, na avenida JK, 90 – Centro; 

Agir: 4 de agosto, às 12h, na avenida JK, 90 – Centro. 

O partido União Brasil já realizou sua convenção, no entanto optou pela não divulgação dos nomes até o registro oficial junto à Justiça Eleitoral.

Apoios

A chapa de Laiz e Ademir conta com o apoio do PDT, PRD e Rede, PV, PCdoB e Cidadania. Além do Novo e do Avante, partido dos pré-candidatos da chapa de Gleidson, o atual mandatário deve contar com o apoio do PL, União Brasil, Agir e Novo. 

Datas

Os candidatos serão confirmados oficialmente apenas durante as convenções partidárias, a serem realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto. 

— Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral — informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A propaganda eleitoral começa no dia seguinte. 

— Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa — alerta o TSE. 

Consulta

As candidaturas podem ser consultadas no DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o início da manhã de quarta-feira, o sistema já havia recebido 1.640 pedidos para registro de candidatura: 66 de prefeitos, 66 de vice-prefeitos e 1.508 referentes a vereadores. Ainda não há registros de Divinópolis. 

— Com base nesse número, a legenda e a federação deverão preencher a proporção de no mínimo 30% e no máximo 70% com candidaturas de cada sexo — reforça o TSE. 

Voto em trânsito

Dentre as regras, a impossibilidade do voto em trânsito.

— Ao contrário das eleições para presidente da República e governador, não há a possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais. Portanto, quem não estiver no seu domicílio eleitoral (lugar onde mora ou tem vínculos) e não puder votar deverá justificar a ausência no dia da votação — informou.

Justificar

A justificativa deve ser apresentada, preferencialmente, pelo e-Título, o aplicativo da Justiça Eleitoral. No dia da eleição, também é possível imprimir o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF) e entregá-lo preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas pelos tribunais regionais eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

— Quem não apresentar a justificativa no dia da votação poderá justificar a ausência até 60 dias após cada turno. Além do e-Título, é possível realizar o procedimento pelo Sistema Justifica, no Portal do TSE. Outra opção é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo pelos Correios à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Mas atenção: esse requerimento é diferente daquele preenchido no dia da eleição — acrescenta. 

Após ser aceita, a justificativa será registrada no histórico do título do eleitor. Se for indeferida, será necessário quitar o débito com a Justiça Eleitoral. O histórico de justificativas eleitorais, com a respectiva eleição em que a eleitora ou o eleitor se ausentou, pode ser consultado no aplicativo e-Título.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00