Prefeitura nomeia comissão para apurar acidente com van escolar

Bruno Bueno

A Prefeitura de Divinópolis nomeou nesta semana os membros da Comissão Processante para apurar o acidente com a van escolar, ocorrido no último dia 16, no bairro Niterói. 

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) conta com três membros da Secretaria de Trânsito.

Acidente

O veículo perdeu o freio, atingiu carros e tombou na rua do Alumínio. Não houve vítimas fatais, mas oito pessoas ficaram feridas, incluindo sete crianças que estavam no veículo e um motociclista atingido enquanto trafegava pela avenida Magalhães Pinto.

A van, segundo informações da autoridades, transportava seis passageiros a mais que sua capacidade. Ao todo, 22 crianças e a motorista estavam no veículo, que tinha lotação máxima para 16 passageiros. A Prefeitura informou que o veículo estava com a documentação em dia. 

Processo

O PAD nomeou membros da Comissão Processante para apurar o acidente. A portaria foi  assinada pelo secretário de Trânsito, Lucas Estevam.

O diretor de Trânsito, Victor Rodrigo de Sousa Moreira, é o presidente da Comissão. Os fiscais de transportes Marisa Reis Sena e Leandro Coelho Araújo também fazem parte.

Instrução

A Comissão, segundo a portaria, deve  instruir e conduzir o processo administrativo, promover investigações e diligências necessárias.

— Exercendo suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo imprescindível à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da Administração Pública Municipal — pontua.

Além disso, eles devem requisitar documentos e informações necessárias ao pleno esclarecimento dos fatos e emitir o relatório final. A investigação deve ser concluída em 60 dias, mas pode ser prorrogada por motivo justificável.

Fiscalização

Ao Agora, o Executivo informou que a van particular envolvida no sinistro estava com a documentação na Secretaria de Trânsito (Settrans) em dia, com o vencimento próximo ao dia 31 de julho. 

— Vale destacar que, neste mês, está sendo realizada a renovação semestral da documentação exigida em transportes escolares. No processo de renovação é feito novamente a vistoria, a fim de garantir a integridade do veículo — destacou a Prefeitura.

Lucas Estevam também falou sobre o ocorrido.

— Eu quero ressaltar que a Settrans faz a fiscalização diariamente de 10 portas de escolas alternadamente. A gente fiscaliza as vans e o transporte dos pais, principalmente aqueles clandestinos. Então não há o que se dizer, nós fazemos a fiscalização, sim — explicou.

Nota dos profissionais 

A Categoria dos Profissionais do Transporte Escolar de Divinópolis emitiu uma nota em relação ao ocorrido. 

— Reforçamos o compromisso de sempre nos manter vigilantes no que tange a segurança no transporte escolar, como sempre ocorreu — comunicou a classe. 

A categoria também destacou que a motorista envolvida no acidente estava com as vistorias, taxas e tributos em dia. 

— De fato houve uma falha que deverá ser apurada através da perícia técnica profissional e, só após desta, poderemos chegar a um ponto para que, assim, possamos tomar as devidas providências sobre o acidente ocorrido na tarde de ontem — acrescenta.

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas