Eleições 2024

Pelo andar da carruagem, a disputa pelo cargo de mandatário-mor ficará entre Laís Soares (PSD) e Gleidson Azevedo (Novo) que buscará a reeleição. Os dois candidatos representam claramente os lados opostos da política ideológica, sendo  Gleidson representante da direita e Lais, da esquerda, embora esta tenha afirmado na convenção do PSD realizada no dia 29/07/2024 na Câmara Municipal que  a confirmou como candidata às eleições municipais,   trata-se de “Uma campanha diversa com jovens, idosos, com pessoas de diferentes ideologias. Construímos uma frente ampla, então, temos pessoas da direita, da esquerda, do centro. Todos conosco buscando novas soluções e inovações.” Então, tá!

Partido dos Trabalhadores

Define-se como partido de esquerda, se silencia ante às atrocidades de seus amigos Nicholas Maduro na Venezuela, inclusive emitiu uma nota com os seguintes dizeres: ‘Eleição pacífica, democrática e soberana’. A líder do grupo, María Corina Machado, disse que a oposição “tem 73% das atas”. “Com as atas que faltam, ainda que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) desse 100% dos votos para Maduro, não chegam perto do Edmundo com o que já temos”, declarou. María afirmou que as atas serão disponibilizadas para todos os venezuelanos acessarem. No comunicado, o partido chamou a atenção para a necessidade de que Maduro “continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”. Na manhã de terça-feira começaram as prisões de líderes da oposição. Esta coluna informa ao PT que o “diálogo” já começou. 

PSDB

Trata-se de um partido de ideologia política de centro-esquerda,  que  tem uma trajetória brilhante no cenário político tanto municipal, quanto estadual e federal, mas ao apoiar o PT nas eleições gerais que fez com que Domingos Sávio (PL) deixasse a sigla após 34 anos no ninho tucano.  Com o triste ocorrido com Eduardo Print Júnior, grande esperança do partido para 2024 com grandes chances de ser candidato a prefeito e que já havia recebido uma rasteira de Lais Soares quando esta lhe puxou o tapete na época que ambos eram do Solidariedade.  Com a injustiça sofrida pelo edil afastado, a  esperança do partido é o vereador Ademir Silva que ao aceitar ser vice de Laís Soares também parece ter se esquecido dos próprios ideais. Lamentável! 

PV

Partido da deputada estadual Lohanna França e do vereador Rodyson do Zé Milton, trata-se de um partido político brasileiro de centro-esquerda fundado em 1986 e registrado oficialmente em 1993.  Nas eleições gerais, ao apoiar Lula  afirmou que “O meio ambiente será bem tratado. Iremos enfrentar as questões que hoje desmoralizam o Brasil no mundo, o desmatamento, as queimadas, a violência e a descriminação (sic)”. Apesar do discurso, se silencia diante do aumento das queimadas,  do desmatamento, da criminalidade, mas claro, logo nos primeiros dias do governo foi cobrar os cargos prometidos pelo apoio. Bateu uma ciumeira porque outras siglas já haviam sido contempladas com cargos no primeiro e no segundo escalão e isso nos primeiros dias de governo. Não existe almoço grátis, cara Laís!

PCdoB

De ideologia centro-esquerda, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo. Lenin foi o responsável pelo Terror Vermelho que foi uma campanha de prisões e execuções em massa levada a cabo pelo governo liderado por Lenin contra os chamados inimigos do povo que é o nome que esquerdista dá a quem não concorda com suas falácias.  O número de mortos pode chegar a mais de 1,3 milhão de opositores, as a soma em todo o mundo chega a mais de 100 milhões de pessoas. Mas isso é coisa do século passado! Nada mudou! Simples assim! O silêncio em relação ao autoritarismo de Nicholas Maduro na Venezuela e Daniel Ortega  na Nicarágua que agem da mesma forma é atualíssimo. Ah, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) apóia Kim Jong Um, ditador sanguinário da República Popular Democrática da Coreia. Até hoje esta colunista não entende como Rominho Duarte é comunista, sendo inclusive presidente da sigla na cidade. Sua história de vida não coaduna com o que esse partido realmente defende pelo mundo afora. Aliás, há outros nomes filiados ao partido que sentem vergonha de assumir sua filiação e na convenção realizada na segunda-feira se escondeu para não sair na foto.  

Cidadania

Partido que se diz de comunista a liberal progressista, nasceu em 1992 como Partido Popular Socialista (PPS). Pode-se dizer que é somente mais uma mudança de nome do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, em seu X Congresso, optou pela alteração da sigla para PPS. Segundo seus líderes,  o contexto internacional, marcado pelo fim da União Soviética e da Guerra Fria, levou à revisão de ideias e práticas que haviam se tornado obsoletas. Então tá!

Rede

O partido se define como esquerda socialista. Fundado por Marina Silva que também é uma das fundadoras do PSOL. Embora sua fundadora defina que se trata de uma sigla que se autodefine como “humanista e ambientalista”, assim como seu parceiro PV, também se silencia diante do que vem ocorrendo ao meio ambiente no Brasil. Vale lembrar que Marina Silva disse em entrevista que  ‘Lula está sendo punido por graves crimes de corrupção’, porém, o apoiou nas eleições passadas e ganhou o ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. É preciso lembrar que não existe almoço grátis? 

PDT

De ideologia centro-esquerda e esquerda, tem entre seus grandes nomes Leonel Brizola, sendo um partido alinhado às ideologias trabalhista, socialista democrática e social-democrata. Nasceu da ideia de renascer o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fundado em 1945 por Getúlio Vargas e que chegou a ser presidido por João Goulart. Cabe frisar que o PTB, atual PRD, é fruto da divisão do referido partido.

PRD

Partido do ex-prefeito Galileu Teixeira Machado (após décadas no MDB) e do vereador Flávio Marra. Trata-se da fusão entre o  Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriotas  (antigo Partido Ecológico Nacional-PEN). O PTB de origem esquerdista e o Patriotas de origem de direita se fundiram.  É isso mesmo! Embora com bandeiras antagônicas, tornaram-se um só partido. Mas não pelo Brasil, mas sim porque em 2022 tanto o Patriotas quanto o PTB não atingiram a cláusula de barreira e deixariam de ter acesso aos recursos do fundo partidário e não teriam direito à propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio. Resumindo, a fusão foi pensando unicamente no fundo partidário e poder, nada mais.

Segundo o portal Wikipedia, a ideologia é de direita a extrema-direita e vale lembrar que há filiados que se identificam com o integralismo, de extrema-direita. Pergunta para Flávio Marra: o que você está fazendo aí?

Resumindo

Esses partidos falam em progresso, em desenvolvimento, em liberdade, em democracia, mas apoiam ditadores e nenhum país onde chegaram ao poder, o povo conheceu senão fome, miséria,  prisões ilegais e  mortes  a quem ousou pensar diferente. Países  outrora desenvolvidos, hoje estão abaixo da linha da pobreza graças aos ideais partidários acima. O que eleições municipais têm a ver com isso? Tudo, pois começa nos municípios, afinal o convencimento ocorre  na intimidade da sala de visitas, da cozinha e vai criando forças  nas bases e quando se vê, tomou conta de toda uma nação.  Vai correr para onde? Vai se amparar onde? Voto não tem preço, tem consequências! A conta vai para todos, sem exceção!

Related posts

Petrobras 

Domingos Sávio

Os meses e as cores