Brasil enfrenta a França sábado nas quartas de final do futebol feminino

Foto: Divulgação / CBF - Seleção brasileira de futebol venceu apenas um jogo na fase de grupos

José Carlos de Oliveira

A seleção brasileira de futebol está nas quartas de final dos jogos olímpicos de Paris. Mesmo tendo vencido apenas um jogo – 1 a 0 na Nigéria – e perdendo as outras duas partidas, o Brasil avançou de fase como um dos terceiros melhores colocados, dos três grupos, e agora medirá forças com a França, que passou de fase como a primeira colocada do grupo A, com duas vitórias e uma derrot

Para seguir nos jogos de Paris, precisou da ajuda de rivais. A seleção só se classificou para a próxima fase graças aos Estados Unidos e a Alemanha. Mesmo com a terceira colocação do Grupo C, o escrete nacional acabou beneficiado pela vitória das americanas sobre a Austrália, por 2 a 1, e pela goleada das alemãs sobre a Zâmbia, por 4 a 1. Com esses resultados, o Brasil ficou com um dos melhores terceiros colocados e avançou para as quartas de final do torneio olímpico.

Despedida de Marta?

A expulsão nos minutos finais do primeiro tempo na derrota do Brasil em 2 a 0 para a Espanha, pode ter um preço ainda mais alto para a camisa 10, Marta, antecipando seu adeus à seleção brasileira. Mesmo com o Brasil classificado para as quartas de final graças a uma combinação de resultados, a craque da seleção terá que cumprir suspensão automática.

E mesmo que o Brasil vença as francesas, ela corre sério risco de não poder jogar uma possível semifinal. Ainda será julgada e pela violência do lance corre o risco de pegar um gancho de mais um jogo, só devendo ser liberada para uma possível final olímpica.

No lance de sua expulsão, mesmo sem querer, Marta acertou a cabeça de Olga Carmona, recebendo o vermelho direto.

Quartas de final 

Após a rodada completa de quarta-feira ficaram definidos todos os duelos das quartas de final, com todas as partidas acontecendo no sábado, 3. E a seleção feminina brasileira terá pela frente uma conhecida adversária, contra quem não se deu bem nos últimos duelos entre elas, a França. Na Copa do Mundo de 2019, as francesas eliminaram as brasileiras nas oitavas de final, e no último Mundial, em 2023, na fase de grupos, as europeias levaram a melhor outra vez.

Até o final

Com os confrontos das quartas de final já conhecidos, também toda a agenda do futebol feminino já está definida, até a sua grande final, no dia 10, no Parque dos Príncipes, em Paris. Confira a programação até a final:

Quartas de final – Sábado, 3 de agosto

10h – Estados Unidos x Japão, no Parque dos Príncipes (Paris) 

12h – Espanha x Colômbia, em Lyon 

14h – Canadá x Alemanha, no Velódrome (Marselha) 

16h – França x Brasil, no La Beaujoire (Nantes) 

Semifinais – Terça-feira, 6 de agosto

13h – Estados Unidos / Japão x Canadá / Alemanha, em Lyon 

16h – Espanha / Colômbia x França / Brasil, no Velódrome (Marselha) 

  • A decisão do bronze será na sexta-feira, 9 de agosto, em Lyon, às 10h (de Brasília).
  • A grande final do futebol feminino nas Olimpíadas acontece no dia 10 de agosto, às 12h (de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris. 

Related posts

Finalistas da Copa Divinópolis serão conhecidos no sábado

Guarani estreia no octogonal da base contra o Formiga, no dia 29

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro