Torne-se o líder que você deseja ter

No mundo corporativo, estamos sempre falando sobre liderança e das características que se espera do líder: que seja inspirador, que tenha capacidade de motivar, de agregar um grupo heterogêneo em torno de uma ideia comum. O líder também precisa ser excelente comunicador e não se deixar intimidar por metas ambiciosas que a organização coloca para ele.

Nada disto é novidade e há inúmeros artigos sobre o tema. Entretanto, se perguntou como alguém consegue reunir todas estas qualidades? Será questão de inteligência privilegiada ou habilidades que não estão ao alcance de todos?

Os líderes não nascem liderando; eles desenvolvem esta capacidade que se aperfeiçoa à medida em que evoluem no autoconhecimento por meio de entendimento sobre os significados que o inconsciente atribui ao mundo que os rodeia.

Desta forma, quanto mais o líder se apropria do que pensa, fala e sente, mais poderá melhorar os próprios resultados e performance, pois saberá para onde direcionar potenciais. O líder mais consciente de si assume a direção e sabe os motivos de fazer o que faz. Através de suas ações convictas ele se torna exemplo, pois sua motivação é genuína e transparente.

Ser líder não é somente dom ou habilidade. Se trata de um processo de melhoria contínua, diária a partir de atitudes que precisam ser lapidadas no processo do seu desenvolvimento:

– Entendendo o estilo de liderança – autoconhecimento a partir da identificação sobre quais são suas fortalezas e, também identificação de pontos fracos para serem desenvolvidos. A partir daí é possível melhorar habilidades de liderança;

– Trazer mais clareza para a situação e encorajar a própria criatividade na busca de solução para os problemas ajuda a atingir metas com mais facilidade;

– Trabalhar em si as qualidades que se deseja ver nos membros da equipe é uma forma de motivar as pessoas envolvidas, pois demonstra o seu comprometimento com o próprio desenvolvimento;

– Saber escutar e manter-se presente no momento da conversa é essencial para criar um relacionamento de confiança;

– Ter atitude positiva é fundamental para encarar desafios, pois ajudará a buscar a solução para os problemas de forma mais assertiva e com persistência;

– Buscar feedback, sempre é de extrema importância.

Escutamos muito as pessoas dizerem que gostariam de receber feedback – mesmo que negativo – desde que seja construtivo. Entretanto, muitas vezes os líderes não gostam de dar este feedback e quem solicitou também não o recebe bem. Falta coragem de lado a lado.

Pesquisas da Universidade da Califórnia mostraram que o líder teme ser interpretado como portador de feedback negativo; como aquele que vê defeitos. Entretanto, sem feedback adequado, é praticamente impossível se desenvolver e crescer. Em uma de suas palestras no TED Talk Education, Bill Gates foi enfático ao apontar o valor do feedback e usar os professores como exemplo: por exercerem o trabalho de ensinar, precisam de feedback. Saber o que fizeram de melhor, onde foram excelentes, seus diferenciais. 

Dar e receber feedback é atuar para melhorar como líder e como pessoa. Por meio do feedback é possível fazer um diagnóstico de áreas de melhoria e identificar ferramentas para percorrer este caminho com sucesso. 

Quer se tornar o líder que você deseja ter? Comece então, se desenvolvendo e, uma excelente ferramenta para te impulsionar é a aplicação do feedback no seu dia a dia.

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