Início » Pede ou fica com medo?

Pede ou fica com medo?

by JORNAL AGORA

Como já esperado, boa parte do Brasil, incluindo Minas Gerais, está enfrentando o período de estiagem. Com isso, automaticamente vem os pedidos de chuva. Todos estão ansiosos para que as primeiras gotas de água caiam do céu. Mas, esse desejo gritante pode vir de encontro a um dado preocupante. O Brasil já contabiliza 5.008 mortes por dengue em 2024. O número é mais de quatro vezes superior ao registrado ao longo de todo o ano passado. Em 2023, notificaram 1.179 óbitos pela doença. Há ainda 2.137 mortes em investigação por dengue.   O fato é que o período chuvoso vem com o povo rezando ou não. Porém, perante estes números, a gente não sabe se pede por essas águas ou fica com medo, pois esses dados alarmantes são o resultado da junção: período chuvoso + calor + população irresponsável. Afinal, entra ano e saino, e o cenário é o mesmo. Conscientização por todos os lados, os governos implorando para que o povo elimine os focos do mosquito aedes aegypti, os hospitais e UPA’s lotados Brasil afora, multas por quintais sujos, agora, vacinação, mas nada, absolutamente nada é capaz de fazer com que a população “caia a ficha” e tome as providências necessárias para evitar que este caos afete o país mais uma vez. 

A verdade é que dá medo dessa aproximação do período chuvoso, apesar de saber que ele é extremamente necessário, pois a única certeza que se tem é que com ele vêm as notícias não só dos casos de dengue, zika e chikungunya, como também os alagamentos, as enchentes, os deslizamentos, e das vidas perdidas por causa desse outro cenário que também é imposto pela junção citada acima. E, é aí que o povo se depara mais uma vez com a pergunta: a gente pede pela chuva ou tem medo da chegada dela? Difícil decidir, pois ao mesmo tempo em que ela é extremamente necessária, todos sabem que existem consequências terríveis. Tudo isso leva a outro questionamento: até quando parte da população vai se comportar como se não tivesse qualquer responsabilidade sobre isso? Até quando o povo vai se isentar completamente de suas obrigações e impor cenários de caos, onde inocentes chegam até mesmo a pagar com a vida? Mesmo em período de estiagem a reflexão se faz necessária, pois essa conta chega quer o povo queira quer não, e ela é bem “salgada”. Justamente por isso que o alerta, por mais que muitas vezes não funcione, deve ser feito repetidas vezes. Vai que uma hora o povo acorda e se enxerga nessa situação onde uma pequena mudança de postura pode fazer a diferença?

É preciso falar também que apesar da baixa adesão da vacina contra a dengue, até que o povo se conscientize sobre a sua importância, e que ela chegue para todos, é primordial enxergar que este cenário está na verdade na mão da população. E, que insistir em tentar sobrepor opinião a fatos só faz com que tudo piore, e a conta chegue cada vez mais “salgada”. Talvez o povo nunca tenha em suas mãos a oportunidade de mudar o futuro como agora. Já se tornando consciente de sua responsabilidade e de seus atos para mudá-lo. Vidas podem ser salvas desde agora, basta querer.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00