Boletim escolar digital vai atender 300 mil alunos em Minas

Da Redação

Uma iniciativa do Governo de Minas pretende modernizar o acompanhamento das notas na rede estadual de ensino. Cerca de 300 mil alunos e responsáveis vão acessar a frequência e notas pelo celular. O anúncio foi feito ontem pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

Inicialmente, cerca de 500 escolas e 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vão ter acesso à funcionalidade. Divinópolis e outras cidades do Centro-Oeste ainda não serão contempladas.

Detalhes

A ação é desenvolvida por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG).

A funcionalidade estará disponível no aplicativo MG App ou no portal cidadao.mg.gov.br.

Sistema

O sistema permitirá que estudantes e responsáveis consultem notas e frequências bimestrais de forma ágil e prática.

— Hoje, nós estamos dando um passo muito importante na educação. Com o Boletim Escolar Digital, os pais terão acesso às notas dos filhos, que serão atualizadas bimestralmente e poderão acompanhar o desempenho dos estudantes — disse o governador.

Zema ainda deu detalhes sobre o processo.

— O recurso cria mais proximidade, um acompanhamento melhor, e tudo isso será disponibilizado em uma plataforma que milhões de mineiros já usam, que é o MG App — ressaltou.

Comodidade

A expectativa é que o serviço traga mais comodidade aos pais e responsáveis. É o que explica o secretário Igor de Alvarenga.

— O responsável pelo aluno vai poder acompanhar a rotina, a frequência, as notas. Tudo isso é fundamental para que consigamos nos envolver ainda mais e melhorar a qualidade do ensino — disse.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, também presente no lançamento, também falou sobre o sistema.

— É muito importante trabalhar cada vez mais na ampliação de serviços públicos ao alcance da mão do cidadão. Esse é nosso foco: que consigamos, via MG App e Portal Cidadão, fazer com que todo mundo se aproxime dos serviços. O Boletim Escolar Digital vai nessa linha. Os pais estarão juntos e atentos ao desenvolvimento dos filhos na escola — enfatizou.

Acompanhamento

O acompanhamento escolar ficará disponível para instituições pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, contemplando aproximadamente 300 mil estudantes.

As 39 cidades contempladas por enquanto são: Barão de Cocais; Belo Horizonte; Belo Vale; Betim; Bom Jesus Do Amparo; Bonfim; Brumadinho; Caeté; Catas Altas; Confins; Contagem; Crucilândia; Esmeraldas; Ibirité, Igarapé; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Moeda; Morro Do Pilar; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Piedade dos Gerais; Raposos; Ribeirão Das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Bárbara; Santa Luzia; Santana do Riacho; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Taquaraçu de Minas; e Vespasiano.

— O objetivo, neste momento, é coletar considerações dos usuários e realizar ajustes necessários para garantir que, no início do ano letivo de 2025, a funcionalidade esteja disponível nas mais de 3,4 mil escolas da rede estadual de Minas Gerais — informou o Estado em nota.

Projeto

O desenvolvimento do Boletim Escolar Digital foi iniciado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg) e tem o objetivo de melhorar o acompanhamento escolar dos alunos.

— As reuniões de pais realizadas pelas escolas foram consideradas como a principal forma de acompanhamento da trajetória escolar do estudante, sendo o Boletim Escolar instrumento relevante de apoio neste processo — comentou o Estado em nota. 

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsável pelo desenvolvimento do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), também realizou a integração desses sistemas ao Boletim Escolar Digital.

— Essa integração garante a unificação e a eficiência no gerenciamento das informações, facilitando o acesso e a atualização dos dados escolares para estudantes e responsáveis. A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC) — acrescentou.

Como acessar

O Boletim Escolar Digital pode ser acessado por meio do aplicativo MG App e do Portal Cidadão.

O acesso requer um login gov.br com CPF e está disponível apenas para o estudante e responsável cadastrados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Caso haja inconsistências nas informações, os responsáveis deverão entrar em contato com a escola para correções.

Related posts

Metade da população brasileira apoia retorno do horário de verão 

Bandeira Vermelha em conta de luz deve cobrar cerca R$ 4,50 por 100 quilowatt 

Lei busca combater golpes contra idosos em Minas