Início » Lohanna França solicita criação de ouvidoria da mulher nas universidades  

Lohanna França solicita criação de ouvidoria da mulher nas universidades  

Uemg em Divinópolis pode ser uma das contempladas; Universidade Federal de Ouro Preto já possui este canal 

by JORNAL AGORA
Lohanna

Da Redação 

Audiência pública hoje na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), debate a criação de uma ouvidoria da mulher nas universidades contra a violência da mulher e assédio moral dentro do meio acadêmico.  

Com o objetivo de assegurar o direito da mulher de ir e vir livremente, cumprindo a lei contra a violência da mulher, DEC 11.640, artigo 1º – qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada.  

A discussão atende a requerimento da deputada Lohanna (PV) e reunirá os convidados no Plenarinho II.

Objetivo 

A reunião visa discutir a viabilidade da criação da ouvidoria da mulher na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e na Fundação João Pinheiro, nos moldes já implementados pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). 

A deputada destaca que a ouvidoria da Federal de Ouro Preto tem se mostrado relevante e vem obtendo sucesso no meio acadêmico, podendo servir de exemplo para que outras universidades encampem iniciativas semelhantes. 

— Infelizmente, assédio moral, ameaças, humilhação, assédio e violência sexual são alguns exemplos de violência de gênero que podem acontecer, principalmente, dentro das universidades— afirma Lohanna. 

‘Agosto Lilás’

Para a deputada, discutir a violência no ambiente universitário já é um avanço para a criação de uma cultura de respeito e igualdade, por isso o pedido da audiência. Além disso, neste mês de agosto comemora-se a campanha “Agosto Lilás” – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Reforçando a importância de portais e meios de denúncias contra a violência da mulher.  

—A possibilidade de criação de ouvidorias nas universidades estaduais representa um passo fundamental na garantia de que as vítimas possam relatar suas experiências de forma segura e confidencial, assegurando que suas queixas sejam devidamente consideradas — frisa Lohanna

Ouvidoria 

Com início em 2019, a ouvidoria Athenas na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), atende toda extensão da faculdade e assegura os direitos da mulher no ambiente acadêmico, que surgiu a partir de um projeto de extensão do Núcleo de Direitos Humanos da universidade. A Ufop é a segunda Universidade Federal a apresentar uma resolução para casos de violência contra a mulher.  

As reclamações, denúncias e elogios podem ser feitas através do site Fala.Br. pelo e-mail ouv.feminanaufop.sico@ufop.edu.br ou pela cartilha da Ufop. Além disso, a ouvidoria disponibiliza apoio psicológico e jurídico às vítimas.

A ouvidoria já recebeu várias denúncias, e podem ser feitas tanto mediante cadastro, quanto de forma anônima. O manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta do órgão para sua manifestação. Esse tipo de manifestação é tratado como comunicação de irregularidade, nos termos do Decreto nº 9.492/2018.  

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00