Início » E o inesperado aconteceu nas Olimpíadas

E o inesperado aconteceu nas Olimpíadas

by JORNAL AGORA

Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram ao fim no último dia 11 de agosto. Com o encerramento das competições que renderam 20 medalhas para o Brasil, alguns momentos ficaram marcados e serão relembrados como gafes. Confira algumas…

1. Rebeca Andrade ou Rayssa Leal?

A conta oficial das Olimpíadas de Paris no TikTok confundiu as brasileiras em uma de suas postagens. Ao informar o resultado da final individual da ginástica artística, o perfil identificou Rebeca Andrade como Rayssa Leal, skatista brasileira.

Perfil oficial das Olimpíadas confunde Rebeca Andrade e Rayssa Leal em postagem no TikTok.

Diversos usuários se mostraram indignados e encheram os comentários da postagem indicando o erro. “Eu achei que fosse algum perfil querendo engajamento, depois que vi que era a conta oficial das Olimpíadas”, comentou um seguidor. A sequência de fotos com o nome incorreto foi excluída após a repercussão negativa.

2. Pouca carne 

Com a intenção de promover Jogos Olímpicos mais sustentáveis, o cardápio oferecido aos atletas era composto por mais elementos vegetarianos e menos proteína animal. No entanto, essa escolha foi duramente criticada pelos atletas, que alegaram precisar da proteína para se recuperar de treinos e provas com alto rendimento.

As críticas foram tantas que a organização alterou o cardápio e aumentou a quantidade de carnes e ovos disponível para os competidores.

3. Qualidade das medalhas decepcionou alguns atletas

Bia Souza, judoca brasileira que ganhou duas medalhas em Paris, revelou que seus prêmios estão descascando. Bia trouxe para casa uma medalha de ouro e uma de bronze. Segundo a judoca, ambas estão descascando, mas o processo está acontecendo mais rápido na medalha de bronze.

4. Bandeira olímpica de cabeça para baixo

As primeiras gafes dos Jogos de 2024 aconteceram logo na cerimônia de abertura. Em uma delas, a famosa bandeira olímpica foi hasteada erroneamente: os anéis estavam de cabeça para baixo.

5. Gafes no futebol

Após um gol argentino no último minuto dos 16 da prorrogação, torcedores marroquinos invadiram o campo, causando a evacuação dos adversários. Depois de duas horas de pausa, os atletas voltaram ao campo e o VAR declarou que o gol da Argentina seria anulado por impedimento. No final, o Marrocos venceu por 2×1.

6. Coreia do Sul apresentada como Coreia do Norte

Ainda na cerimônia de abertura, os locutores responsáveis pela narração do evento apresentaram a delegação da Coreia do Sul como República Democrática da Coreia, o nome oficial da Coreia do Norte. A gafe diplomática causou enorme desconforto em autoridades sul-coreanas, que acionaram Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), e a embaixada francesa em Seul. Coreia do Sul e Coreia do Norte seguem em conflito desde a década de 1950, quando se separaram em dois territórios. Em sua conta no X, antigo Twitter, o COI se desculpou pelo ocorrido e classificou o erro como “profundamente lamentável”.

7. Condições do Rio Sena podem ter prejudicado atletas

A poluição do Rio Sena foi um dos maiores alvos de críticas nas Olimpíadas. Competições de triatlo, treinos de reconhecimento e a etapa de natação foram suspensos e remarcados por conta da qualidade da água. A organização dos Jogos chegou a cogitar a exclusão da prova aquática por conta da presença da bactéria Escherichia coli no Sena. No entanto, a prova aconteceu normalmente. O atleta suíço Adrien Briffod foi um dos competidores que passaram mal em Paris. Três dias após a disputa do triatlo, a equipe suíça informou que Briffod estava com uma infecção gastrointestinal e não poderia compor o time do país na etapa de revezamento. Adrien Briffod, triatleta da Suíça, antes da prova no Rio SenaImagem: Lisa Leutner/Reuters. Já a alemã Leonie Back ironizou a qualidade da água do Rio Sena e relatou ter tido diarreia e vomitado nove vezes depois de nadar a prova.

8. Confusão de hinos e bandeiras

Uma das gafes mais frequentes nos Jogos Olímpicos 2024 foi a troca de hino e de bandeiras. Durante jogo de basquete, o Sudão do Sul foi apresentado com o hino do Sudão. Depois de vaias e um silêncio constrangedor, o hino correto foi tocado. O Sudão do Sul conseguiu sua independência do Sudão somente em 2011, depois de anos de guerra civil.

Já na natação, a bandeira da China foi reproduzida mesmo para atletas de outros países. Uma delas foi a argentina Macarena Ceballos, que foi apresentada com a bandeira errada e ficou perdida antes de seguir o caminho para a piscina. A bandeira da China foi repetida para a atleta seguinte, que também não era chinesa. Para que não houvesse mais gafes do tipo, a organização da prova que Ceballos participava suspendeu a reprodução das bandeiras das atletas.

9. Coleção de expulsões

Os Jogos Olímpicos de Paris tiveram uma série de expulsões: a nadadora Ana Carolina Vieira foi expulsa da delegação brasileira após ter saído da Vila Olímpica sem autorização com o namorado e também nadador olímpico Gabriel Santos. Enquanto Gabriel recebeu uma advertência, Ana Carolina acabou desligada por ter brigado com seus treinadores ao ser repreendida por ter quebrado as regras da equipe. Já o judoca da Geórgia Guram Tushishvili foi expulso após ser eliminado pelo atual campeão olímpico Teddy Riner. Com a luta já terminada, Tushishvili derrubou Riner, o encarou e deu um tranco para que Riner caísse de novo. A nadadora paraguaia Luana Alonso também se envolveu em polêmica nas Olimpíadas. Após uma série de desentendimentos em relação à autorização para frequentar a Vila Olímpica e de passeios por Paris e pela Disneyland, Luana foi proibida de retornar à Vila e se pronunciou sobre o caso, desmentindo o Comitê Olímpico Paraguaio. Charlotte Dujardin, britânica com três medalhas de ouro no hipismo, desistiu de competir em Paris após um vídeo vazado mostrar a atleta chicoteando diversas vezes um cavalo durante o adestramento. O vídeo gerou polêmica sobre as condições nas quais os animais são mantidos e o tratamento recebido por eles. Em suas redes, Charlotte disse que não há desculpas para seu comportamento visto na filmagem. 

10. Notas criticadas

Jurados e árbitros foram alvos de críticas e polêmicas por conta das notas dadas aos atletas. Na ginástica artística, a árbitra chinesa Qiurui Zho, responsável pela banca da trave, foi flagrada segurando a medalha de prata conquistada por Yaqin Zhou, também da China. O contato de Qiurui Zho com a ginasta e com a medalha ao fim da prova provocou suspeitas da comunidade internacional. Já no surfe, o árbitro australiano Ben Lowe foi denunciado pelo brasileiro Pedro Scooby após vazamento de uma foto de Lowe ao lado de Ethan Ewing, também australiano e, na época, possível adversário de Gabriel Medina em uma eventual semifinal dos Jogos.

REFLEXÃO BÍBLICA

“A mansidão é fonte de grande riqueza e honra, mas os violentos é que destroem a si mesmos.” (Provérbios 22:4)

MÁXIMAS DO PROFESSOR CARLINHOS

  • BAIANOSOFIA POPULAR

a) Trabalhar nunca matou ninguém, mas… pra quê arriscar, né?

b) Quando sentir desejo de trabalhar, sente-se… respire fundo… espere… isso passa;

c) Dizem que o trabalho é sagrado. Por tanto, não toque nele;

d) Descanse de dia para poder dormir à noite. É muito bom;

e) Calma. Calma: ninguém morreu por descansar;

f) Encontrando alguém em profundo descanso, aí sim: ajude-o prontamente. Isso lhes fará muito bem.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00