Prefeitáveis iniciam busca por votos em Divinópolis

Matheus Augusto

Começou, oficialmente, o período eleitoral. Agora, os candidatos estão oficialmente autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedir voto. Em Divinópolis, há apenas dois candidatos a prefeito. Tanto Gleidson Azevedo (Novo) e Laiz Soares (PSD) divulgaram suas agendas para o primeiro dia de campanha. Eles têm ao seu lado, respectivamente, os vices Janete Aparecida (Avante) e Ademir Silva (PSDB). 

Agendas

Gleidson lança oficialmente sua campanha na ‘Cruz de Todos os Povos’, às 7h. Após o evento, ele tem duas visitas agendadas às comunidades de Lages e Branquinhos. No período da tarde, às 18h, acontece uma ação de adesivaço na rua Eldorado, 100 – Loja 72. Também haverá participação no lançamento de candidatura de vereador.
Laiz participa, pela manhã, de uma missa no Santuário de Santo Antônio. Após, ela segue para um café com sua equipe, marcando o início da campanha. A agenda da candidata a prefeita conta, ainda, com visitas a estabelecimentos comerciais no bairro Niterói. Ao longo do dia, Laiz também participará do lançamento de campanhas de vereadores. 

TV e rádio

O horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. 

Internet

A partir de hoje, os candidatos já podem divulgar seus números de urna e realizar campanhas em suas redes sociais. 

— A publicidade também pode ser feita por sites ou aplicativos de mensagem instantânea com material produzido pelas candidaturas, não sendo permitida a contratação de disparos em massa de conteúdo — orienta o TSE. 

Outra proibição é a publicação de propagandas eleitorais pagas – com exceção do impulsionamento de conteúdos, devidamente identificados. 

— O conteúdo poderá ser objeto de limitação se ofender a honra ou a imagem de candidatas e candidatos, partidos, coligações ou federações, ou ainda se divulgar fatos sabidamente inverídicos — acrescenta. 

Os candidatos também podem realizar transmissões ao vivo, porém sem divulgação ou transmissão de outros sites, perfis, empresas ou emissoras. 

Inteligência artificial

Uma das novidades neste ano é a regulamentação do uso de inteligência artificial. Está proibido o uso de conteúdo manipulado digitalmente para falsificar vozes ou imagens, com o intuito de produzir desinformação. 

— Quem utilizar inteligência artificial na propaganda deve informar de forma explícita. Já o emprego de robôs (chatbots) para intermediar o contato com o eleitor não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa. Qualquer conteúdo manipulado digitalmente não pode difundir notícias falsas com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral — ressalta. 

É permitido o uso de carros de som e ministros em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios, observado o limite de 80 decibéis.

— Alto-falantes ou amplificadores de som são permitidos até a véspera da eleição, das 8h às 22h, vedados a instalação e o uso dos equipamentos em distância inferior a 200 metros de hospitais, escolas e sedes de Poderes — detalha o TSE. 

Denúncias

Casos de propaganda irregular podem ser denunciados pelo aplicativo Pardal. A ferramenta é gratuita e está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play.

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas