37 pessoas morreram em acidentes de motos na região 

Lucas Maciel

Os acidentes de trânsito são rotina na região durante todo o ano. Semana após semana, os registros crescem e, junto com eles, a gravidade das colisões também, o que traz consequência nos números de vítimas graves e fatais. Os números são assustadores. Quase 40 pessoas morreram nas estradas da região neste ano e a MG-050, lidera a estatística. Em Divinópolis, a avenida Paraná é a via que mais registra batidas envolvendo motos. 

Mais uma vez, o fim de semana não passou ileso dessas ocorrências. Desta vez, as batidas que envolveram motos chamaram a atenção, com a morte de uma mulher, em Divinópolis, e a grave lesão de um homem, na rodovia que liga Carmo de Cajuru a Divinópolis. 

Nas primeiras horas de segunda-feira, mais um registro, que terminou na morte de um homem em Itapecerica. 

Mortes

Na noite do último sábado, 17, uma mulher, de 43 anos, morreu após ser atingida de forma violenta  por um carro. O acidente aconteceu na rua Mercúrio, no bairro Mangabeiras, em Divinópolis.

O Samu esteve no local e prestou os primeiros atendimentos à vítima.

— No local, a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB2) de Divinópolis encontrou a vítima, uma mulher, de 43 anos, inconsciente, em parada cardiorrespiratória (PCR). Foi solicitado apoio da Unidade de Suporte (USA) de Divinópolis. As equipes investiram nas manobras de ressuscitação, porém sem sucesso e a morte foi constatada pelo médico da USA — informou a assessoria do Cis-Urg Oeste, em nota.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista do carro, de 30 anos, envolvido no acidente, informou que não se lembrava o que de fato tinha acontecido e apenas percebeu o acionamento do airbag. 

Ainda no relato, o homem afirmou que não fez nenhuma ultrapassagem e que também não estava em alta velocidade, o que foi negado por uma testemunha que passava pelo local no momento da batida.

Após realização do teste do bafômetro, que indicou a presença de álcool no sangue, ele foi preso e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil.

Já na manhã desta segunda-feira, um acidente entre uma moto e um caminhão deixou uma vítima fatal na MG-270, próximo ao Distrito de Lamounier, em Itapecerica. 

O homem, de 25 anos, que estava na motocicleta, apresentava múltiplas fraturas e morreu na hora.

Outros registros 

Ainda no sábado, mais dois graves acidentes envolvendo motociclistas foram registrados na região. 

O primeiro aconteceu no início da tarde, na rodovia AMG-0345, que liga Divinópolis a Carmo do Cajuru, no trevo do bairro Lagoa Park. Segundo testemunhas, um Fiat Uno seguia pela via quando viu a moto fazendo uma conversão no trevo. O carro, por estar em alta velocidade, não conseguiu parar e bateu. 

O Samu esteve no local e informou que encontrou o motociclista, de 47 anos, com uma lesão gravíssima na perna direita, com fratura exposta. Ele recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado e encaminhado para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus.

Já durante a noite, um outro acidente, próximo ao Babilônia Show, foi registrado.. Com a força da colisão, o motociclista ficou desacordado e foi atendido pelo Samu. A Polícia Militar também foi acionada na ocorrência.

Acidente entre motos

Por volta das 15h33 de domingo, uma batida entre duas motos deixou um jovem ferido. O acidente aconteceu na ponte do Complexo da Ferradura, em Divinópolis. 

Segundo o Samu, a vítima, de 23 anos, estava consciente, mas sentia muitas dores no joelho esquerdos. Após os primeiros atendimentos no local, foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Números

A incidência deste acidente é uma preocupação das autoridades locais. De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, de janeiro a julho de 2024, já foram registrados 2.687 colisões com motos na região. Em comparação ao mesmo período de 2023, por exemplo, se percebe um aumento de 121 registros.

O lugar com maior número de ocorrências  é a MG-050, com 65 colisões, seguida pela BR-352 e 494, que tiveram 25 cada. 

Em relação às mortes, de acordo com a mesma pesquisa do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, 37 mortes foram contabilizadas, também até julho. Destas, a maior parte era homens com idade entre 18 e 29 anos. 

Divinópolis 

A avenida Paraná, em Divinópolis, lidera o ranking de colisões na cidade, com 44 batidas, seguido da rua Goiás, com 39, e da rua Pernambuco, com 36.  

O Agora solicitou o número de motos que circulam por dia em Divinópolis para entender a média de veículos, porém, a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) informou não ter este número. 

Cuidados

A maior parte dos acidentes envolvendo motos e carros acontece graças à falta de atenção dos motoristas e as velocidades incompatíveis com as permitidas nas vias. 

Em entrevista ao Agora, em julho último, o secretário de Trânsito de Divinópolis, Lucas Estevam, falou sobre a importância dos motoristas ficarem atentos às leis.

— É primordial termos paz no trânsito, respeitar as regras de circulação e mais, ter atenção. O número de aparelhos celulares ao volante é o que mais gera esse número de sinistros. Então, as pessoas têm que ter ciência de não utilizar e ter atenção, principalmente nas ruas mais movimentadas de Divinópolis — destacou o secretário. 

Related posts

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas

CSSJD oficializa compra de “suíte robótica”

Mulher bate em árvore e fica ferida