Decisão: um passo fundamental para a mudança

O seu passado não determina o seu futuro. O autoconhecimento irá te dar poder de forma a lhe permitir fazer escolhas mais conscientes e assertivas. E, tornando-se consciente, abrir as portas para que você seja mais do que realmente pensa ser. 

Como disse o Dr. Michael Hall, o autoconhecimento nos possibilita fazer escolhas que trazem uma resposta-poder, garantindo mais recursos para atingir o sucesso. Isso possibilita mais clareza e melhores decisões.

Tomar decisão é importante, porém é comum julgarmos mais fácil deixar a vida nos levar ou viver como estamos vivendo ao invés de se posicionar.

Como você pretende se posicionar na vida pessoal e profissional? Decida realmente o que quer de agora em diante. A partir dessa escolha, aliada à sua intenção, surgirá um foco mental diferente, atrelado ao comprometimento para atingir resultados.

Cada pessoa é responsável pelas mudanças que deseja efetivar em sua vida, cada pessoa tem a responsabilidade de tomar suas próprias decisões.

Apesar de importante, esse passo é mais desafiador do que aparenta. Isso porque tendemos a pensar ser mais fácil deixar a vida nos levar ou seguir pelo curso atual. Porém, esquecemos que todas as decisões, até mesmo as que não são tomadas, também são decisões tomadas de ficar e manter a situação como está e, isto gera consequências. Há quem diga que essa tendência conservadora é causada pelo medo de sofrer. Será que viver assim já não é um sofrimento?

Temos que vencer o temor de tomar decisões. É certo de que algumas opções podem e irão se mostrar erradas no decorrer da vida. Para isso, não existem dúvidas. É inevitável. Nesse caso, seja flexível, verifique as consequências, e encare a falha como lição de aprendizado para a próxima etapa. Diariamente temos contato com diversas histórias de empresários bem-sucedidos, que independente dos caminhos trilhados por cada um, certamente há dois pontos em comum: casos de fracasso e superação.

As escolhas podem ser fonte de problemas, oportunidades e alegrias. Isso porque, são esses impulsos que tornam algo invisível em visível – em outras palavras, convertem nossos sonhos em realidade. É importante ter ideias, porém não basta somente ter essas ideias incríveis e deixá-las somente no papel. É necessário que sejam colocadas em ação, mesmo que isso signifique correr riscos.

A maioria das pessoas está ocupada demais em inventar desculpas, que além de serem limitadoras, também são destrutivas. Como aquele amigo que sempre sonhou com uma carreira publicitária, e optou pela estabilidade de um emprego em outra área. Ou quando você diz a si mesmo que jamais viajará para um lugar tão sonhado, porque está soterrado com as contas diárias, e não dedicou nem ao menos um segundo para estruturar um plano que possibilite quitar seus débitos e se organizar para conhecer o destino de seus sonhos.

Quando a decisão é verdadeira gera comprometimento e direciona seu foco em atingir o resultado almejado. Lembre-se: a cada passo tomado conscientemente, você garante o protagonismo sobre a sua existência, passando a moldá-la de acordo com sua própria vontade.

As suas ações irão medir o seu grau de decisão. Se você não tomou nenhuma iniciativa em direção a agir é porque você ainda não decidiu verdadeiramente. A decisão verdadeira está ligada por uma ação.

É como costumo dizer: se você não escolheu sua posição, então já tomou uma decisão, não é mesmo? E então? O que decide?

Related posts

Feedback e Liderança

O uso da linguagem como fonte para atingir resultados

Melhoria contínua