Ofuscada 

A caça aos votos que começou a todo vapor na última sexta-feira em todo país, foi ofuscada em boa parte pela perda de uma pessoa amada por todos os brasileiros. Silvio Santos. Independente de idade, classe social, denominação religiosa, o maior comunicador e apresentador que este país já viu, agradava a todos. Os candidatos que estavam nas ruas buscando a atenção dos eleitores, tiveram que dividi-la com os olhos deles grudados na TV, assistindo os melhores momentos da despedida do homem de hábitos simples que aprenderam a admirar e respeitar. Inteligente, empreendedor — em um tempo em que esta palavra nem era falada, conquistou tudo com o próprio suor. Não precisou ludibriar, passar ninguém pra trás e muito menos, tirar do povo. Que sirva de exemplo também, neste momento tão importante da democracia e que tantos estão buscando um cargo político. 

Movimentada 

E depois de alguns contratempos nos primeiros três dias da corrida atrás dos votos, incluindo o citado no tópico acima, a semana começou movimentada. É candidato no comércio central, nas empresas, nos bairros, nas igrejas, na zona rural, e, principalmente no WhasApp. Nesta era da tecnologia mais  utilizada por todos, as mensagens com pedido de votos, chegam uma atrás da outra. Alguns rostos, você viu ou encontrou poucas vezes. Outros, andavam sumidos, mas agora, nem escolhe o horário para aparecer. E assim segue a saga à caça dos eleitores. 

Só duas 

Enquanto a quantidade de candidatos a vereador em Divinópolis é a perder de vista: 250, para a Prefeitura, neste ano, somente duas chapas, como dito neste espaço anteriormente. De um lado, Laiz Soares e Ademir Silva, do outro, Gleidson Azevedo e Janete Aparecida. Todos começaram a movimentação na sexta-feira bem cedo e cumpriram uma longa agenda e prosseguiram sábado e domingo. Começaram a segunda, não muito diferente. Laiz e Ademir começaram às 9h com um reunião e fecharam às 19h com uma roda de conversa. Com Gleidson e Janete não foi diferente, também iniciaram às 9h com reunião e visita e encerraram com lançamento de campanha às 20h. Os compromissos seguem até o fim de semana. Haja tempo e correria. 

‘Horário eleitoral’ 

E daqui a dez dias, a correria promete ser ainda maior. É quando começa a campanha eleitoral no rádio e na TV, conhecido como ‘horário eleitoral’, marcada para o dia 30 de agosto, com duração até 3 de outubro. Apenas três dias antes da votação.  Diferente das propagandas de rua e internet, que iniciaram dia  16, o horário eleitoral se refere a veiculação das propagandas eleitorais dos candidatos exibidas exclusivamente na TV e nas emissoras de rádio, sem custo aos partidos e candidatos. Serão exibidas todos os dias, de segunda-feira a domingo, por um tempo total de 70 minutos distribuídos ao longo do dia, em blocos que vão das 5h à meia-noite. Durante esse tempo, cada partido, federação ou coligação, deve exibir inserções com duração entre 30 e 60 segundos. O tempo parece pequeno, mas para quem não gosta, uma eternidade. E se depender das reclamações que se ouve, é a maioria. 

Um mês 

Para os candidatos a prefeito é destinado ainda 60% do tempo dessas inserções e as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral obrigatória dos candidatos de segunda a sábado – das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, na rádio, e das 13h às 13h10 e 20h30 às 20h40, na televisão. A exibição é gratuita e restrita às emissoras de rádio (incluindo as comunitárias) e de televisão que operam em VHF e UHF e nos canais de TV por assinatura que estão sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas ou das câmaras municipais. Gostando ou não, a população terá pouco mais de um mês para assistir, analisar e decidir. 

Related posts

Lá vem 

Desenterrou 

Poder = a ter