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Gleidson e Laiz detalham planos para a Educação

Propostas dos candidatos a prefeito de Divinópolis prevêem mais tecnologias na escolas e ampliação de CMEIs

by JORNAL AGORA

Matheus Augusto

Apesar das diferenças ideológicas, tanto Gleidson Azevedo (Novo) quanto Laiz Soares (PSD) apontam a Educação como importante pilar do desenvolvimento de Divinópolis. O tema pauta a segunda reportagem do Agora sobre as propostas de cada candidato para a cidade. A primeira, sobre Saúde, está disponível no site agoracomvoce.com.br. Amanhã, uma nova reportagem detalha os planos dos prefeitáveis para a mobilidade urbana e segurança pública. 

Gleidson

Na abertura do tópico, a chapa de Gleidson aponta a Educação como “fundamental para o desenvolvimento de Divinópolis”.

— (…) ao longo dos últimos anos, a cidade tem se empenhado em enfrentar desafios e implementar melhorias significativas no sistema educacional — ressalta. 

Dentre as iniciativas para a eventual reeleição, a implantação de programas de formação continuada e capacitação para os profissionais em Educação. A ideia é promover o aprendizado de novas metodologias pedagógicas, uso de tecnologias e práticas inclusivas. Ainda no âmbito humano, o desenvolvimento de políticas de valorização profissional, integrado ao plano de carreira e a criação de programas de apoio psicológico e saúde ocupacional, visando o bem-estar e a motivação dos servidores. 

O plano de governo de Gleidson também prevê a construção de novas escolas e a reforma e ampliação das já existentes. Em termos estruturais, o texto cita a construção de novos espaços de lazer nas unidades, bem como a ampliação da equipe de manutenção preventiva. 

No aspecto acessibilidade, a proposta prevê a implantação de um Centro de Inclusão, voltado ao cuidado das pessoas com deficiência, além de “garantir que todas as escolas sejam acessíveis para alunos com deficiência, com adaptações físicas e recursos de apoio necessários”.

Outra medida mencionada é a construção de  Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em áreas com alta demanda. A chapa propõe parcerias para ampliar a oferta de vagas na educação infantil a partir de um ano de idade. 

Outros trechos abordam a tecnologia dentro das escolas. A chapa se compromete a modernizar os laboratórios de informática dentro das unidades, com acesso à internet de alta velocidade. Em relação aos professores, a proposta é oferecer a capacitação digital, visando a utilização de novas tecnologias durante o processo de aprendizado. 

A ideia de Gleidson e Janete Aparecida (Avante) é ampliar o uso de telas digitais nas salas de aulas, “integrando assim as dimensões do mundo analógico e digital para ampliar a acelerar a aprendizagem dos estudantes”, aponta o plano de governo. Nesse mesmo sentido, está prevista a implementação de plataformas online para suporte ao ensino híbrido, permitindo o acesso remoto a conteúdos e atividades. 

Sobre a educação integral, o objetivo é expandir o programa, “proporcionando aos alunos uma jornada escolar ampliada com atividades culturais, esportivas e de reforço escolar”. A dupla cita, ainda, a necessidade de implementar projetos extracurriculares, como música, teatro, esportes e artes. 

  • Parcerias com instituições municipais: Estabelecer parcerias com organizações não-governamentais e instituições de ensino superior para oferecer atividades complementares e programas de mentoria. 
  • Manutenção da escola Empreendedora: Garantir o ensino do empreendedorismo na rede municipal de educação, contribuindo assim para a formação de futuros cidadãos que irão desenvolver a economia local. 
  • Formação Técnica: Oferecer formação técnica aos nossos jovens, garantindo assim a iniciação profissional e a entrada no mercado de trabalho. 

Em termos de participação e transparência, consta no plano o fortalecimento dos conselhos escolares, visando a participação ativa de pais, alunos, professores e da comunidade nas decisões escolares, além da realização de audiências públicas para ouvir e discutir demandas da área. 

Está prevista a transparência na gestão dos recursos educacionais, com prestação de contas regulares e acessível à população, além da melhoria dos indicadores na área, especialmente o Índice de Educação Básica. 

Na questão de saúde dos alunos, um dos pontos é o desenvolvimento de projetos para abordagem de temas como higiene, prevenção de doenças e hábitos saudáveis. Uma das propostas é criar o programa Saúde Escolar, com oferta de atendimento odontológico nas escolas. 

Para a área, o plano de governo ainda prevê investimentos em segurança interna e externa dos alunos. 

  • Investimento tecnológico: Implantação de tecnologia para otimização do transporte escolar. 
  • Segurança Escolar: Implantação de tecnologia para o monitoramento das escolas e seu entorno através da câmeras de videomonitoramento. 
  • Transporte seguro: Melhorar o monitoramento do transporte privado escolar. 

Laiz

Em sua abertura sobre o tópico, Laiz cita a educação como base para o “desenvolvimento pessoal, social e econômico de qualquer sociedade”. 

— O nosso Plano de Governo propõe um conjunto de iniciativas estratégicas com o objetivo de transformar a educação em nossa cidade, assegurando qualidade, inclusão e inovação — pontua. 

Entre as propostas, o cumprimento rigoroso da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), com treinamento contínuo dos gestores educacionais. Laiz também propõe a criação de CMEIs em tempo integral para crianças a partir de seis meses de idade. O objetivo, aponta o plano, é oferecer suporte aos pais durante todo o dia, além de promover o desenvolvimento integral das crianças. 

Outra medida prevista é a implementação de um programa de apoio às mães, focando em uma gestão mais humanizada dos CMEIs, com orientação e assistência durante a gestação e o pós-parto, além da capacitação dos profissionais para um atendimento mais acolhedor. 

A chapa espera, caso seja eleita, mapear as áreas prioritárias para a implantação de novas escolas em tempo integral, com atividades extracurriculares (artes, esportes e educação financeira). 

O plano de governo contempla, ainda, a criação de um programa Pré-Enem em parceria com as universidades públicas. A intenção é preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio através de cursos preparatórios, simulados e palestras. Também está previsto o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com reestruturação do currículo, campanhas de conscientização e centros de apoio. 

Na Educação Inclusiva, a produção e distribuição de materiais pedagógicos adaptados para pessoas com deficiência, bem como um programa de formação contínua aos professores sobre educação inclusiva e técnicas pedagógicas adaptativas. Um comitê deverá ser criado para monitorar e avaliar a eficácia das práticas implementadas.

No tópico analfabetismo funcional, o plano estabelece a necessidade de criação de programas de reforço em leitura e escrita para alunos com dificuldades, implementação de avaliações diagnósticas e criação de centro de apoio para reforço educacional fora do horário escolar regular.

Para a implementação do curso técnico de magistério, para formação de futuros profissionais, são traçadas as seguintes estratégias:

  • Desenvolvimento do Currículo: Elaborar um currículo técnico abrangente, que inclua teoria e prática pedagógica. 
  • Parcerias com Instituições de Ensino: Estabelecer parcerias com instituições de ensino para fornecer o curso técnico e garantir sua qualidade. 
  • Certificação e Qualidade: Implementar um sistema de certificação para garantir que os alunos do curso técnico atendam aos padrões de qualidade estabelecidos.

Em outras temáticas ligadas à valorização profissional, o plano de governo de Laiz e Ademir Silva (PSDB) prevê a revitalização do Centro de Referências dos Profissionais da Educação (CRPE) Professor Onésimo Sepúlveda, oferecendo suporte e apoio aos educadores. Outra ação é a criação do Centro de Atendimento para Professores, um espaço com oferta de serviços médicos, psicológicos e outras especialidades voltadas à saúde mental e física. 

O conteúdo de educação tecnológica, robótica e pensamento computacional também deverão ser incluídos nas escolas. 

A meta ainda é promover o fortalecimento da escola aberta à comunidade.

  • Programas Comunitários: Desenvolver e implementar programas que envolvam a comunidade local nas atividades escolares. 
  • Espaços de Convivência: Criar espaços nas escolas que possam ser utilizados pela comunidade para eventos e atividades. 
  • Parcerias Locais: Estabelecer parcerias com organizações locais para promover eventos e iniciativas educacionais.

Os alunos também devem contar com apoio psicológico, programas de autoestima e planejamento de carreira, orientações e materiais individualizados, e sessões de aconselhamento e suporte emocional.

Consta, ainda, a ampliação de cursos profissionalizantes e técnicos, parceria com empresas para preparação ao mercado de trabalho, com programas e bolsas de apoio. 

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