Início » Candidatos a prefeito miram nova concessão do transporte público e promete melhorias

Candidatos a prefeito miram nova concessão do transporte público e promete melhorias

Tema é um dos tópicos no plano de governo de Gleidson e Laiz para a mobilidade urbana

by JORNAL AGORA

Matheus Augusto

A elaboração do novo contrato de concessão do transporte público em Divinópolis é um dos temas dos planos de governo de Gleidson Azevedo (Novo) e Laiz Soares (PSD). O atual contrato termina em 2027 e o candidato eleito será responsável por conduzir o processo. Ambos prometem melhorias na prestação do serviço. Na terceira matéria da série sobre os prefeitáveis, o Agora detalha os planos de cada um para a mobilidade urbana e segurança pública. 

Gleidson

Para a mobilidade urbana, Gleidson e Janete propõem o Centro de Controle Operacional (CCO) na estrutura da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Settrans) para gerenciar o tráfego em tempo real. Outro tópico envolve a produção de relatórios regulares sobre acidentes para monitoramento contínuo da segurança pública no trânsito. 

O plano de governo também prevê a realização de uma nova concessão do transporte público, visto que o contrato com a atual concessionária termina em 2027. Nesse ponto, consta a realização de estudo para definir itinerários e melhorar o atendimento à população, ampliar os corredores prioritários para o transporte coletivo e reduzir a sobreposição de linhas e expandir as áreas de coberturas.

Prevê, ainda, a avaliação da viabilidade de terminais de integração em áreas de alto fluxo, além de utilizar tecnologias para disponibilizar informações sobre itinerários, rotas, horários e pontos de embarque, que devem passar por reestruturação.

A situação das estradas rurais também está em pauta.

  • Adaptação: Incluir as linhas das comunidades rurais e distritais nas diretrizes do transporte coletivo urbano. 
  • Exploração: Explorar novos modos de transporte em massa, incluindo serviços de transporte suplementar, respeitando as dinâmicas e demandas locais. 
  • Sistema de Mobilidade Rural: Implementar um projeto específico para monitorar as condições e manutenção das estradas rurais e do sistema viário das comunidades do campo. 

No âmbito educacional, a ideia é capacitar os servidores da Settrans para promover ações de conscientização e simulações de trânsitos aos alunos. O documento também estabelece a criação da Cidade do Trânsito, através de Parceria Público-Privada (PPP), para promover ações de educação no trânsito e mobilidade urbana.

Laiz

O plano de Laiz também destaca a importância de, na elaboração do novo contrato de concessão, modernizar e aprimorar a prestação do serviço, formulando o novo edital com participação dos cidadãos através de consultas públicas e audiências. Dentre as mudanças planejadas, o direito à gratuidade para estudantes e idosos acima de 60 anos. 

O plano também prevê a “eletrificação” gradual da frota, com a introdução de ônibus elétricos “para reduzir a emissão de poluentes e melhorar a sustentabilidade do sistema de transporte”.

Outra proposta de Laiz é a expansão das rotas e dos horários de circulação do transporte público na zona rural. 

Para os motoristas de aplicativo, a atualização do mapa municipal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para facilitar o trabalho dos profissionais com um mapeamento mais preciso da cidade. À categoria, a candidata também se compromete a promover um estudo para avaliar a possibilidade de redução dos tributos a motoristas de aplicativo e entregadores, aliviando a carga tributária. 

Já para a segurança pública, o plano de governo contempla a criação de uma guarda municipal, com patrulhas regulares em praças, escolas e demais espaços públicos. Além disso, os profissionais também integrariam a Patrulha Maria da Penha, especializada na proteção à mulher e na prevenção de violência doméstica. 

O plano estabelece a necessidade de criar uma Central Integrada de Controle e Gestão da Segurança, concentrando o trabalho das forças de segurança. Caso eleita, promete articular a expansão da cobertura das câmeras de segurança do Olho Vivo. Além disso, espera conseguir, junto ao governo estadual, a construção de uma Delegacia da Mulher e da Família, especializada no combate do feminicídio e da violência doméstica, bem como a construção de centros de apoio e acolhimento às vítimas.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00