Duelos das quartas de final do Brasileirão feminino já começam no fim de semana

José Carlos de Oliveira

O Brasileirão Neoenergia de Futebol Feminino já tem definido os duelos da fase de quartas de final. Na última quarta-feira foi disputada a 15ª e última rodada da primeira fase da competição, com a definição dos classificados para as fases de mata-mata, que já devem começar no próximo fim de semana, com os jogos de ida, em programação – dias, locais e horários – ainda a ser divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Conheça os classificados

Corinthians – O clube paulista já tinha garantido a vaga antecipadamente, e não teve preocupações nas últimas rodadas da primeira fase. O Timão foi o primeiro colocado na tabela, com 40 pontos. No total, foram 13 vitórias, uma derrota e um empate.

Ferroviária – Em segundo lugar da fase preliminar ficou a Ferroviária, com 9 vitórias, uma derrota e cinco empates. A equipe acumulou 32 pontos, garantindo a classificação antecipada para a segunda fase do torneio.

São Paulo – O Tricolor Paulista ficou em terceiro lugar na primeira fase, e foi um dos quatro times que já tinham garantido a vaga antes da 14ª rodada. O São Paulo ficou com 30 pontos: 9 vitórias, três derrotas e três empates.

Palmeiras – Com 28 pontos e em quarto lugar ficou. O Verdão venceu nove vezes, empatou uma e foi derrotado em cinco ocasiões. Com a soma dos resultados, se classificou para as quartas de final e continua na busca pelo título.

Cruzeiro – garantiu a vaga para a segunda fase com sete vitórias, três empates e cinco derrotas, somando 24 pontos. Em quinto lugar na tabela, a Raposa conseguiu se manter entre as oito melhores equipes e avançou para as quartas.

Grêmio – precisou de 23 pontos para garantir a classificação para a segunda fase do Brasileirão Neoenergia. O somatório foi fruto de sete vitórias, dois empates e seis derrotas.

Internacional – O colorado gaúcho também acumulou 23 pontos e confirmou sua participação nas quartas de final na 15ª rodada da primeira fase. Foram seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas para o Colorado, que segue vivo no Brasileirão Feminino A1.

Red Bull Bragantino – A última equipe a confirmar sua participação nas quartas de final do Brasileirão foi o Red Bull Bragantino, também com 23 pontos e seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Em oitavo lugar na tabela, fechou o quadro de classificados para a segunda fase.

Demais equipes da primeira fase

Flamengo (9º), América-MG (10º), Fluminense (11º) e Real Brasília (12º) ficaram no meio da tabela. Dessa forma, não avançam para a segunda fase, mas permanecem no Brasileirão em 2025.

Quatro equipes foram rebaixadas, são elas: Botafogo (13º), Santos (14ª), Avaí/Kindermann (15º) e Atlético-MG (16º).

Quartas de final 

Com a definição dos classificados, também ficaram certos os confrontos das quartas: Corinthians contra Red Bull Bragantino, Ferroviária e Internacional, São Paulo diante do Grêmio e Palmeiras versus Cruzeiro. A princípio, os duelos da próxima fase ficam marcados para os dias 24/25 – jogos de ida – e 28/29 – jogos de volta. 

Corinthians, Ferroviária, São Paulo e Palmeiras, que compuseram o G-4 na fase de classificação, decidem a vaga para a semifinal em casa. Em caso de igualdade no placar agregado dos jogos de ida e volta, o vencedor do confronto sairá nas cobranças de pênaltis.

Segundo o chaveamento, quem passar de Corinthians x RB Bragantino pega o vencedor de Palmeiras x Cruzeiro. No outro lado, quem avançar de Ferroviária x Internacional enfrenta quem se classificar no confronto entre São Paulo x Grêmio. 

Premiação recorde

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que vai destinar cerca de R$ 25 milhões para a competição. Todas as cotas dos clubes terão reajuste. Anteriormente, cada um dos 16 participantes recebia 30 mil pela participação na primeira fase. O valor passará para 300 mil reais. Na segunda fase, os oito classificados receberão R$ 100 mil – anteriormente o valor era de 35 mil.

Related posts

Finalistas da Copa Divinópolis serão conhecidos no sábado

Guarani estreia no octogonal da base contra o Formiga, no dia 29

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro