Início » Prefeitáveis detalham propostas para o desenvolvimento econômico

Prefeitáveis detalham propostas para o desenvolvimento econômico

Objetivo é criar um ambiente de negócios favoráveis às empresas já existentes e atrair novas

by JORNAL AGORA

Matheus Augusto

Emprego e renda. Esses são os pilares do plano de governo de Gleidson Azevedo (Novo) e Laiz Soares (PSD) para o desenvolvimento econômico de Divinópolis. Os candidatos a prefeito apresentam suas ações para potencializar a atração de empresas e fortalecer as já instaladas no município. 

Gleidson

Na abertura do tópico, a chapa de Gleidson cita a importância do tema para o “crescimento sustentável de Divinópolis”.

—  Considerando os principais desafios da cidade nas diversas áreas, conforme identificado pelas demandas da população, apresentamos um conjunto de propostas abrangentes e direcionadas para transformar a cidade em um polo de inovação e prosperidade — afirmou. 

O plano prevê a criação de um novo Centro Industrial, na região do Complexo da Ferradura, além de parcerias com o governo estadual para a doação de terrenos e atração de investimentos. As diretrizes citam, ainda, a revisão da Lei de Parcelamento de Solos, o acompanhamento do Novo Plano Diretor e a adequação da Lei de Uso e Ocupação do Solo. 

Outros tópicos são: 

  • Otimizar o processo de abertura de empresas; 
  • Melhoria no processo de análises ambientais; 
  • Atualização da legislação ambiental municipal;
  • Licenciamento ambiental através de consórcio intermunicipal;
  • Regularização fundiária nos Centros Industriais; 
  • Investimento nos Centros Industriais existentes.

A ideia é melhorar o trânsito e a sinalização do Centro Industrial. Gleidson também se compromete a capacitação técnica para a mão-de-obra, aprovação de uma Lei de Incentivos, implementação de uma Lei de Inovação, criação de um Centro Tecnológico e aumento da participação de empresas locais nas compras públicas, bem como a ampliação de programas já existentes, como o ‘Juros Zero’. 

Laiz

Na abertura de suas propostas para a área, Laiz cita a importância não apenas da estrutura física, mas de uma administração eficiente e inovadora.

— Em Divinópolis, a busca por um desenvolvimento sustentável e dinâmico requer uma abordagem integrada que una criatividade, inovação e participação cidadã — pontua.

A chapa propõe o fortalecimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, com incentivo à criação de um Centro de Estudos Econômicos Regionais. A elaboração de um planejamento integrado de desenvolvimento criativo, inovador e solidário, com estratégias a curto, médio e longo prazo, também está na pauta. 

Outras propostas são:

  • Descentralização e divulgação da Sala Mineira do Empreendedor: Facilitar a abertura de empresas e aprimorar processos ao divulgar e descentralizar o acesso à Sala Mineira do Empreendedor, promovendo um atendimento mais eficiente e acessível. 
  • Criação do Banco Integrado de Licitações: Desburocratizar e agilizar os processos de compras públicas, criando um Banco Integrado de Licitações que simplifique e melhore a eficiência na aquisição de bens e serviços. 
  • Capacitação de Empresários Locais: Atualizar e certificar os empresários locais por meio de programas de capacitação em parceria com Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial de Divinópolis. 
  • Estímulo à Cidadania Fiscal: Incentivar o uso da nota fiscal com um modelo de estímulo à cidadania fiscal que recompense os cidadãos e empresas pela correta emissão de documentos fiscais. 
  • Expansão do Programa Municipal de Microcrédito Produtivo: Apoiar pequenos empreendedores e cooperativas com a expansão do programa de microcrédito produtivo, promovendo a formalização e o crescimento econômico local.

O fortalecimento de uma economia solidária e do cooperativismo está contemplado pela implementação de um espaço para o diálogo entre associações de bairros, universidades e setor privado. A candidata se compromete, ainda, com o desenvolvimento de um selo de origem para produtos produzidos na cidade, “reforçando a identidade local e incentivando o orgulho e o reconhecimento dos produtos da cidade”.

A criação de um Fundo Municipal de Inovação para financiar projetos geradores de emprego, além do apoio às incubadoras e centros de inovação para startups e empresas emergentes, consta no plano. Outro objetivo é oferecer cursos e consultorias em gestão para empreendedores e um evento anual de inovação aberta. 

Estão previstos: 

  • Programa de Atendimento Ágil e Qualidade: Criar um programa de atendimento ágil e de qualidade para melhorar a produtividade e atrair turistas e investidores externos, proporcionando uma experiência positiva para todos os visitantes e investidores. 
  • Estudo para Novo Centro Industrial: Realizar estudos técnicos para determinar a localização ideal para a construção de um novo Centro Industrial, que suporte o crescimento e a diversificação da base industrial da cidade. 
  • Fortalecimento do Centro Industrial de Divinópolis: Melhorar a infraestrutura e o suporte energético do Centro Industrial de Divinópolis, colaborando com a Cemig para atender às demandas crescentes do setor industrial. 
  • Incentivos a Negócios Inovadores e Sustentáveis: Criar incentivos fiscais para negócios inovadores e sustentáveis, promovendo práticas empresariais que respeitem o meio ambiente e estimulem o desenvolvimento econômico. 
  • Programa Jovem Aprendiz Municipal: Implementar o Programa Jovem Aprendiz Municipal para abrir vagas de primeiro emprego para jovens do ensino médio, incentivando empresas a oferecer essas oportunidades através de licitações públicas.

O plano contempla o aumento das bolsas de estágio no setor público e a ampliação do setor de projeto da Prefeitura. Outro objetivo é articular, junto aos governos federal e estadual, a duplicação da MG-050 e da BR-494, bem como um programa para fortalecer as indústrias e empresas locais. O Programa de Atração de Novos Negócios e o Escritório de Captação de Recursos Internacionais devem ser criados.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00