Do mais velho ao mais novo: Divinópolis tem perfis distintos para o cargo de vereador

Ígor Borges

Em meio a corrida eleitoral, 250 candidatos buscam o cargo de vereador em Divinópolis. O perfil dos postulantes ao Legislativo é variado e na reportagem especial de hoje, o Agora selecionou uma série de estatísticas e informações sobre os nomes destas eleições. Dentre elas, a cidade possui o candidato a vereador mais velho em Minas Gerais.

Além disso, o cientista político e sociólogo, Antonio Faraco Jr., explica o que é necessário para um cidadão colocar seu nome à disposição para se tornar vereador.

Quem pode se candidatar?

Antes de apresentar as estatísticas das candidaturas, é necessário compreender quem pode colocar seu nome à disposição. Antonio Faraco Jr., explica que qualquer pessoa maior de 18 anos pode se candidatar, basta ser cidadão em pleno gozo dos direitos políticos.

— Possuir nacionalidade brasileira (brasileiro nato ou naturalizado). O candidato não pode ter seus direitos políticos suspensos ou cassados. Deve ser eleitor e alistado no domicílio eleitoral em que vai disputar a eleição em até 6 meses antes da eleição. Deve ser filiado a um partido político há pelo menos 6 meses antes da data das eleições. Deve ter idade mínima de 18 anos completos até a data do pedido de registro da candidatura — relatou.

Entretanto, ele comenta que o candidato não pode estar enquadrado nas causas de inelegibilidade previstas na Lei Complementar nº 64/1990 (Lei das Inelegibilidades). Basicamente, o cidadão não pode ter condenações criminais, abuso de poder econômico ou político, entre outras. 

Para os militares, Faraco explica que a filiação partidária ocorre de forma distinta em comparação com os civis. De acordo com a legislação eleitoral e a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), militares com menos de 10 anos de serviço precisam se desligar das Forças Armadas antes de se filiarem a um partido político. Após a exoneração ou demissão, eles se tornam civis e, então, podem se filiar a um partido, obedecendo o prazo de 6 meses antes das eleições. 

O especialista ainda detalha que, desligando-se do serviço militar para ser candidato este público deverá, na data do pedido de registro de candidatura, estar filiado ao partido político pelo qual concorre.

— Porém, militares com mais de 10 anos de serviço não precisam se filiar a um partido com 6 meses de antecedência, como os civis. O militar pode requerer o registro de sua candidatura com a filiação ocorrendo no momento do registro da candidatura — completa.

Candidatos

O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 251 candidaturas, entretanto apenas 250 são postulantes ao Legislativo da cidade, uma vez que uma das candidaturas está inapta. O Agora fez uma seleção de estatísticas divulgadas pelo portal. 

Idade

Uma das estatísticas interessantes em relação às candidaturas é a idade. Em Divinópolis, a faixa etária com maior concentração de candidatos é a de 40 a 44 anos, com 41 pessoas. 

São seis candidatos a vereador mais velhos em Minas Gerais, de acordo com o Divulga Cands. Entretanto, no portal, as outras cinco candidaturas apresentam erros de digitação na data de nascimento, e três delas chegam a computar que os candidatos possuem mais de mil anos de idade. 

Portanto, de acordo com os dados corretos, o candidato mais velho em Minas é de Divinópolis. Galileu Machado (PRD) tem 92 anos e é o mais velho postulante a uma cadeira na Câmara no Estado.

Do outro lado, o mais novo candidato na cidade é Filipe Cortez (Republicanos), que completou 19 anos em junho deste ano. 

Veja o restante da faixa etária dos candidatos, disponível no DivulgaCands: 

Gênero, estado civil e orientação sexual 

Em Divinópolis, 66% das candidaturas são de homens e 34% são de mulheres. Em números, são 165 homens e 86 mulheres. 

Metade dos candidatos (126) são casados, 12% divorciados, 1% separados judicialmente, 35% solteiros e 2% viúvos. 

Mais de 70% dos candidatos optaram por não revelar sua orientação sexual. Dos 70 candidatos (27,8%) que revelaram estes dados, as estatísticas ficam da seguinte forma:

  • Heterosexual: 64 candidatos (91,43%);
  • Gay: 5 candidatos (7,14%);
  • Lésbica: 1 candidata (1,43%).

Grau de instrução e cor/raça

Outro dado importante é em relação ao nível de escolaridade dos candidatos. A maior porcentagem (30,68% ou 77 candidatos) possui ensino superior completo. Logo atrás, 66 candidatos declararam que possuem ensino médio completo (26,98%). 

47 candidaturas (18,73%) se apresentaram como pessoas que sabem ler e escrever. 7,17% têm ensino fundamental completo, 5,98% têm ensino médio incompleto e 5,58% têm ensino fundamental incompleto. Além disso, 14 candidatos possuem ensino superior incompleto. 

Em relação à cor/raça dos candidatos, 54,58% (137) se identificaram como pessoas brancas, 31,47% (79) como pessoas pardas e 13,94% (35) como pessoas pretas.

Ocupação

Confira a ocupação dos candidatos a vereador:

Redução em Divinópolis

O número de candidaturas é o menor desde o início, em 2008, da contabilização pública e divulgação digital na plataforma do Tribunal. A média é de 14 candidatos a cada uma das 17 cadeiras da Câmara. 

A redução é reflexo da Lei 14.211, de 2021, que alterou o Código Eleitoral. Anteriormente, cada sigla podia lançar 150% candidaturas do número de vagas na Câmara. Como em Divinópolis são 17 vagas, cada partido tinha direito a indicar 25 nomes. A nova regra, no entanto, limitou o número ao total de cadeiras mais um, ou seja, 18. 

O número de candidaturas, incluindo a de prefeito e vice, é o menor número das últimas eleições. O sistema do TSE disponibiliza os dados desde 2008. Confira:

2008: 274 

2012: 377 

2016: 331 

2020: 359

Da atual legislatura

Todos os vereadores da atual legislatura são candidatos à reeleição, com exceção de Ademir Silva (PSDB), vice na chapa de Laiz Soares (PSD) à Prefeitura. Eles disputarão o cargo contra o atual mandatário, Gleidson Azevedo (Novo) e Janete Aparecida (Avante), ambos já registrados. 

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas