Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes termina neste fim de semana

Da Redação 

Difícil encontrar pretexto mais gostoso para ir a Tiradentes do que o Festival de Gastronomia que acontece todo ano nos dois últimos finais de semana de agosto. É um evento para quem gosta de colocar a mão na massa, de conversar sobre boa comida e para quem quer apenas sentar à mesa, bater um bom papo e comer bem. Tudo isso no cenário aconchegante de uma cidade histórica pequena, bem preservada e com atrações culturais que valem a pena ser visitadas.

Festival 

Consolidado como um dos mais importantes do país, o Festival, que teve seu início no último fim de semana e se encerra no próximo domingo,  chega à sua 27ª edição. Realizado pela Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, o evento reúne grandes chefs e cozinheiros em mais de 200 atrações gastronômicas, com estandes de restaurantes, aulas, cozinhas ao vivo, feira de produtores, nas praças da Rodoviária, Santíssimo e no Largo das Forras, além dos jantares especiais, os festins. Shows musicais e DJs complementam a programação. E nesta sexta-feira, um dos shows mais esperados do festival, quando as 21h30, se apresenta  Dudu Lima Trio convidando o grande maestro Wagner Tiso.

Intercâmbio a portuguesa 

O festival celebra neste ano, o encontro entre Minas Gerais e Portugal. Chefs mineiros e portugueses dividem suas receitas, ingredientes e conhecimentos. E o público saboreia este intercâmbio à mesa. Entre os nomes já confirmados estão o português Arnaldo Azevedo, que chefia o restaurante Vila Foz, em Porto, que conquistou sua primeira estrela Michelin em 2022. Também de Portugal, Vitor Matos, consultor e chef de diversos restaurantes renomados entre Porto e Lisboa, com duas estrelas Michelin na bagagem, a mais recente recebida em fevereiro deste ano pelo restaurante 2 Monkeys. Jefferson Rueda, da aclamada “A Casa do Porco”, de São Paulo, eleito o Melhor Restaurante do Brasil e 4º Melhor Restaurante da América Latina recentemente. Importantes chefs de Tiradentes, como Matheus Paratella e Rafael Pires.

Apoios

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É apresentado pelo Bradesco e Gasmig, com patrocínio da Claro, Instituto Bat, Prefeitura de Porto, Sistema Fecomércio MG e Stella Artrois. Conta, ainda, com apoio do Bem Brasil, BIC, Café 3 Corações, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Camil, Drogaria Indiana, Essência do Vinho, Sebrae Minas, Supermercados Verdemar e apoio de mídia da Revista Gula.

Related posts

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas

Cultura gera mais de 12 mil empregos no primeiro semestre em Minas Gerais

Coletivo Takara realiza treinos gratuitos de Capoeira aos sábados