Psicologia: a importância de cuidar do emocional

Celebramos neste mês, o dia do psicólogo, atualmente temos uma sociedade mais consciente e que tem falado muito em terapia e buscado acompanhamento psicológico, permitindo cuidar cada vez mais da saúde mental.

Apesar dos avanços na compreensão da saúde mental, vários tabus ainda cercam a psicologia e a terapia, o que pode impedir muitas pessoas de buscar o apoio que precisam. Aqui estão alguns dos tabus mais comuns: “Só quem tem problemas graves procura um psicólogo”; “Ir ao psicólogo é um sinal de fraqueza”; “Psicologia é apenas para resolver problemas emocionais”; “A terapia é apenas para pessoas que querem mudar quem são”

Mas então quando buscar ajuda de um psicólogo?

A psicoterapia desempenha um papel crucial no desenvolvimento da inteligência emocional, uma habilidade fundamental para o bem-estar e a eficácia na vida pessoal e profissional. Inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar nossas próprias emoções, bem como de entender e influenciar as emoções dos outros.

Durante a psicoterapia, os indivíduos têm a oportunidade de explorar e refletir sobre suas emoções em um ambiente seguro e estruturado. Este processo ajuda a identificar padrões emocionais, entender suas origens e aprender maneiras mais saudáveis de lidar com eles. A psicoterapia oferece ferramentas e técnicas para melhorar a autorregulação emocional, aumentar a empatia e fortalecer as habilidades de comunicação.

Portanto, buscar a terapia sem nenhuma questão aparente vai ser uma forma preventiva de adoecimento e maior autoconsciência de si mesmo. Quando nos entendemos melhor, somos capazes de enfrentar desafios com mais clareza e confiança, evitar armadilhas emocionais e construir relacionamentos mais saudáveis. 

E quais sinais que já indicam a necessidade de uma intervenção psicológica?

São muitos os sintomas que podem indicar a necessidade de buscar apoio profissional, podemos citar alguns mais comuns que já sinaliza o adoecimento mental:

Alterações Significativas no Humor: 

Mudanças extremas ou persistentes no humor, como sentimentos constantes de tristeza, irritabilidade ou euforia.

Dificuldades no dia a dia: 

Se você está enfrentando dificuldades para realizar atividades cotidianas, como trabalho, estudo ou tarefas domésticas, isso pode indicar que a ajuda psicológica é necessária.

Sentimentos de Sobrecarregamento: 

Sensação constante de estresse, ansiedade ou sobrecarga emocional que não melhora com o tempo.

Problemas relacionamentais: 

Conflitos persistentes em relacionamentos pessoais ou profissionais que parecem impossíveis de resolver sozinho podem beneficiar da intervenção de um profissional.

Sintomas físicos sem causa médica aparente: sintomas físicos como dores de cabeça, fadiga ou problemas digestivos que não têm uma causa médica identificável podem estar relacionados a questões emocionais e podem ser abordados na psicoterapia.

Sentimentos de desesperança ou pensamentos negativos: 

Pensamentos constantes de desesperança, inutilidade ou autocrítica intensa podem ser sinais de que a ajuda psicológica é necessária para lidar com essas emoções.

Experiências traumáticas ou eventos estressantes: 

Se você está lutando para lidar com eventos traumáticos ou estressantes, como perdas, acidentes ou mudanças significativas, a terapia pode ajudar a processar esses eventos de forma saudável.

São sinais de que existe uma necessidade de buscar intervenções profissionais. Se você se identificou, ou se quer trabalhar de forma preventiva, o psicólogo pode te ajudar.

E para celebrar o nosso dia, nesta terça-feira 27, aconteceu a confraternização dos psicólogos e o lançamento da Confraria: Conexão Psi. 

Porque a psicologia torna a transformação possível!

Daniela Veríssimo é psicóloga 

daniela-psi@hotmail.com 

@danielaverissimopsi

Related posts

Vivendo com emoções

Desorientação e saúde 

Empoderamento Feminino no Dia Internacional da Mulher