Início » Recursos hídricos, arborização e coleta seletiva pautam propostas de candidatos

Recursos hídricos, arborização e coleta seletiva pautam propostas de candidatos

Série do Agora detalha planos de Gleidson e Laiz para o meio ambiente 

by JORNAL AGORA

Matheus Augusto

Em meio à crescente de incêndios pelo país, também aumenta a preocupação com o meio ambiente. Na quinta reportagem especial sobre o plano de governo dos candidatos a prefeito de Divinópolis, o Agora detalha as propostas de Gleidson Azevedo (Novo) e Laiz Soares (PSD) para a área. 

Gleidson

Na abertura do tópico, a chapa à reeleição cita a necessidade de fortalecer o bem-estar dos cidadãos.

— O Plano de Governo Municipal para o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas visa promover ações integradas e sustentáveis para proteger o meio ambiente, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Divinópolis — aponta. 

Dentre as propostas, a proteção e conservação de áreas naturais, com a expansão das áreas já existentes (Parque da Ilha, Mata do Noé, margens do Rio Itapecerica e outros). Está prevista, ainda, a reforma da Casa Verde do Parque da Ilha, a implementação de um programa de reflorestamento em áreas degradadas e a criação de corredores ecológicos. 

No âmbito hídrico, Gleidson propõe as seguintes iniciativas:

  • Proteção de Nascentes: Identificar e proteger nascentes e cursos d’água; 
  • Uso Eficiente da Água: Promover campanhas de conscientização para o uso racional da água; 
  • Saneamento Básico: Garantir que a Concessionária de água e esgoto (Copasa) cumpra o prazo para o tratamento de esgoto.

A atual Administração, caso seja reeleita, se compromete com o incentivo à instalação de painéis solares em prédios públicos e com a implementação de programas de eficiência energética nas instalações municipais.

Outro subtema abordado é a gestão da limpeza urbana e de resíduos sólidos. A ideia é ampliar o programa de coleta seletiva, incentivar a criação de cooperativas de reciclagem para expansão dos pontos de coleta de reciclagem e  promover campanhas de conscientização sobre o consumo consciente e o descarte sustentável. A valorização dos catadores, a compra de novos equipamentos e a disponibilização de contêineres para coleta em pontos sensíveis da cidade também estão em pauta. 

É previsto também a continuidade do diálogo com o consórcio responsável por articular uma nova solução para o tratamento de resíduos sólidos, “de forma adequada, garantindo a vantajosidade para a cidade e seus cidadãos”.

No aspecto mobilidade, duas ações constam no plano de governo:

  • Ciclovias: Construir e ampliar a rede de ciclovias para incentivar o uso de bicicletas. 
  • Transporte Público: Modernizar a frota de ônibus com veículos menos poluentes e promover o uso de combustíveis alternativos.

Em relação ao clima, o atual mandatário se compromete com o desenvolvimento de um Plano de Ação Climática para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a instalação de sistemas de monitoramento climático em prevenção a eventos extremos e o fortalecimento da infraestrutura de drenagem urbana e áreas verdes. Para conscientização, estão previstos programas educativos em escolas e comunidade, fortalecimento dos conselhos ambientais e incentivo de projetos comunitários de sustentabilidade. 

No que tange à gestão público, a chapa criou um tópico focado na gestão de processos, com a otimização do sistema de aprovação de alvarás, liberação do certificado de acessibilidade, modernização dos processos de fiscalização e emissão de alvarás, elaboração do Novo Plano Diretor e atualização de georreferenciamento.

Sobre cuidado animal, estão previstos:

  • Ampliar os números de castrações; 
  • Fazer a agenda pública do castramóvel, implantando fila única;
  • Criar programas de adoção de animais;
  • Estabelecer parcerias público privadas com Ongs e Instituições de Ensino para a proteção animal; 
  • Reformar o Crevisa, dividindo entre os setores de Meio Ambiente (castração e cuidado animal) e Saúde (controle de doenças transmitida por animais, etc); 
  • Oferecer um canal de acesso para denúncias de animais de grande porte soltos na cidade.

Por fim, a candidatura detalha ações voltadas à manutenção urbana e rural. O objetivo é aprimorar os serviços de tapa buraco, limpeza e manutenção de praças e canteiros. Uma das medidas é a definição de uma equipe própria para a manutenção de pinturas, academias ao ar livre, fontes decorativas, brinquedos nas praças e demais equipamentos públicos, além de concluir a substituição das luminárias por LED na cidade.

Laiz

Em seu plano de governo, Laiz se compromete com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

— O objetivo é criar um ambiente urbano e rural mais saudável, resiliente e sustentável, preparando Divinópolis para enfrentar os desafios ambientais do futuro e garantir um legado de preservação para as próximas gerações — afirma. 

A chapa espera contratar uma equipe de especialistas para revisar o contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para eventuais ajustes de cláusulas. É esperado, ainda, a realização de um mapeamento das áreas com sistema de saneamento deficitário para planejamento e execução de obras de saneamento. O terceiro tópico prevê um estudo para a despoluição do Rio Itapecerica, através de consultorias ambientais. Para a coleta seletiva, Laiz se compromete com a ampliação da cobertura do serviço, fortalecendo a parceria com catadores e associações com suporte técnico e financeiro. 

Outros tópicos são:

  • Criação de Estações de Ecopontos: facilitar a entrega voluntária de resíduos recicláveis e combater o descarte irregular;
  • Ampliar o Programa de Educação Ambiental e Cultura Sustentável: sensibilizar a população e formar cidadãos conscientes sobre a importância da preservação ambiental;
  • Incentivo à Produção e Utilização de Energia Solar: criar incentivos fiscais e subsídios para a instalação de sistemas de energia solar em residências e empresas.

A candidata propõe a abertura de um local para o atendimento a animais de rua, com um local adequado para resgate, recuperação, castração, identificação, vacinação, vermifugação e encaminhado para adoção. O planejamento contempla a criação do Parque Municipal Cruz de Todos os Povos, com áreas de lazer, trilhas ecológicas e espaços para atividades culturais e esportivas. 

Reforçar a fiscalização da limpeza de lotes e controle de pragas, visando a prevenção de problemas de saúde pública.

Também estão previstos: 

  • Mapear áreas verdes e monitorar a qualidade ambiental: usar esses dados para fortalecer a fiscalização e implementar ações imediatas para proteger a sustentabilidade do município;
  • Criação do  Plano Municipal de Resiliência Climática: o plano abordará aspectos como gestão de recursos hídricos, infraestrutura verde e práticas sustentáveis;
  • Proposta de meio ambiente para a zona rural: promover práticas ambientais sustentáveis e melhorar a qualidade de vida no campo;
  • Avaliar a possibilidade da criação da Represa do 48: criar um grande reservatório hídrico para garantir o abastecimento de água na cidade.

Uma das propostas de Laiz é a criação do IPTU Verde, “oferecendo redução no imposto para moradores que adotem práticas como separação do lixo, plantio de árvores e instalação de telhados verdes”. Outro compromisso é a construção dos planos municipais de arborização e resíduos sólidos, prezando pelo aumento da cobertura vegetal no município e o gerenciamento eficiente da coleta, tratamento e disposição final de resíduos. 

Em seus dois últimos tópicos para a área, a candidata espera, dentro de quatro anos, aumentar a cobertura da coleta seletiva para 100% da cidade, além de estudar a criação de uma usina de biogás no aterro municipal ou outras soluções tecnológicas para o tratamento de resíduos, com participação popular.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00