Início » Projeto da Uemg abre inscrição para mulheres obesas que desejam emagrecer

Projeto da Uemg abre inscrição para mulheres obesas que desejam emagrecer

Segundo a PNE, 62,6% das mulheres brasileiras estão obesas

by JORNAL AGORA

Da Redação

Estão abertas inscrições gratuitas para mulheres obesas que desejam perder peso, com treinamento físico supervisionado na academia de musculação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Campus Divinópolis. A pesquisa tem como objetivo identificar se há relação entre o horário da realização do exercício e a perda de peso muscular. 

O projeto está em busca de 60 mulheres que desejam contribuir para a pesquisa, bem como promover melhorias na sua saúde.

Projeto 

O projeto tem agente social no combate à gordofobia e aos preconceitos impostos pela sociedade. As mulheres que se disporem a participar da pesquisa terão monitoramento físicos em todas as atividades, auxiliando na execução correta dos exercícios e na perda eficiente de peso. 

As voluntárias que se inscreverem, passarão por exames para identificar os efeitos fisiológicos e metabólicos. Para obter os resultados será preciso que elas executem algumas atividades físicas focadas no tratamento da obesidade em horários diferentes, entre manhã e noite. 

—Como objetivo social, e ajudar as participantes a se atentarem ao cuidado à saúde, iniciará com o Start e adesão a prática de atividade física (sendo um componente importante para a manutenção da saúde). Além disso, a equipe é preparada para o acolhimento dessa população, evitando um ambiente que chamamos de “obesogênicos”, cujo estão relacionados aos preconceitos da obesidade. Assim, estamos preparados para o cuidado envolvendo aspectos psicossociais também — diz a orientadora do projeto Camila Brandão. 

Ao fim do projeto, os pesquisadores vão confirmar ou descartar a hipótese de que o horário escolhido para se exercitar interfere nos resultados. Além de conseguirem identificar os demais problemas que afetam as voluntárias durante a perda de peso. 

Manhã ou à noite? 

Estudos recentes realizado nos Estados Unidos, apontam que o melhor horário para fazer atividade física e potencializar o aumento da perda de gordura é das 7h às 9h. Com isso, o projeto visa identificar se as pesquisas recentes são adaptáveis às mulheres com que enfrentam problemas de saúde. 

No entanto, há variáveis significantes para a obtenção do resultado  por parte de cada indivíduo. Segundo a orientadora do projeto, um dos fatores que é necessário se atentar durante as pesquisas é a idade da mulher. 

—A idade pode ser um influenciador, pois estamos estudando aspectos fisiológicos e metabólicos, e o processo de envelhecimento influencia sobre isso, incluindo o aspecto do ciclo menstrual— explica Camila. 

De acordo com Camila, há estudos que mostram que pessoas com obesidade, possuem uma preferência por atividades noturnas, como se fosse um Cronotipo noturno que  pode influenciar sobre as respostas metabólicas, esse Cronotipo aponta que dependendo horário da realização do exercício, pode responder melhor quanto a alguns efeitos. 

—Por exemplo: o exercício realizado mais no final do dia pode melhorar o desempenho aeróbio. Nossa hipótese é que o exercício físico, realizado à noite, propiciará melhora metabólica relacionado ao metabolismo da glicose e quebra de lipídios (propiciando maior utilização de gorduras, como fonte de energia corporal)— reforça a pesquisadora. 

Obesidade no Brasil 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves hoje em dia. A estimativa é de que em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso e 700 milhões de pessoas com obesidade. 

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, resultante de um balanço energético positivo, ou seja, quando há maior consumo calórico em relação ao gasto energético. As causas da obesidade são diversas e incluem fatores ambientais, comportamentais, genéticos, entre outros, o que a torna uma doença multifatorial.

—Podemos dizer que um fator muito importante é o estilo de vida, associada ao consumo de nutrientes mais calóricos (vinculados a fast-foods, por exemplo), aumento do sedentarismo e comportamento sedentário (por não realizar atividade física), e desenvolver atividades laborais mais sentados— aponta Camila

Predisposição feminina? 

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNE), 62,6% das mulheres são obesas ou sobrepeso no Brasil, os dados implicam que as mulheres tendem a ter predisposição no ganho de gordura do que os homens. Isto porque elas  tendem a ter mais massa gorda do que massa magra proporcionalmente, do que os homens. O acúmulo de gordura vem da concentração de tecido adiposo nas regiões do abdômen, quadril e coxas.

As mulheres apresentam mais dificuldade na perda de peso devido a oscilação hormonal ao longo do mês, esse fator que contribui para que as mulheres ganhem peso mais facilmente do que os homens.  Além disso, o gasto calórico dos homens em uma hora de atividade aeróbica intensa é maior do que o das mulheres, mesmo considerando a mesma altura, peso e idade. 

De acordo com a última pesquisa da Camila Brandão, em “Aptidão cardiorrespiratória em mulheres em diferentes fases do ciclo menstrual”, as fases hormonais da mulher podem ser utilizadas para melhorar o desempenho durante a realização dos exercícios. 

—Permitiu-se melhorar os aspectos do delineamento do estudo, como por exemplo: definir em qual fase menstrual seria o mais adequado para iniciarmos o estudo. Bem como, o ciclo menstrual pode influenciar nos aspectos de saúde da mulher, que está relacionado ao sistema fisiológico e que a obesidade, considerada doença neuroendócrina, pode influenciar também— reforça a orientadora. 

Academia na Uemg

Há um ano atrás, a unidade em Divinópolis apresentava o projeto de reforma no campus de R$ 2 milhões, com uma planta ampla para modificar todos os blocos e estruturar a universidade. 

Em uma das plantas tinha o plano de elaborar uma academia educacional para promover projetos de pesquisa e extensão, bem como proporcionar um ambiente acadêmico aos estudantes do Curso de Educação Física realizarem suas atividades práticas. 

O curso de Educação Física conquistou neste ano, a reforma do espaço e aquisição de equipamentos para a academia de musculação, que foi criada para o desenvolvimento das aulas, atividades de extensão e pesquisa.

—A academia foi uma conquista e tanto à comunidade acadêmica, ela possui todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento desta pesquisa em questão, como de outras. Atualmente, ela está aberta à comunidade por meio de projetos de pesquisa e extensão — aponta a orientadora. 

O projeto de pesquisa disponibiliza acesso amplo às voluntárias de forma eficiente e funcional de forma gratuita, contribuindo para o fomento da saúde na cidade. 

As interessadas devem entrar em contato pelo (37) 9 9992-9665 e manifestar o interesse. As atividades serão realizadas no laboratório da Uemg, à  avenida Paraná, 3001 – Jardim Belvedere I, Divinópolis – MG. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00