Início » Divinópolis já contabiliza 16 denúncias eleitorais 

Divinópolis já contabiliza 16 denúncias eleitorais 

Dados são do ‘Aplicativo Pardal’; chefe de cartório explica restrições

by JORNAL AGORA

Ígor Borges

Em meio ao período eleitoral, diversas denúncias quanto às propagandas irregulares chegam à Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2024, essas práticas são denunciadas por meio do ‘Aplicativo Pardal’.

De acordo com informações atualizadas pelo aplicativo, o país tem 20.953 denúncias de propagandas eleitorais irregulares nas campanhas de 2024. Minas Gerais contabiliza 2.386 casos.

O chefe de cartório da 102ª Zona Eleitoral, Claiton Moreira, explica nesta reportagem o que pode ou não, durante o período.

Números

Segundo dados do aplicativo, em Divinópolis, 16 denúncias de propagandas irregulares foram computadas e é o município com mais registradas na região. Depois, vem Itaúna, com 14 denúncias e Oliveira, com 10 registros.

Veja como está a situação em outras cidades da região:

  • Itapecerica: 7 denúncias;
  • São Sebastião: 5;
  • Carmo do Cajuru: 4;
  • Pará de Minas e Formiga: 3;
  • São Gonçalo do Pará, Arcos e Nova Serrana: 2;
  • Leandro Ferreira: 1.

Em todo o estado, Uberlândia tem 202 denúncias e é a cidade com maior incidência, à frente até mesmo de Belo Horizonte, com 140.

Divinópolis

O chefe de cartório da 102ª Zona Eleitoral, Claiton Moreira, fala sobre as denúncias que chegaram até o momento.

— O que chegou aqui para a gente foi propaganda adesiva em poste, adesivo pregado em parede de residências e imóveis residenciais — relatou.

Moreira reforçou que as denúncias são feitas por meio do ‘Aplicativo Pardal’. 

— Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo no celular ou no tablet.  Porém, para fazer essa notícia de regularidade, é necessário que a pessoa se identifique com o CPF dela. Esse dado ficará sob sigilo, mas sem essa identificação a pessoa não consegue efetuar a notícia de regularidade — explicou.

Por fim, o chefe da 102ª Zona Eleitoral relata que, junto a denúncia, a pessoa apresente uma prova da irregularidade, que podem ser fotos ou áudios, por exemplo.

— Chegando aqui na Justiça Eleitoral, a gente faz uma filtragem preliminar. Após isso, o procedimento é encaminhado para o juiz eleitoral, para que no exercício do poder de polícia tome as medidas. Se houver irregularidade, ele determina a retirada dessa publicidade — afirma.

Aplicativo Pardal

O Pardal é um aplicativo para realização de denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais no Brasil. O app, disponível gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis, encaminha as demandas ao Ministério Público Eleitoral para apuração. 

Irregularidades como a compra de votos, o uso da máquina pública, o abuso de poder (político ou econômico), o uso indevido de meios de comunicação social, os crimes eleitorais e as propagandas irregulares podem ser denunciadas.

De acordo com o TSE, qualquer pessoa pode denunciar (de forma anônima ou não), no entanto, é necessário ter provas, como fotos, áudios ou vídeos. 

— Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da denunciante ou do denunciante, mas, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis. Trata-se de um sistema que fortalece a participação popular e a transparência do pleito — explica o Tribunal Eleitoral.

Orientações

No aplicativo, também estão disponíveis orientações sobre o que pode e o que não pode no período eleitoral. São informações sobre utilização de alto-falantes e amplificadores de som, uso de camisetas, carros de som e trio elétrico, adesivos em automóveis, jornais e revistas, distribuição de material gráfico, vias públicas, comícios, entre outros assuntos.

Conforme o TSE, candidatos podem  usar bandeiras, adesivos e alto-falantes, bem como distribuir santinhos e realizar carreatas e comícios para divulgar seus currículos e propostas. 

Disputa justa

Uma série de determinações precisam ser respeitadas. 

— A regulamentação das propagandas tem como objetivo impedir o abuso do poder econômico e político e preservar a igualdade entre as candidatas e os candidatos — ressalta o TSE. 

Confira as principais restrições, conforme a Resolução nº 23.610/2019 sobre as condutas vedadas para a propaganda eleitoral nas ruas: 

  • É vedada a utilização de trios elétricos em campanhas eleitorais, exceto para a sonorização de comícios.
  • São vedadas, na campanha eleitoral, a confecção, a utilização e a distribuição por comitê, por candidata e por candidato – ou com a sua autorização – de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem à eleitora ou ao eleitor. 
  • Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum, inclusive em postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados. 

Os candidatos também não podem promover propagandas que perturbem o sossego público, com desordem ou uso de instrumentos sonoros, sinais acústicos ou fogos de artifícios. 

Por fim, também é proibida a propaganda por meio de outdoors, inclusive eletrônicos, assim como a utilização de engenhos ou de equipamentos publicitários ou ainda de conjunto de peças de propaganda, justapostas ou não, que se assemelhem ou causem efeito visual de outdoor.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00