Setembro terá temperatura de até 5°C acima da média

Da Redação

Uma nova onda de calor irá atingir Minas Gerais com predominância também para a região Centro-Oeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas começam a subir hoje, 03 e permaneceram por todo mês, variando entre 20°C até possivelmente 37°C. No entanto, o calor predomina durante a tarde, entre 12h até às 18h, e com o pôr do sol, vêm as noites com queda de 10°C de temperatura. 

Um dos alertas meteorológicos para este período, é o alerta vermelho, que simboliza a baixa umidade do ar e baixa precipitação, perdurando os dias de secas na região. Segundo Inmet, a umidade do ar pode atingir médias menores de 12% e máxima de 60%. 

Previsão do tempo

Não há previsão de chuva para esta semana. O sol aparece com algumas nuvens na parte da manhã. As temperaturas variam entre 17º e 36º, entre terça-feira e sexta-feira. A umidade relativa do ar fica entre 15% e 40%. 

Os divinopolitanos devem se preparar para mais um dia de intenso calor nesta quinta-feira, 5. As temperaturas devem variar entre 17° e 36 °, o dia mais quente para os próximos 15 dias de setembro.

Período de seca

Mesmo com as ondas de calor e as temperaturas elevadas, a cidade não tem previsão de chuvas ou sinais de precipitação por perto na região. De acordo com Inmet, as secas podem ser produtivas para a colheita de milho e trigo, porém ao mesmo tempo, podem prejudicar nas lavouras de trigo em período de enchimento de grãos em Minas Gerais. 

Tipos de alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas meteorológicos em três níveis de gravidade: amarelo, laranja e vermelho: 

Amarelo: Indica perigo potencial, ou seja, um evento meteorológico pode acontecer nas próximas 120 horas. 

Laranja: Indica perigo nas próximas 72 horas. 

Vermelho: Indica grande perigo, com  fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. 

Alerta Vermelho 

O Inmet emitiu um alerta vermelho neste domingo, 1º, para indicar perigo do clima. É apontado quando condições do clima podem interferir na integridade e saúde do ser humano. Este é o caso de previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Segundo o Instituto, o aviso é para hoje entre às 13h e 17h, quando umidade relativa do ar estará abaixo de 12%.
A combinação de tempo seco e quente deve persistir, sem expectativa de chuvas até o possivelmente o início da primavera, dia 22 de setembro.


Com o início da primavera, a tendência é de que as temperaturas aumentem gradativamente, diferente de agosto, o mês de setembro chega com previsões quentes para os próximos 15 dias. O que reforça a necessidade de cuidados especiais por parte da população para lidar com os efeitos do tempo seco. 

Riscos à saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com riscos notáveis para a saúde.  

Alguns sintomas que podem ser desenvolvidos ou agravados, quando atingem níveis inferiores a 30%, são: irritação das vias aéreas, crises de bronquite asmática, sinusite e rinite alérgica e dores de cabeça. 

Além de causar ressecamento das mucosas gerando sangramentos nasais e desconforto na garganta, prejudicando a qualidade de vida, principalmente em crianças e idosos, que são mais suscetíveis a essas complicações.

A desidratação também é uma preocupação, já que a transpiração não evapora de maneira eficiente, levando à perda de líquidos e sais minerais essenciais. A OMS recomenda cuidados redobrados durante períodos de baixa umidade, como a ingestão de bastante água, uso de umidificadores e a hidratação da pele, para minimizar os efeitos negativos dessa condição.

Setembro 2023

Segundo o balanço geral do Inmet, o mês de setembro de 2023 conquistou uma média de 2,4° C acima das temperaturas esperadas durante os 30 dias. Em Belo Horizonte, chegou a ter uma máxima de 38°C no dia 23, um dia após a chegada da primavera. Uma das preocupações dos meteorologistas é que neste ano, o mês também seja predominante entre as ondas de calor, permanecendo dias quentes e secos. 

Este aumento significativo nas temperaturas reflete o impacto do fenômeno climático El Niño, que tem intensificado as máximas globais ao longo dos últimos anos, afetando consequentemente 2024. 

El Niño

O fenômeno climático El Niño, também conhecido pelo fenômeno responsável pelas enchentes do Rio Grande do Sul, é um padrão climático natural associado ao superaquecimento da superfície do oceano. De acordo com especialistas, as atividades humanas intensificam o fenômeno.

Com o El Ninõ, as regiões do país se agravam. Como as secas do Norte e Nordeste, a ocorrência forte de chuvas no Sul e as mudanças nos padrões de temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo a ocorrência de eventos extremos. 

Onda de calor

A grande massa de ar seco que castiga o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país traz temperaturas de até 5 ºC acima da média para o mês de setembro. 
Ainda segundo o Climatempo, o mês de setembro de 2023 foi o mês mais quente do ano, isto porque o nono mês teve recorde mensal de temperatura da superfície mais alta, afetando todo planeta. 

Como se proteger do calor?

As principais recomendações para se proteger do calor estão ligadas à hidratação. Beber bastante água e comer refeições leves e frias mais vezes ao dia estão na lista. Além disso, manter a casa fresca e tomar banhos mais frios é uma boa alternativa.

Evitar aglomerações e exercícios físicos das 12h às 17h também é recomendado, assim como o uso do soro fisiológico nos olhos e narinas. Por fim, é essencial o uso do chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar ao sair de casa.

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas