Dorival estreia hoje contra o Equador pelas Eliminatórias 

Ígor Borges

O Brasil volta a jogar pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 diante do Equador. A partida está marcada para às 22h de hoje, no Couto Pereira (Curitiba), e é válida pela 7ª rodada.

Esse é o primeiro jogo nas Eliminatórias com o comando técnico de Dorival Júnior, que por sua vez, quer um time com mais velocidade e mobilidade para o confronto. 

O Brasil é o 6º colocado até então, com sete pontos de 18 disputados, e vem de três derrotas consecutivas, contra Argentina, Colômbia e Uruguai.

Confronto

A partida de hoje, às 22h, marca a estreia de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira nestas Eliminatórias. O adversário é o Equador, que está na 5ª posição, com oito pontos e vem de uma sequência de cinco jogos sem perder. 

A única derrota dos equatorianos foi diante da Argentina, na 1ª rodada, por 1×0. Porém, a equipe começou a competição com três pontos a menos, devido à uma punição.

O Brasil vem de três derrotas seguidas, ainda sob o comando de Fernando Diniz. Ao todo, a Seleção teve apenas duas vitórias e um empate. 

Provável escalação

Durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira, 5, Dorival não confirmou a equipe titular, porém, deu indícios que o time que vem treinando deve ir à campo.

A escalação treinada foi: Alisson, Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr. e Endrick.

Dorival cobrou da equipe que começar o jogo, velocidade e mobilidade. 

– Estamos ainda com uma ou duas definições para hoje, basicamente a mesma equipe que trabalhamos ontem, com uma marcação forte e saída em velocidade. Precisaremos ter troca de passes com velocidade e dinâmica, mobilidade dos homens de frente para alcançar a última linha adversária e fazer movimentos em profundidade que tragam desconforto ao adversário – disse Dorival.

O técnico ainda previu que o jogo será difícil

– Será um jogo complicado, não esperem um jogo tranquilo, o Equador fez uma grande Copa América, jogo parelho contra a Argentina. Podem esperar um jogo de bom nível, espero que façamos jogos melhores em relação ao que fizemos anteriormente – frisa.

Tabela

A Argentina lidera as Eliminatórias até o momento, com 15 pontos, seguida do Uruguai, com 13, e da Colômbia, com 12.

Até o fechamento desta reportagem, a tabela estava da seguinte forma: 

Foto: Reprodução/Conmebol

Como a Copa do Mundo de 2026 será disputada por 48 seleções, o número de vagas para a América do Sul também aumentou. 

As seis primeiras seleções vão diretamente para a Copa, que será disputada no México, Canadá e Estados Unidos. Já a 7ª colocada, disputa uma repescagem para tentar uma vaga no torneio.

Cortes e convocados

Três peças convocadas para os jogos contra o Equador e Paraguai foram cortados por lesão. O primeiro deles, foi o lateral Yan Couto (Borussia Dortmund), que foi substituído por William (Cruzeiro).

Nesta semana, quem se lesionou e foi cortado da seleção foi o atacante Savinho (Manchester City). Para seu lugar, Dorival chamou Lucas Moura (São Paulo), que volta à seleção depois de seis anos.

Por fim, Pedro (Flamengo) foi quem sofreu com uma lesão e foi cortado às pressas dos jogos. Para seu lugar, quem foi chamado foi o atacante João Pedro (Brighton), ex-Fluminense. 

O zagueiro Militão também foi cortado nesta quinta durante um treinamento. Ele teve lesão muscular. Até o fechamento desta matéria por volta das 17h, Dorival não havia anunciado seu substituto. 

Veja a lista dos convocados:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
  • Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), João Pedro (Brighton), Lucas (São Paulo) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Paraguai

O próximo adversário do Brasil é o Paraguai. A partida está marcada para a próxima terça-feira, 10, em Assunção. Até o momento, a seleção paraguaia é a 7ª colocada na competição. 

Related posts

Minas tem representantes no Brasileiro de Futsal escolar

Cruzeiro cai em chave com Corinthians na Copa Feminina 

Semifinais da Copa Divinópolis acontecem neste fim de semana