Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão

Reprodução

Da Redação

Em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira, 11, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) disse que o horário de verão “pode ser uma boa alternativa”. A declaração veio após a crise climática deixar o setor de eletricidade em alerta.

A situação das estiagens vem preocupando o abastecimento de energia no país. Dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, afirma que a estiagem deste ano, é a mais extensa e severa já vista no Brasil, superando a de 2015.

Apesar do cenário preocupante, o vice-presidente afirmou na declaração de hoje, que “não vai faltar energia, mas nós precisamos todos ajudar”. Ainda de acordo com a declaração, Alckmin também aconselhou sobre medidas que o próprio brasileiro pode fazer. 

— Horário de verão pode ser uma boa alternativa para você poupar energia. Campanha para economizar energia [é outra alternativa], você procurar evitar desperdício, ajuda também. Você tem várias alternativas — explicou.

Também na semana passada, Alckmin já havia comentado que não haveria riscos de falta de energia no país, mesmo após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), alertar sobre o nível dos reservatórios continuarem reduzidos até o final de novembro.

Estratégia

O horário de verão tem como  principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora. 

Em setembro do ano passado, o Ministério de Minas e Energia (MME), emitiu um relatório que dizia não ser necessária a adoção do horário de verão. 

O método é utilizado em vários países do mundo e tem como objetivo diminuir o consumo de energia elétrica. Com o adiantamento de uma hora, as pessoas e empresas podem encerrar suas atividades ainda com a luz do sol, evitando com que muitos equipamentos sejam usados ao mesmo tempo que a iluminação noturna.

Related posts

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Quatro pessoas ficam feridas em acidente perto do trevo de Perdigão