Início » Números de crimes violentos caem mais de 20% na região

Números de crimes violentos caem mais de 20% na região

Dados se referem ao ano de 2023 comparado ao de 2022; estatística foi publicada no Anuário de Segurança Pública de Minas 

by JORNAL AGORA

Lucas Maciel

Dados, análises e informações referentes a crimes que envolvem a segurança pública do estado no ano de 2023 foram divulgados no início deste mês, com a publicação feita pelo Governo do Estado do Anuário de Segurança Pública de Minas Gerais. 

O documento apresenta estatísticas detalhadas de crimes que envolvem a segurança pública em regiões de Minas, bem como análises geoespaciais de ocorrências, perfil de vítimas e autores, meios utilizados, motivações, entre outros. 

A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio dos Centros Integrados de Informações da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC) e do Corpo de Bombeiros Militar e de outras áreas da Sejusp.

Os dados apresentaram informações importantes sobre a região Centro- Oeste e demonstraram uma queda nos números comparados ao ano de 2022 em alguns pontos, como no de crimes violentos, roubos, furtos e de casos de feminicídios. Por outro lado, casos de injúria racial e de acidentes de trânsito, por exemplo, tiveram um aumento considerável. 

O Agora separou os principais pontos da pesquisa que envolvem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Divinópolis. 

Crimes violentos 

O primeiro assunto abordado no anuário foi o de crimes violentos, que é um pacote que soma os registros de 13 crimes, entre eles: estupro, extorsão, homicídio, sequestro e cárcere privado.  

Os dados mostraram que o número caiu não só na região, mas em todo o estado. De acordo com o documento, houve uma redução de 12,7% nos crimes violentos no território mineiro, em 2023 comparado com 2022, com as ocorrências passando de 36.527 para 31.904. 

Na região de Divinópolis, foi constatada uma queda de 23,57%, com os números de casos caindo em 430, saindo de 1.824, em 2022, para 1.394 no ano seguinte. 

Estado 

Apesar da maior concentração desse conglomerado de crimes ser na Região Metropolitana de Belo Horizonte, correspondendo à Região Integrada de Segurança Pública 1, os números ainda apresentaram uma redução de 6,9%. 

Entre todas as 19 regiões do estado, apenas duas tiveram aumento. Mesmo assim, este foi inferior a 2%: Governador Valadares, com 0,76% e Poços de Caldas, com 1,67%.

Em todo o estado, a maioria dos crimes violentos foi feita com o uso de armas de fogo. Porém, também se notou uma importante redução de 19,5% no uso deste meio em 2023. De negativo, o que chamou a atenção foi o aumento de 37,3% no uso de oferecimento de vantagem à vítima, como uma vantagem econômica, por exemplo, para atração e prática dos delitos. Na linguagem popular, as conhecidas “rachadinhas”.

Em relação aos perfis, 57,2% das vítimas de crimes violentos são homens e 40,8% são mulheres. Em idade, foi constatado que 34,3% têm entre 20 e 29 anos e 20%, entre 30 e 39 anos. A maioria se considera parda, seguida da cor branca.

Roubos e furtos 

Outros pontos da pesquisa que demonstraram uma melhora da incidência de casos na região, comparando os dois anos, foi o de roubo e furto consumado. 

No primeiro caso, o anuário registrou uma queda de 33,72%. Em 2022, haviam sido registrados mais de 1.200 casos de roubos consumados, porém, no ano passado, o número caiu bastante, ficando na faixa dos 800 casos. 

A característica se mantém quando se analisa os números de ocorrências de furtos consumados na região. O número, que em 2022 era de 12.736, caiu mais de 12% em 2023, quando se registraram 11.198 casos. 

Feminicídios 

O dado que registrou uma maior queda no número de ocorrências foi o de feminicídios. Em 2022, a 7ª RPM foi a 5ª das 19 regiões integradas de segurança pública do estado com mais casos do crime, com 27 casos. 

No ano passado, foi registrada uma queda importante, de mais de 44%, quando, com isso, a região caiu para a 10ª posição. Ainda assim, os números são altos e a região computou 15 casos de feminicídios tentados e consumados. 

Em todo o estado, também se percebeu uma redução, com as ocorrências saindo de 370 em 2022 e registrando 352 em 2023.

Aumento

Ainda assim, não foram apenas dados positivos apresentados no anuário. Quando se analisa os casos de injúria racial, as ocorrências dobraram de um ano para o outro na região, marcando, então, um aumento de 100%: 7 em 2022 e 14 em 2023. 

Este número também cresceu no estado em proporções um pouco menores na região, mas ainda alarmantes. No ano passado foram registrados 716 casos, quase 300 a mais do que no ano anterior. 

Outro dado que ganhou destaque foi o de acidentes de trânsito, com o aumento de 736 casos: 15.819 a 15.083, registrado em 2022.

Além do anuário, a Sejusp ´prepara outros materiais referentes aos dados para divulgação nos próximos dias. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00