Justiça Eleitoral determina remoção de vídeo publicado por Laiz contra Gleidson

A Justiça Eleitoral em Divinópolis determinou a exclusão de um vídeo publicado pela candidata a prefeita, Laiz Soares (PSD). A decisão do juiz Juliano Abrantes, publicada nesta sexta-feira, 13, atende a representação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Na avaliação do magistrado, Soares impulsionou um vídeo criticando o atual prefeito e candidato à reeleição, Gleidson Azevedo (Novo), sem a devida sinalização de pagamento para ampliar o alcance do conteúdo.

Abrantes reconheceu os fatos narrados pelo MPE.

— O conteúdo do vídeo é de apenas críticas ao candidato Gleidson Gontijo de Azevedo, o que caracteriza propaganda negativa, cujo impulsionamento é vedado pelos dispositivos citados. Ademais, em momento algum, a Representada utilizou do vídeo impulsionado para promover sua candidatura — afirma na decisão.

O juiz eleitoral determinou a retirada imediata da publicação.

— (…) tendo em vista que o vídeo impulsionado, além de sua irregularidade, tem potencial para influenciar as decisões dos eleitores deste Município pois, conforme demonstrado pelo Representante, a publicação alcançou mais de 24 mil visualizações. Dessa maneira, para não acarretar desequilíbrio na disputa ao pleito municipal, a retirada do vídeo é medida que se impõe — pontua.

Laiz tem um dia para remover o conteúdo de seus perfis no Instagram e Facebook, sob multa diária de R$ 3 mil.

Em nota à imprensa, Laiz declarou que sua campanha é pautada pela legalidade e pelo respeito. Confira o posicionamento da candidata na íntegra:

Em relação à decisão liminar proferida pela Justiça Eleitoral, referente ao impulsionamento de conteúdo em minhas redes sociais, esclareço que:

O vídeo impulsionado nas minhas redes sociais contém depoimentos de uma cidadã que expressou sua opinião sobre a atual administração. A crítica política é parte fundamental do processo democrático, e defendo a liberdade de expressão como direito essencial à nossa sociedade.

Minha campanha está pautada pela legalidade e pelo respeito às normas eleitorais. Seguimos confiantes na Justiça Eleitoral.

Continuamos firmes na nossa proposta de construir uma cidade melhor, ouvindo o povo e respeitando as opiniões de todos os cidadãos de Divinópolis.

Related posts

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Quatro pessoas ficam feridas em acidente perto do trevo de Perdigão