Supere sua mente e atinja seus objetivos

Pratiquei corrida durante 4 anos de minha vida. A maior distância que percorri foi a de uma maratona, que é de 42 km 195 metros. Para completar esse percurso foi preciso treinar, passar por muitas provas e superar cada quilômetro. Em períodos de olimpíadas e paraolimpíadas, observo os atletas e os paratletas com muita admiração e respeito, pois entendo perfeitamente cada etapa que passaram para chegar à competição – e deixá-la muitas vezes sem a medalha esperada. 

Fazendo um paralelo com as situações do cotidiano, estamos constantemente enfrentando diversas provas e maratonas sem a garantia de medalhas e pódio. Com a vontade e ânsia de vencer, muitas vezes queremos pular etapas e esquecemos de valorizar passos, treinos e provas menores, que são extremamente importantes para atingir o objetivo. 

Assim como no esporte, é preciso contar com o outro, seja ele seu par ou treinador, ou seja, ter um alguém que você confie para te dar feedbacks que tragam melhorias e para apoiar quando necessário. O que não podemos nos esquecer é que na hora da competição somos nós com nós mesmos, ou seja, o resultado será de nossa total responsabilidade e o resultado que será colhido é diretamente proporcional à energia e comprometimento que foram colocados durante todo o processo.

Além disso, uma das características dos atletas bem-sucedidos é a disciplina que é fundamental para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. Disciplina é ser discípulo de seus sonhos, seja nos treinamentos, rotina ou nos desafios… fazendo o que precisa ser feito, quando precisa ser feito, querendo ou não. Então, tenha disciplina para não desistir!

É nesse ponto que a superação se torna uma palavra-chave na prática da vida. Costumo dizer que o maior desafio é superar a própria mente, com seus pensamentos limitantes, medos e inseguranças que insistem em nos provocar a todo momento.

A boa notícia é que há ferramentas que nos auxiliam a superar dificuldades e seguir rumo aos 42 km 195 metros de uma maratona ou qualquer outro desafio que se apresente. Evitar a vitimização e assumir a responsabilidade por nossas escolhas são algumas dessas ferramentas que podemos lançar ao longo da vida. 

Imagine se a judoca Rafaela Silva tivesse se vitimizado ao encarar o preconceito e a falta de apoio. O ouro certamente teria se distanciado. O paratleta Daniel Dias, em vez de focar em suas limitações, buscou novas possibilidades para poder vencer.

Superar os limites que nós mesmos nos colocamos abre portas para atingir resultados desejados. No meu caso, praticar a corrida fez testar diariamente meus limites e abrir caminho para novas maneiras de enxergar como posso fazer mais e melhor. Posso afirmar que assim tem valido para todos os aspectos da minha vida, mesmo diante de adversidades e obstáculos, como uma bolha no pé ou um desânimo momentâneo. Encontrar os gatilhos para superar as barreiras limitantes é uma prática diária, requer esforço e vontade. 

Deixo com você um desafio de 21 dias para você fortalecer sua mente.

  1. Fale somente o que você quer, somente o que deseja. Pare de falar sobre o que não quer.
  2. Assuma as responsabilidades de todos os seus resultados e questione o aprendizado quando algo não der certo.

Topa o desafio? Ah… e me conte depois o resultado. Acredito que você conseguirá efetuar mudanças importantes e significativas em sua vida, além de resultados extraordinários.

Related posts

Feedback e Liderança

O uso da linguagem como fonte para atingir resultados

Decisão: um passo fundamental para a mudança