Estado lança sistema que facilita pagamento de imposto

Da Redação 

Lançado pelo Governo de Minas, no último dia 5, um novo sistema para facilitar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O “IPVA Digital chega através da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), com o intuito de agilizar ainda mais o pagamento do imposto. 

O IPVA Digital já pode ser acessado diretamente no endereço veiculosmg.fazenda.mg.gov.br. Nele, os motoristas precisarão de menos cliques para chegar ao objetivo de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).

Ao digitar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o cidadão vai poder consultar e visualizar todos os débitos relacionados ao veículo com maior transparência e facilidade na navegabilidade, tudo em uma única tela. Além de poder visualizar e emitir os comprovantes de pagamentos de IPVA e TRLAV.

O sistema ainda é conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, que atualiza em tempo real as condições e pendências tributárias.

Dados reunidos por CPF 

Outra novidade trazida pelo “IPVA Digital” é a possibilidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos pelo CPF do proprietário. Ou seja, quem tem mais de um veículo, não precisará mais emitir as guias de pagamento separadamente. A consulta, inicialmente, estará limitada para até dez veículos.

— Agora facilitou. Como tenho dois veículos, eu ficava muito tempo no site para conseguir pagar os IPVAs e as taxas de Licenciamento. Para cada item era uma busca diferente — diz entusiasmado o servidor público Max William Queirós, que está ansioso para conhecer as funcionalidades do programa.

No site da Fazenda, o cidadão poderá autenticar o CPF pelo aplicativo gov.br e terá acesso aos extratos de débitos, status e histórico de todos os veículos registrados em seu nome, também em visualização simplificada em uma única tela.

O pagamento continua sendo possível com a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou via Pix.

Modernização 

Para o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, o novo sistema veio mesmo para facilitar as coisas para o contribuinte.  

— Antes, o proprietário tinha que procurar o débito por ano e clicar em cada item para gerar a solicitação de pagamento. Agora, conseguirá visualizar em uma mesma tela todos os extratos dos débitos do ano vigente e dos períodos anteriores e escolher quais quitar, gerando apenas uma guia de arrecadação. O contribuinte resolverá as suas pendências em poucos cliques — explica o secretário.

O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, destaca que a Secretaria de Fazenda vem, sistematicamente, buscando a inovação e facilitar a vida dos mineiros para tornar cada vez mais simples e acessíveis os serviços prestados.

Segundo Scavazza, essa é apenas a primeira etapa do projeto IPVA Digital.

— Em breve, serão incorporadas novas funcionalidades para melhorar ainda mais esse sistema que atende a milhões de proprietários de veículos no estado de Minas Gerais — enfatiza.

Essa primeira versão do “IPVA Digital” contempla as pessoas físicas. Em um segundo momento, será estendida às  pessoas jurídicas.

Facilidade 

Para Max William, que tem registrado em seu nome um carro e uma motocicleta, um site mais intuitivo e de fácil navegação trará mais conforto e comodidade, uma vez que diminui as chances de erros durante os pagamentos do IPVA e da Taxa de Licenciamento.

— Às vezes, as buscas complicadas nos sites nos levam a erros. Se deixarmos passar um débito em aberto, por exemplo, a gente fica devendo o imposto e nem se dá conta. O site tem que ser de fácil navegabilidade, intuitivo, funcional para todos e não somente a quem tem facilidade com as tecnologias — comenta.

CRLV 2024 

Vale lembrar que em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 começou a ser exigido a partir deste mês. Para obter o documento, o proprietário precisa estar em dia com todos os débitos relacionados ao veículo, como o IPVA, a TRLAV e eventuais multas.

Related posts

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis

Com vagas para Divinópolis e região, ‘Trilhas de Futuro’ abre inscrições 

Indústria cria menos vagas de trabalho, mas paga salários mais altos