Feira de Profissões Uemg 2024 já tem data 

Da Redação 

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) unidade Divinópolis abriu as inscrições para participação das escolas e dos visitantes individuais na Feira de Profissões 2024. O evento vai ser realizado na própria universidade, no dia 9 de outubro. 

Para participar, o interessado deve acessar o link https://forms.office.com/r/QpTSzAJzKj para preencher o formulário com 11 perguntas. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 30, às 23h59. No caso das escolas, será permitido fazer apenas uma única inscrição, indicando quantos alunos participarão das atividades da Feira. 

O público-alvo são estudantes dos anos finais do ensino médio e pessoas interessadas na formação superior e em ingressar na unidade de ensino. Durante o dia 9, a feira será dividida em dois turnos de visitação, sendo o primeiro começando às 7h até às 11h. O segundo horário de visitação tem início às 13h e termina no final do dia às 17h.

Feira 2024

O evento objetiva a integração da universidade com a comunidade externa, por meio da apresentação das atividades e carreiras profissionais dos cursos ofertados na unidade, e oferecerá atividades integradoras presenciais nas seguintes modalidades: oficinas, minicursos, exposições, visitas guiadas e estande de profissões. As apresentações são das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. 

A realização é do Diretório Acadêmico (DA) da unidade e recebe apoio do Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi), do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud) e do Portal EmRedes.

A professora e coordenadora de extensão da Uemg Divinópolis, Janaina Visibeli, explicou ao Agora como a feira pode desempenhar um papel muito importante, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população. 

Ao abrir a Uemg, cria-se uma oportunidade para que as pessoas entendam como funciona a universidade, quais são as formas de ingresso e como elas podem aproveitar ao máximo este espaço que é gratuito e muitos não sabem. Desde a última edição, alunos que participaram das mostras de profissões se interessaram pelas atividades desenvolvidas e, por consequência, entraram para o corpo discente. 

Além disso, a professora ainda destacou que durante a última exposição, a universidade precisava que todos voltassem sua atenção para os problemas enfrentados e que passavam por um momento de ameaça a paralisação. Com isso, o espaço aberto à comunidade, pode servir como uma forma de divulgar sobre o engajamento de todos os estudantes e trabalhadores, que reivindicavam por melhorias. 

— Na feira, a Uemg Divinópolis se abre para que a comunidade, especialmente estudantes da nossa região, conheçam a unidade, os diferentes cursos e áreas do conhecimento. Porque sabemos que isso ajuda na escolha do curso superior — reforçou.

Inscrições de visitantes individuais 

Para quem desejar participar como visitante individual, o interessado deve enviar um email de inscrição para a assessoria de comunicação através do e-mail comunicacao.divinopolis@uemg.br, com as seguintes informações: nome completo, telefone e horário da visitação, nos períodos da manhã, 7h às 11h, ou da tarde, 13h às 17h. 

Edição de 2023

Na primeira edição, que aconteceu no último ano, a Feira de Profissões foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro. Nestes dois dias, a unidade recebeu cerca de 1.200 estudantes do ensino médio de 21 escolas públicas e privadas de Divinópolis e região, como Arcos, Bom Despacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Itaúna, Pitangui e São Gonçalo do Pará.

Foram apresentadas 57 atividades, incluindo oficinas, minicursos, exposições, palestras, visitas guiadas e estandes de profissões. Além disso, as ações envolveram estudantes e professores das áreas de conhecimento como, ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e licenciaturas.

Related posts

Pé-de-Meia: entenda como a frequência do estudante influencia o pagamento

Cartões de resposta foram todos recolhidos de locais de prova

Brasil ganha 19 medalhas em competição internacional de matemática