Samu lança aplicativo para otimizar atendimentos urgentes

Da Redação

O Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) lançou ontem o aplicativo ‘Ligue 192 Voip’ para otimizar o atendimento dos pacientes e evitar falhas técnicas nas linhas telefônicas. O anúncio do aplicativo foi feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), durante a Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (Acasp), na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid).

‘Ligue 192 Voip’

O aplicativo foi criado para corrigir problemas em ligações extraviadas que dificultavam o processo de acolhimento das demandas. De acordo com o Samu, recorrentemente chegavam reclamações sobre a falha técnica de operadoras, gerando transtornos dentro da unidade. 

O órgão também explica que houve quedas no número de acionamento pelo telefone 192. 

— Devido às várias quedas de acionamento no número, 192, que foi desenvolvido esse aplicativo para torná-lo essencial permitindo o acesso rápido à população — ressalta a assessoria de comunicação do Samu.

Com a novidade, a expectativa é que o acesso ao serviço de emergência seja imediato, sem problemas de linha telefônica ocupada ou sem sinal. Para acessar o aplicativo basta uma boa conexão de internet para garantir a solicitação pelo serviço de qualquer lugar.  

Conforme o Samu, o dispositivo atende toda região e pode ser utilizado em qualquer lugar, que a unidade de atendimento prontamente se deslocarão para o local. 

Chamada direta

A inovação ainda permite que a unidade de atendimento chegue no local do acionamento mesmo que a linha telefônica esteja ocupada ou sem sinal. Isso ocorre através da localização em tempo real, disponível pelo aplicativo. 

O ‘Ligue 192 Voip’ estará disponível em dispositivos IOS e Android.

Demandas

Durante a reunião da Acasp, temas como o recorrente envolvimento de moradores de rua em infrações, uso e ocupação irregular do solo no entorno do condomínio Lago das Roseiras e os desafios da Polícia Militar na execução do seu trabalho também foram abordados.

Segundo a Polícia Militar, presente à reunião, mesmo que todas as demandas trazidas pelo cidadão às sessões sejam legítimas, a insuficiência de recursos, como efetivo policial, impossibilita ações da PM como instalação de base policial em todos os lugares demandados. 

Assim, a corporação sugeriu aos condôminos o investimento em câmeras de segurança e placas informando que todas as infrações estão sendo filmadas, de forma a coibi-las. A adoção desses equipamentos facilita os trabalhos dos policiais na identificação desses infratores. 

A entidade 

A Acasp corresponde a uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada para dar apoio logístico aos órgãos de segurança pública de Divinópolis e auxiliar nas demandas trazidas pelas lideranças comunitárias e pela população em geral.

Com o objetivo de promover suporte aos órgãos governamentais responsáveis pela segurança pública e oferecer, com excelência, a logística necessária e suficiente para a proteção e prestação de serviços à comunidade. 

A associação acredita que a prevenção é a melhor ferramenta para se evitar o crescimento da criminalidade e da violência, e que os cidadãos, assim como os órgãos responsáveis, também são responsáveis pela segurança pública.

Related posts

Queimadas e tempo seco castigam quem tem problemas respiratórios 

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre cigarro eletrônico