Confiança e performance

Se precisarmos eleger cinco itens importantes em uma equipe de trabalho, quais são as qualidades que um grupo precisa ter e que o gestor deve valorizar e incentivar?

Fazendo esta reflexão percebo que não existe resposta única, porém, a confiança mútua não pode faltar nesta lista de desejos. Porque pessoas comprometidas, fazendo o que precisa ser feito, demandam menos supervisão e deixam os gestores liberados para outros focos.

E qual é exatamente a relação entre confiança e performance? Estão diretamente ligados, porque quando alguém demonstra que confia em você, é certo que você fará seu melhor e o que precisa ser feito para atingir o resultado.

Quando falamos em equipes que existe confiança, percebemos que o monitoramento é menor, liberando o gestor para focar em pontos importantes que demandam sua atenção.

Uma relação de confiança pode – e deve- ser cultivada entre colaboradores e líderes a partir de:

RECONHECIMENTO

Reconheça, em público, o desempenho da equipe e resultados individuais. Esse reconhecimento deve ser feito até uma semana após o fato louvável. Se você deixa passar esse prazo, o acontecido vira história.

Valorize as pessoas e celebre suas conquistas.

Importe-se. Valorize você e os outros.

Desafie as pessoas

Indique metas claras e concretas para que o cérebro foque no que precisa ser alcançado. Isso evita dispersão inclusive em mídias sociais.

Após cumprido o desafio, celebre para que seja um marco. Descanse por 01 ou 02 dias antes de trazer um novo desafio.

Crie um estresse produtivo alterando a liderança em determinado projeto. Ao mesmo tempo, ofereça apoio, certificando-se de que a equipe tenha recursos materiais e humanos para atingir o objetivo.

Dê autonomia e permita o aprendizado por meio do erro. Sem erro não há inovação e aprendizado. O que pode acontecer se algo não funcionar?

Invista na comunicação

Deve ser clara, direta e objetiva. As decisões devem ser transparentes e comunicadas de forma ampla para evitar entendimentos errados.

O feedback deve ser entendido como uma devolutiva sobre um comportamento demonstrado e não sobre a pessoa. A conversa deve ser aberta e é preciso tomar cuidado para não levar para o lado pessoal. 

PESSOAS IMPORTAM

Invista constantemente no seu próprio desenvolvimento e no desenvolvimento dos indivíduos de sua equipe. Valorize você e os outros e demonstre respeito.

Nosso cérebro é feito para construir relações. Então, construa as relações de forma intencional no seu dia a dia, reconhecendo a emoção em você e no outro para que a conversa torne-se mais leve e tenha fluidez.

Seja vulnerável, peça ajuda quando necessário, afinal você é humano.

Para concluir, é notável que quando a confiança entre as pessoas e a organização é elevada, o monitoramento diminui e as pessoas se sentem comprometidas com o que precisa ser feito, trazendo mais resultado.

É notável também que nas organizações que geram confiança tem em suas equipes pessoas com 50% mais produtividade e mais energia para trabalhar do que as organizações que não geram confiança. A performance fica mais evidente porque as pessoas passam a explorar seu potencial, trazendo para a prática diariamente o que sabem.

Um ponto interessante para reflexão é sobre a relação entre a confiança e o nível de desenvolvimento de um país. A confiança explica o nível de prosperidade nos países pelo mundo. Infelizmente, a confiança no Brasil ainda é baixa.

Invista no desenvolvimento da confiança. Você somente tem a ganhar!

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