REUSO FASHION

A moda reciclada e de reuso,  ganhou consumidores e prestígio + faturamento e até mesmo  desfile especial na recente Semana de Moda de Londres. Mais que isso: instalou-se, com destaque,  em grandes lojas de prestígio em Nova York e Paris. Por aqui, os brechós cresceram muito no último ano –  alcançando 2650 estabelecimentos em Minas.

E também mudou seu formato. Uma pesquisa inédita, realizada pelo Sebrae Minas,  mostra que seis a cada dez donos de pequenos negócios do segmento já operam com lojas físicas e no online, simultaneamente.

  Os dados foram coletados entre outubro de 2023 e março de 2024, com cerca de 100 brechós em todo o estado. Com foco na gestão, o estudo buscou conhecer estratégias de vendas, aquisição de estoque, precificação e marketing, além de entender o perfil dos consumidores e dos gestores desses empreendimentos.

De acordo com a pesquisa, 22% das micro e pequenas empresas investem somente em lojas físicas, enquanto a mesma porcentagem continua apostando em estabelecimentos que operam exclusivamente pelos canais digitais. 

  No geral, 60% dos brechós mineiros vendem tanto no físico quanto no digital. Minas se tornou referência nos últimos anos pelo crescimento de brechós, sendo uma das atividades com destaque em todo o país na geração de renda dentro do setor de moda.

“Os números mostram que há uma tendência significativa de expansão múltipla das plataformas, com o objetivo de maximizar o alcance e a conveniência tanto para os vendedores quanto para os consumidores”, destaca a analista do Sebrae, Tábata Moreira.

  Como se vê, é um segmento que ainda tem muito  a ser conquistado. A natureza (e o bolso) agradece. 

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