População idosa em Divinópolis passa de 40 mil 

Da Redação

O número de idosos em Divinópolis cresce, mas a participação em atividades sociais ainda é  muito baixa. Segundo o último censo do IBGE de 2022, a cidade contabiliza 40.175 idosos, entre as idades de 60 e 100 anos. No entanto, apenas 800 deles participam de atividades sociais promovidas por instituições locais, destacando o desafio em garantir os direitos à dignidade e ao envelhecimento ativo sejam efetivamente acessados por essa faixa etária. Com 242.328 habitantes, a população desta faixa etária corresponde a 16, 5% da população.

De acordo com os dados da Prefeitura de Divinópolis, dos 420 ativos, 200  estão no serviço de convivência, 120 institucionalizados e 40 no serviço de proteção social em domicílio. Além disso, 60 fazem parte do Projeto Envelhecer que disponibiliza atividades como pilates, artesanato, aula de dança e hidroginástica. Ainda têm 380 que fazem parte do projeto “A Terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga”. 

Projetos Sociais

Embora a cidade ofereça iniciativas voltadas para esse público, como grupos de convivência e projetos voltados à inclusão digital, a adesão ainda é reduzida. Muitos idosos enfrentam barreiras sociais, econômicas e de mobilidade, que dificultam sua participação em atividades que poderiam melhorar significativamente sua qualidade de vida. 

O que não é o caso da aposentada, Alice Nogueira, de 81 anos. Conforme ela, a atividade física melhorou seu condicionamento físico significativamente. A prática semanal contribui para a realização das atividades do dia a dia, como levantar da cama, alcançar os objetivos com mais facilidade e abaixar sem preocupar em travar a lombar. Ela pratica uma ginástica personalizada duas vezes na semana e o profissional vai até a sua casa. 

Profissionais da área são unânimes em falar que uma vida fisicamente ativa contribui para a manutenção da saúde em todas as idades, principalmente na terceira idade, já que as funções motoras vão perdendo a mobilidade e agilidade. Além disso, eles afirmam que exercícios de equilíbrio também são importantes para a prevenção de quedas e de fraturas ósseas.

EnvelheSer

O projeto  “EnvelheSer” , que foi inaugurado em julho de 2023,  é uma parceria entre o Grupo Educação Ética e Cidadania (GEEC) e a Prefeitura que atuam na promoção de uma série de atividades culturais, esportivas e de lazer aos idosos. 

Apesar de mais de um ano de efetividade, os participantes ainda são pouco, com um total de 60 idosos que utilizam do espaço.  A baixa participação atual é um indicativo da necessidade de mudanças nas políticas de inclusão social voltadas à terceira idade. 

É a partir de espaços de debates sobre a conscientização dos direitos dos idosos que os projetos terão mais visibilidade. Esse é um dos objetivos do “Café com Prosa” que começa nesta quinta- 26, na faculdade Una de Divinópolis. 

A iniciativa visa realizar um encontro especial para discutir os direitos dos grupos da terceira idade e como a sociedade pode garantir respeito e dignidade à terceira idade. O evento reunirá especialistas e o público para um debate enriquecedor sobre os desafios enfrentados pelos idosos, promovendo reflexões sobre a importância de uma sociedade inclusiva e acolhedora.

‘Café com Prosa’ 

O evento faz parte do projeto “A Terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga”, iniciado em 2023, que beneficia mais de 380 idosos em Divinópolis, com cursos gratuitos em saúde, bem-estar, direito e informática. Além de garantir serviços sociais,  como atendimento psicológico e fisioterapêutico. Com uma parceria entre o Instituto Ânima, a Faculdade Una e o Conselho Municipal do Idoso, as instituições fazem o melhor para garantir uma qualidade de vida aos idosos da cidade.

Com uma iniciativa da “Universidade Aberta à Pessoa Idosa”, o projeto tomará o Dia do Idoso, que celebra-se no dia 1° de outubro, como meio de comemoração à vida e ao respeito deles. O encontro reforça a importância da inclusão digital, oferecendo à terceira idade ferramentas para novas conquistas e para aproveitar ao máximo essa fase da vida.

E não acaba por aí, o “Café com Prosa” será uma série de encontros que pretendem continuar abordando temas relevantes ao público idoso. Com a parceria entre a Faculdade Una e entre outras instituições, eles planejam manter a iniciativa ativa, promovendo mais debates e atividades que incentivem um envelhecimento digno e participativo.

Segundo o organizador do evento, Wagner Almeida, a importância de terem debates ativos como estes são importantes para incluir a população mais velha ativa nos dias atuais, bem como promover um ambiente inclusivo para eles. 

—Será uma chance para trocarmos ideias, ouvirmos histórias e entendermos o papel que cada um de nós desempenha na construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva para os idosos—afirma o organizador. 

A criação desses espaços inclusivos é fundamental para promover o diálogo e a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa.  Eles não apenas ampliam o conhecimento sobre as garantias legais da terceira idade, mas também fortalecem a inclusão social e o respeito por esse público.

Related posts

Referência na saúde, Divinópolis recebe pacientes de diversas cidades da região

Vacinas: combate às fake news deve focar em quem tem dúvidas, diz Opas

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV