Tem resultado?

Os brasileiros estão a nove dias de escolherem os seus prefeitos e vereadores, Brasil afora. Diferente do que muita gente imagina, essa sem dúvidas, é a eleição mais importante do país. Enquanto o povo segue dividido, ainda apaixonado entre direita e esquerda, perdendo amizades, brigando por política, aqueles que são os “interessados” nisso tudo, sequer sabem da existência de quem está aqui, no real, no dia a dia, fazendo o Brasil acontecer. Ao contrário do que boa parte da população imagina, um dos momentos mais importantes para qualquer cidade será realizado daqui nove dias, quando o eleitorado irá às urnas escolher os futuros representantes. Diferente do que se tem acreditado, do que se tem propagado, mas são esses governantes municipais que fazem a diferença na vida real da população. Não é tão difícil constatar isso. Basta dar uma volta nos corredores das Câmaras Municipais e Prefeituras para ver a quantidade de gente pedindo coisa. Apesar de alguns pedidos serem surreais, e escancaram o quanto o país ainda precisa evoluir, outros são justos, e mudam rumo de comunidades e até mesmo de pessoas, e trazem melhorias para o coletivo. 

E, é justamente neste ponto que é possível ver o quanto uma escolha feita com responsabilidade pode fazer a diferença, e de forma crucial. Em meio a tantos discursos e até mesmo ataques entre os candidatos, tanto para o Poder Legislativo e Executivo, é difícil saber quem diz a verdade, quem diz mentira, quem quer de fato trabalhar, quem quer apenas o poder. Os questionamentos são tantos, e o período exige tanta atenção e cuidado, que na maioria das vezes, ou quase sempre, os eleitores escolhem o caminho mais fácil: acreditar no primeiro discurso bonito que aparece na sua frente, e se iludir. Apesar de ser o mais fácil, de fato, este não é o melhor caminho, e o resultado está aí. Ano após ano, eleição após eleição, e as cobranças do povo são as mesmas: saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, saneamento básico, assistência social e por aí vai. Com ideologia, com paixão ou sem paixão, mas todos os anos as reclamações são exatamente as mesmas. E, é aí que vem a pergunta: tem resultado? A resposta é óbvia. Se as cobranças são as mesmas, então não teve resultado. Ou os resultados foram tão irrisórios, que não trouxeram o impacto devido. 

Questionar sobre propostas reais e resultados neste momento é primordial. Resumindo, de uma forma simples, apesar de sabermos que existem várias camadas nesta “relação”, mas o vereador é o elo da população com o Poder Executivo, e a Prefeitura é quem deve administrar tudo para que resultados coletivos e significantes sejam obtidos com mais frequência. Um equilíbrio neste contexto é primordial para que a população possa enxergar, nem que seja uma ponta pequena, da esperança. Afinal, de nada adianta vir pleito, ir pleito, e as reclamações serem exatamente as mesmas. Existe uma falha, e ela não é pequena, então é chegado o momento de refletir. Daqui já é possível ver a reta final de tudo isso!

Related posts

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale 

Mineirinho sedia finais do estadual de vôlei

Guarani encerra preparação para jogo em Poços de Caldas na manhã de hoje