Aluna divinopolitana recebe prêmio de conscientização dos riscos da eletricidade

Da Redação 

Já dizia Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Foi com este pensamento que a  estudante divinopolitana, Lara Carvalho Santos, ganhou o prêmio de melhor redação do 13° Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo. O evento promovido pela Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) é realizado todos os anos para debater a segurança no uso da eletricidade nas escolas públicas. 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes de origem elétrica e criar multiplicadores para disseminar o tema na sociedade.

A premiação

As premiações iniciaram na última segunda-feira, 23, entre as cidades de Minas Gerais. Mas o que chamou a atenção dos organizadores foi às escolas municipais do Centro Oeste mineiro, que pelo segundo ano foram as que mais tiveram inscritos para o concurso. Segundo a Abracopel, a Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, de Divinópolis, coleciona títulos do concurso desde 2012, com a sua excelência em desenvolver alunos destaques. 

A iniciativa busca conscientizar as futuras gerações sobre a importância da segurança em relação às redes elétricas. Além de aprenderem sobre os riscos e cuidados necessários, os jovens são incentivados a compartilhar esse conhecimento com seus familiares, promovendo um comportamento mais responsável dentro de suas casas. O projeto não apenas educa, mas também fomenta uma cultura de prevenção e responsabilidade coletiva.

— Cada criança conscientizada multiplica por seis a informação da eletricidade segura. Nestes 13 anos de parceria, certamente milhares de mineiros tiveram suas vidas preservadas — afirma diretor da Abracopel, Edson Martinho

Segundo o gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Antônio Cesar Limas Santos, a participação em todas as edições do Concurso, desde seu lançamento em 2012, reforça o compromisso da companhia de tratar a segurança como valor inegociável. 

—Quando incentivamos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos formando uma geração de pessoas comprometidas com a segurança e conscientes dos riscos associados ao uso da eletricidade. Isso é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e os impactos sociais negativos que eles podem acarretar— afirma gerente 

Meninas no topo

Pela primeira vez em 13 anos, o concurso teve somente meninas entre os pódios nas três categorias: desenho, redação e vídeo. De acordo com a Cemig, cinco meninas se destacaram entre 5 mil inscritos no concurso mineiro.

Na categoria Desenho 1, a vencedora foi Alícia Manuella Ludgero da Silva, da Escola Municipal Professor Rafael Magalhães, de Itajubá, no Sul do Estado

A campeã da categoria Desenho 2 também veio do sul: Monique Souza Félix, da Escola Municipal Luiz de Mello Viana Sobrinho, da cidade de Paraguaçu.

Nas categorias Redação 1 e 2, destacaram-se alunas da região Oeste: Lara Carvalho Santos – estudante de Divinópolis, e Laisa Lena Silva de Brito, de Nova Serrana.

Vencedora da etapa regional na categoria Vídeos, a aluna Cristina Rodrigues Vasconcelos, do Colégio Santa Maria Minas, da cidade de Nova Lima.

Related posts

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale 

Mineirinho sedia finais do estadual de vôlei

Guarani encerra preparação para jogo em Poços de Caldas na manhã de hoje