Governador Zema homenageia CSSJD com medalha Santos Dumont

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), referência na captação de tecidos oculares em Minas Gerais, foi homenageado na última terça-feira, 24, pelo MG Transplantes, Secretaria Estadual de Saúde e Governo de Minas, por ser o maior captador de tecidos oculares (córneas) de Minas Gerais. A revelação veio durante o evento “Setembro Verde e Alta Segura”, realizado no auditório da Santa Casa de Belo Horizonte.

Com a homenagem, o Complexo de Saúde São João de Deus receberá a medalha Santos Dumont, durante evento programado para ser realizado em novembro na cidade de Santos Dumont. Esta honraria, criada na em 1950, é uma das maiores condecorações da Força Aérea Brasileira e homenageia contribuições relevantes prestadas ao país, perpetuando o legado de Santos Dumont, pai da aviação.

Estiveram presentes no evento a Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, junto com os membros da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Coordenadora Dra. Ana Paula Coimbra Israel e a Supervisora Enf. Elaine Cristina Silva Fonte Boa. Também marcaram presença o Diretor do MG Transplantes, Dr. Omar Lopes Cançado Júnior, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti e o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A supervisora Elaine Cristina ressalta que esta homenagem é reflexo do comprometimento da equipe CIHDOTT, bem como o de todos os profissionais do CSSJD que participam direta ou indiretamente fazendo com que a doação aconteça da forma mais tranquila possível, visto principalmente que este é um momento de fragilidade em que a família doadora se encontra. Destaca também a importância da conscientização para que mais doações ocorram, permitindo desta forma que a fila de espera por um transplante seja cada vez menor.

A Coordenadora da CIHDOTT, Dra. Ana Paula Coimbra Israel, falou sobre a importância da Comissão no processo de doação de órgãos.

— Sem a CIHDOTT não tem captação, sem captação não tem órgão, sem órgão não tem transplante. Então ela é uma engrenagem fundamental para que ocorra o transplante. É uma das partes mais delicadas, porque nós fazemos a abordagem de uma família extremamente fragilizada, depois do óbito do paciente. Nós pedimos mais do que qualquer um poderia dar, num momento tão triste, que é não só ter a paciência de adiar o desfecho daquela circunstância, mas também doar os órgãos daquela pessoa. Então é muito desprendimento que pedimos da família num momento como esse. E eles são os grandes heróis dessa história toda.” Sobre a premiação recebida pelo CSSJD, ela explicou que a honraria é um reconhecimento por todos os anos de dedicação da equipe. “São mais de 20 anos de um trabalho que começou com a Estélia Berto e a Cláudia Graciano, que depois me recrutaram para o projeto junto com a Elaine Fonte Boa. Toda a equipe trabalha para que a CIHDOTT seja uma referência no estado e merecedora desse reconhecimento. Isso na verdade, gera uma motivação de continuar trabalhando e ser cada vez melhor, porque queremos ser mais eficientes, e com isso as outras cidades querem ser mais eficientes que a gente, e no fim quem ganha com tudo isso são os pacientes que estão aguardando os transplantes — afirmou.

A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, disse que a doação de órgãos é um pilar para o hospital.

— Quanto à doação de órgãos, isso é um valor institucional para nós. O hospital não só se dedica a salvar vidas nos momentos críticos, mas também tem o compromisso de pensar no próximo em situações extremamente delicadas. A captação de órgãos é um processo complexo, o grande desafio, entretanto, é a abordagem às famílias. Sensibilizar alguém a doar órgãos em um momento de luto é extremamente delicado. No entanto, nossa CIHDOTT está empenhada em aumentar a captação, não só em nosso hospital, mas em toda a região. Enfrentamos desafios logísticos, como a falta de um aeroporto operacional durante a noite, o que pode comprometer a captação de órgãos, mas seguimos perseverantes. Temos uma equipe dedicada, composta por sete profissionais e precisamos de apoio para que possamos continuar salvando vidas, mesmo em momentos tão difíceis. O trabalho de captação de órgãos transforma a dor em esperança e nos permite dar continuidade ao legado de quem se foi, salvando outras vidas — salientou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, contou como foi gratificante ver o Complexo de Saúde sendo homenageado por ser referência na captação de tecidos oculares.

— Ver nosso trabalho sendo reconhecido reflete o comprometimento de toda a equipe da CIHDOTT em transformar vidas e proporcionar esperança a tantas pessoas. Essa conquista não seria possível sem a dedicação, esforço e excelência de cada um deles. Estamos orgulhosos de contribuir para a saúde e bem-estar da nossa comunidade e seguiremos firmes em nossa missão de proporcionar uma experiência humanizada e fazendo que mesmo nos momentos difíceis, vidas sejam salvas — destacou.

Para o governador Romeu Zema, destacar o desempenho da CIHDOTT no São João de Deus é uma forma de contribuir para que outros hospitais possam se espelhar na instituição e seguir seu modelo, contando com todos os recursos que o governo de Minas disponibiliza.

— Estamos aqui hoje comunicando que o nosso governo estará dando total apoio para diversas ações, visando ampliar o número de transplantes que são realizados no estado. Já disponibilizamos as aeronaves para qualquer necessidade de transporte, seja de paciente ou de órgãos a serem transplantados, e agora estamos criando uma série de mudanças que envolvem a rede estadual e toda a rede hospitalar do estado, para que haja um melhor atendimento naqueles casos em que há essa oportunidade de doação — concluiu Romeu Zema.

Related posts

Itaúna: incêndio em vegetação destrói mais de 3 mil m²

Homem é preso por suspeita de receptação no bairro São João de Deus

Registro de queimadas em setembro é 30% maior que a média do mês