Início » Candidato nega ter pedido vídeo manipulado a empresa

Candidato nega ter pedido vídeo manipulado a empresa

Denunciante alega que postulante ao Legislativo pediu vídeo de da candidata Laiz levando um tapa; ela desconhece 

by JORNAL AGORA

Da Redação

O candidato a vereador de Divinópolis, Ricardo Andrade (Solidariedade), é acusado de solicitar a produção de um vídeo falso utilizando inteligência artificial. A denúncia é do diretor do Grupo Elo Consultoria, Felipe Gabriel, ao Ministério Público (MPMG). Ricardo nega a acusação. 

Denúncia

O depoimento ao qual o Agora teve acesso é de 9 de setembro, quando o denunciante compareceu à 8ª Promotoria de Justiça. Nele, Gabriel, sócio de um grupo que presta serviços de ciência política, atuou na campanha do candidato a vereador. Segundo relatou à Justiça, no dia 4 de setembro, foi  questionado pelo candidato se ele produziria vídeos falsos com cunho político. Ricardo teria relatado que a candidata a prefeita Laiz Soares (PSD) estava a interessada na produção de um vídeo falso, com o uso de inteligência artificial, “de um homem supostamente desferindo um tapa em Laiz Soares, enquanto utilizava um adesivo do candidato Gleidson Azevedo (Novo)”. O denunciante respondeu que a produção de tal conteúdo era inadequada. Relatou, ainda, jamais ter conversado com Laiz ou assessores da candidata. 

A insistência de Ricardo no tema o levou a romper o contrato de prestação de serviço e a procurar a defesa do prefeito para relatar o caso. 

Negou ter recebido ameaças. 

Posicionamento

Ao Agora, o sócio da empresa disse ver a postura com “grande pesar”. 

— Apesar de termos encerrado duas filiais na cidade de Divinópolis e de termos decidido, como norma, que uma das empresas do nosso grupo, a Elo Consultoria Política, não atuará mais na cidade, após a reforma em uma de nossas sedes, a empresa continuará suas operações, exceto na área política devido ao caso e por acharmos a política de Divinópolis muito “suja”, poucos estão preocupados com as causas sociais — informou. 

Rebateu, ainda, as alegações de fake news. 

— Creio que houve uma falta de cordialidade e respeito por parte do candidato ao desqualificar as acusações como infundadas. Estamos com este caso em trâmite no Ministério Público e temos um processo no Tribunal Superior Eleitoral relacionado a uma doação que não foi realizada por mim, mas que, inexplicavelmente, consta sob meu nome. Além disso, estamos com ações judiciais por falsidade de identidade, usurpação de identidade e falsidade ideológica — apontou. 

Por fim, voltou a lamentar o caso. 

— Sinto-me entristecido e decepcionado com a situação atual da política. Para finalizar, permitam-me parafrasear Bertolt Brecht: “Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?” — concluiu. 

À reportagem, ele enviou algumas das provas juntadas à denúncia. Dentre elas, dois áudios. Em um deles, o sócio da empresa tenta dissuadir o candidato. 

— É uma ideia muito ruim para o seu nome. (…) Não compensa, não. Você tem um trabalho feito na comunidade — afirma.

Defesa

Ao Agora, Ricardo negou as acusações. Segundo ele, trata-se de “covardia” e “perseguição”. 

— Não fiquei surpreso, a gente sabe que o jogo é sujo — afirmou. 

Ricardo registrou, na manhã de ontem, acompanhado de seu advogado, um boletim de ocorrência, bem como uma representação contra o denunciante. Contou, ainda, ter ido à sede da Polícia Federal, uma vez que o Ministério Público teria remetido a denúncia ao órgão, porém foi informado não ter nenhuma ação em trâmite com seu nome. 

Para o candidato, as devidas providências revelarão, em tempo oportuno, a “covardia” da qual é vítima. 

— Temos que acabar com essa perseguição — conclui. 

Candidata

Procurada, a assessoria de Laiz informou não ter conhecimento da denúncia.

— Não fomos citados sobre nada — comunicou. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00